Skip to main content

Baseado no livro de Daniela Arbex, o documentário Holocausto Brasileiro (estreia domingo, 20 de novembro, às 21h, no canal MAX). revela uma tragédia ainda desconhecida por muitos brasileiros.

Continua após a publicidade..

Na cidade de Barbacena, Minas Gerais, funcionou uma instituição para tuberculosos e doentes psiquiátricos desde os tempos da colônia. O local que deveria servir de abrigo para seus pacientes acabou se transformando em um verdadeiro campo de extermínio. Foram 60 mil mortes até o seu fechamento, na década de 1980.

HBO renova Westworld, Divorce e Insecure

Continua após a publicidade..

De acordo com Arbex, que também assina o roteiro e co-direção do projeto, cerca de 70% das pessoas internadas na instituição não tinham diagnóstico de doença mental. E o mais chocante: haviam 33 crianças abandonadas por suas famílias entre os pacientes.

“Queremos produzir memórias, este é o papel do jornalismo, para que isso nunca mais se repita”, comentou a autora. O fato da história ter atravessado gerações sem o seu devido conhecimento também foi um dos fatores para que a HBO produzisse uma espécie de continuação do livro de Arbex. “Quando tive contato com esta realidade, a primeira coisa que queria era torná-la pública. O país desconhecia a sua própria tragédia”, comentou.

Canal anuncia plataforma digital no Brasil

Confira o promo a seguir:

 

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.