Skip to main content

Confira curiosidades da série que continua um mistério

Fenômeno televisivo do começo dos anos 2000, a série Lost estreou em meados de 2004 e logo se tornou um tema bastante discutido nos antigos fóruns da internet.

Em uma mistura de drama, fantasia e ficção científica, a trama acompanha a história de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo. Logo no início, somos apresentados a uma ilha tropical e é lá que os personagens se refugiam após um avião que havia saído de Sydney, na Austrália, cai em algum lugar do Oceano Pacífico.

Com um formato misto entre o presente e o passado, Lost mostrava dois tipos de histórias que não estavam diretamente ligadas entre si. A primeira apresentava a luta por sobrevivência dos tripulantes do avião, ao passo que a segunda narrava a vida dos personagens principais antes do acidente, ou seja, através de retrospectivas e diferentes formas de flashbacks.

No ar entre os anos 2004 a 2010, a série foi finalizada em sua sexta temporada e o encerramento dividiu opiniões, sendo um dos tópicos mais comentados na época. A discussão sobre o último episódio de Lost perdura até os dias atuais. Afinal, a tripulação estava morta ou não desde o início da trama?

Cenários de Lost

Criada por Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof, Lost foi filmada em Oahu, ilha que fica localizada no Havaí. Produzida pela ABC Studios, Bad Robot Productions e Grass Skirt Productions, a trama contava com um elenco muito numeroso. Em decorrência disso, somado ao alto custo de filmagem no Havaí, Lost se tornou uma das séries mais caras que já foram produzidas até hoje.

LEIA MAIS  The Mentalist: onde está o elenco da série hoje?

Os esforços e o orçamento dispostos para que o seriado se renovasse ano após ano deram muitos frutos, e um reflexo disso foram as incontáveis avaliações positivas que recebeu, tanto por parte da crítica como também dos fãs.

Em sua época de exibição, Lost contava com uma média de 15,5 milhões de espectadores por episódio em seus momentos de maior audiência. Esses números se mantiveram constantes durante todo o primeiro ano em que esteve no ar.

O sucesso rapidamente se expandiu em diversos países, incluindo no Brasil. Dentro da indústria audiovisual não foi diferente e o projeto ganhou diversos importantes prêmios, como o Emmy de melhor série na categoria drama em 2005. Ainda nessa época, levou o troféu de melhor série norte-americana importada na Academia Britânica de Prêmios Televisivos e o aclamado Globo de Ouro de melhor série de drama em 2006.

O elenco regular, que era muito vasto, contava com nomes como Matthew Fox, Evangeline Lilly, Terry O’Quinn, Emilie de Ravin, Josh Holloway, Jorge Garcia, Naveen Andrews, Daniel Dae Kim, Yunjin Kim, Dominic Monaghan, Harold Perrineau, Malcolm David Kelley, Maggie Grace, Ian Somerhalder, entre diversos outros.

Documentário de Lost

Devido a seu estrondoso sucesso, Lost vai ganhar um documentário em comemoração aos 20 anos de seu lançamento, data que será comemorada em 2024.

O filme em formato documental será chamado de Getting LOST. Além de contar sobre o processo criativo do projeto, sobre o impacto e alcance de público que teve, a produção irá discutir também o polêmico fim da série que desagradou muita gente.

LEIA MAIS  The Mentalist: onde está o elenco da série hoje?

Ainda sem data de lançamento definida, o programa terá entrevistas com o elenco e será dirigido por Taylor Morden, com produção da Popmotion Pictures.

Curiosidades

lost

Ian Somerhalder em Lost

– Diversas foram as teorias criadas pelos fãs no decorrer dos anos em que Lost esteve no ar. Até mesmo depois de seu fim, várias dessas ideias continuavam a ser propagadas e noticiadas como se fossem verdadeiras. Entretanto, elas foram desmentidas pelos criadores e roteiristas depois de algum tempo.

– A primeira tese que caiu por terra foi a de que os sobreviventes do voo 815 estariam, na verdade, mortos. As teorias de que todos os ocorridos não passavam de um delírio coletivo também foi firmemente negada, além da informação de que, originalmente, Lost teria como personagens náufragos.

– Conforme contado anteriormente, o orçamento do seriado era milionário. Estima-se que cada episódio custava em torno de US$ 10 milhões a US$ 14 milhões para ser produzido, o que destaca a série como sendo uma das mais caras que já foram feitas até os dias atuais.

– O ator Ian Somerhalder, também conhecido por interpretar o vampiro Damon Salvatore em The Vampire Diaries, foi o primeiro a assinar o contrato para participar de Lost. Boone, seu personagem, também foi o primeiro do elenco principal a morrer.

– A atriz canadense Evangeline Lilly, que deu vida à fugitiva Kate Austen, foi uma das últimas a ser confirmada no elenco. O motivo é que os produtores temiam que ela não fosse conseguir um visto americano apropriado para permanecer no país durante todo o tempo das gravações.

LEIA MAIS  The Mentalist: onde está o elenco da série hoje?

– A trilha sonora de Lost ficou sob a responsabilidade do compositor Michael Giacchino, que trabalhou em músicas majoritariamente orquestradas para darem um som ambiente adequado ao enredo. Já as canções de cultura popular são apresentadas de forma esporádica.

Lost foi filmada em película de 35 mm, usando câmeras Panavision. Todas as filmagens aconteceram na ilha de Oahu, no Havaí. Na primeira temporada, as cenas da caverna foram gravadas em um cenário que foi montado num antigo edifício da Xerox, que havia sido abandonado em 1999 devido ao assassinato de sete pessoas.

– A distribuição online da série também foi pioneira em alguns aspectos, já que ela foi uma das primeiras a ficar disponível no catálogo da Apple iTunes Store, tanto para reprodução em iPods como dentro do software iTunes.

Atualmente, as seis temporadas de Lost estão disponíveis na plataforma do Star+.

– Os episódios incluem um número de elementos misteriosos paralelo ao desenvolvimento dos personagens. Esses elementos foram atribuídos à ficção científica ou a fenômenos sobrenaturais. Essas mitologias foram usadas pelos criadores com o intuito de gerar curiosidade e debate entre os fãs.

– O primeiro episódio ultrapassou a marca de 18,6 milhões de telespectadores, uma das maiores audiências no ranking de produções dos anos 2000.

– Em 2006, a Informa Telecoms and Media fez uma pesquisa de campo em vinte países e chegou à conclusão de que Lost era a segunda série mais vista do mundo naquele período, ao lado da trama de investigação criminal CSI: Miami.