Skip to main content

Ele ficou conhecido pelo papel de Tyrion Lannister

Game of Thrones realizou uma conquista na área. Inspirado na saga As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R. R. Martin, a série colocou um protagonista anão, o talentoso Peter Dinklage, na atração de maior sucesso do canal HBO. O ator, que mede um 1,35m, atua como esperto Tyrion Lannister, um bon vivant beberrão que, com inteligência e bom humor, enfrenta o desprezo de sua família e tenta ocupar uma posição poderosa dentro dos sete reinos.

As histórias de personagens anões na televisão nem sempre obtiveram destaque positivo. Em filmes antigos, apresentações de números circenses ou em reality shows sensacionalistas, os pequenos atores representaram papéis secundários e, muitas vezes, viveram bobos da corte, figuras exóticas que eram motivos de chacota. Com o passar do tempo, depois da década de 1970, eles foram sendo integrados em seriados de sucesso, em personagens mais significativos. O ator francês Hervé Villechaize, que possuía 1,19 metro, ficou mundialmente conhecido por sua participação em Ilha da Fantasia (1977-1984).

Dinklage nasceu em New Jersey, no dia 11 de junho de 1969, e foi o único da família a ter acondroplasia. Seu corpo possui constituição perfeita, entretanto os ossos dos braços e das pernas não cresceram adequadamente. A ator formou-se em teatro no Bennington College e seu primeiro trabalho foi no filme Vivendo no Abandono (1995).

“Na adolescência, eu era amargo e construí muros ao meu redor. Porém, quando você vai ficando mais velho, você percebe que é necessário um senso de humor. Você sabe que o problema não é seu. É deles.”, comentou o ator ao jornal The New York Times.

LEIA MAIS  Segundas Intenções: filme da década de 1990 ganha nova série

Entre seus trabalhos na televisão, estão participações nas séries I’m With Her (2003-2004), 30 Rock (2006-2013) e Life As We Know It (2004-2005). No cinema atuou em Um Duende em Nova York (2003), As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian (2008) e Pronta para Amar (2011).

Em 2011, ele foi escalado para atuar em Game of Thrones e seu reconhecimento tornou-se mundial. Por sua atuação, faturou um Emmy Awards (2011) e um Globo de Ouro (2012), na categoria de melhor ator coadjuvante em séries dramáticas. Segundo uma lista divulgada pela revista TV Guide em 2013,  ele é um dos atores mais bem pagos da televisão americana, ganhando 150 mil dólares por cada episódio do seriado.

“Para alguém que é tratado com desprezo por todos, Tyrion realmente desfruta a vida. No primeiro momento, pode parecer que ele é cínico, mas ele não é. A inteligência é muitas vezes confundida com cinismo. Às vezes, ele pode se comportar como um idiota, mas acredito que ele tem um bom coração”, comentou Dinklage sobre seu personagem, no livro Inside from Game of Thrones.

Esposa e filhos

Na vida pessoal, Dinklage casou-se em 2005 com a diretora de teatro Erica Schmidt (por curiosidade, ela mede 1,67m de altura) e o casal teve sua primeira filha, Zelig. Atualmente, a família vive em Nova York. Vegetariano, desde os 16 anos de idade, o ator tornou-se embaixador da organização Cruelty Free International, que luta pelo direito dos animais e a proibição de cobaias em testes de empresas de cosméticos.

LEIA MAIS  Stranger Things: tudo o que sabemos sobre a 5ª temporada

Além de seu trabalho em Game of Thrones, Dinklage participou do filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), interpretando Bolivar Trask. Após o fim da série da HBO, o ator continuou sua carreira de sucesso, estrelando em produções como O Agente das Sombras (2021) e Cyrano (2021), no qual interpretou o protagonista. Este último papel lhe rendeu aclamação da crítica e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical.

Atualmente, Dinklage está envolvido em diversos projetos cinematográficos e televisivos, consolidando-se como um dos atores mais versáteis e respeitados de sua geração.

Confira alguns deles:

Séries

Game of Thrones (2011-2019): Peter Dinklage interpreta Tyrion Lannister, um dos personagens mais amados da série, que navega pelas complexas intrigas políticas dos Sete Reinos.

30 Rock (2006-2013): Dinklage faz uma participação especial como Stewart LaGrange, um interesse amoroso de Liz Lemon, personagem de Tina Fey.

I’m With Her (2003-2004): ele aparece em episódios dessa série de comédia sobre o relacionamento entre um professor de ensino médio e uma famosa atriz de cinema.

Nip/Tuck (2006): participa de alguns episódios como Marlowe Sawyer, um enfermeiro que trabalha na clínica dos protagonistas.

Entourage (2010): Dinklage faz uma aparição como ele mesmo nesta série que segue a vida de uma estrela de cinema e seu círculo íntimo de amigos.

LEIA MAIS  Outlander: Jamie Fraser vai para o futuro?

Filmes

– The Station Agent (2003): Dinklage protagoniza este filme independente como Finbar McBride, um homem solitário que herda uma antiga estação ferroviária e tenta se isolar do mundo.

– Um Duende em Nova York (2003): nesta comédia natalina, Dinklage interpreta Miles Finch, um autor infantil que é confundido com um elfo pelo protagonista, interpretado por Will Ferrell.

– Morte no Funeral (2007 e 2010): Peter Dinklage aparece tanto na versão original britânica quanto no remake americano desta comédia sobre uma caótica cerimônia de funeral.

– As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008): Dinklage interpreta Trumpkin, um anão que auxilia os irmãos Pevensie na luta para restaurar a paz em Nárnia.

– X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014): ele interpreta Bolivar Trask, o cientista por trás dos Sentinelas, em um dos filmes mais aclamados da franquia X-Men.

– Três Anúncios para um Crime (2017): Dinklage tem um papel coadjuvante como James, um dos moradores da cidade que se envolve na trama principal do filme.

– Vingadores: Guerra Infinita (2018): Dinklage faz uma participação como Eitri, o rei dos anões que forja a nova arma de Thor.

– O Agente das Sombras (2021): neste thriller, Dinklage interpreta Roman Lunyov, um mafioso que enfrenta uma golpista que se aproveita de idosos.

– Cyrano (2021): ele estrela como Cyrano de Bergerac nesta adaptação musical da clássica peça, um papel que lhe rendeu elogios da crítica e uma indicação ao Globo de Ouro.

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários