Quem imaginava que o xadrez poderia ser tão emocionante!
O Gambito da Rainha é uma das novas séries queridinhas dos assinantes da Netflix. A trama conta a história da ascensão de uma jovem fenômeno do xadrez, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã pobre que aprende sobre o jogo com o zelador de seu orfanato, o Sr. Shaibel (Bill Camp).
Ela passa a viver na instituição após a morte trágica de sua mãe, que tinha problemas psicológicos. E é no jogo que a protagonista encontra alívio para a sua dor. Anos depois, com a ajuda de sua mãe adotiva Alma (Marielle Heller), Beth entra em uma série de torneios de xadrez. Depois de derrotar jogadores masculinos conhecidos, o seu nome cria um fascínio para as pessoas que seguem o jogo. Eventualmente, ela chega ao nível internacional, mas sem saber lidar com os seus vícios em calmantes e álcool.
A trama é ambientada na década de 1960 e traz uma visão de como o ambiente do xadrez era machista, mesmo frente aos dons de uma personagem de ações tão fortes. Neste aspecto, Anya é vitoriosa em conseguir captar a essência de Beth – e o seu olhar aniquilador que era o temor de seus oponentes de tabuleiro.
A série é baseada no famoso romance homônimo de Walter Tevis. A obra traz um retrato preciso do xadrez, mas não é baseada em fatos reais. Beth Harmon nunca existiu. Ela é criação de ficção, embora houvessem prodígios do jogo que chamaram a atenção do público. Bobby Fischer, Boris Spassky e Anatoly Karpov foram famosos grandes mestres que inspiraram o trabalho de Tevis.
Ao passo que começa a vencer os campeonatos, Beth é forçada a encarar os dilemas da vida adulta mesmo para um criança que teve que crescer de forma tão traumática. A sua fama no xadrez atrai a atenção de todo o mundo e ela não consegue lidar com tanta pressão. Ainda bem que a protagonista conta com a ajuda de antigos oponentes, que tornam-se aliados e amigos na sua tentativa de ganhar do mestre invicto no mundo, em uma época de tensão entre os americanos e os russos.
Com sete episódios, a Netflix ainda não confirmou se a série terá segunda temporada – e, sinceramente, não seria necessário. A primeira temporada de O Gambito da Rainha dá conta da evolução de Beth, com uma fotografia e ambientação espetacular, como uma perfeita minissérie.