Série foi protagonizada por Zooey Deschanel
Lar de diversas séries que são consideradas de conforto para o público, os anos 2000 trouxeram para uma infinidade de produções fantasiosas, a exemplo de Tin Man – A Nova Geração de Oz, que foi lançada em dezembro de 2007.
Baseada na obra original do escritor, editor, roteirista e produtor L. Frank Baum, também conhecido como o criador de O Mágico de Oz, a minissérie foi encomendada em um formato especialmente voltado para a televisão.
A trama é uma ficção científica que teve como intuito distorcer a fantasia como o mundo a conhecia, tornando o enredo um pouco mais bizarro. Composto por três episódios, o programa chegou a ser exibido no Brasil em formato de filme, pelo SBT. Algum tempo depois, a Rede Globo reapresentou o seriado com um novo título: De Volta ao Mundo de Oz.
A história de Tin Man – A Nova Geração de Oz
Com toda a base de sua fundação reimaginada, a história da minissérie acompanha Dorothy (Zooey Deschanel), que gosta de ser chamada apenas por DG, uma garçonete que vive em uma pequena fazenda rodeada por muita vegetação.
DG sempre se sentiu como uma forasteira em sua própria cidade e como se não pertencesse a lugar nenhum. Pouco tempo depois, ela viria a descobrir que seus temores eram todos justificados.
Constantemente sonhando com uma mulher lhe avisando que uma tempestade está por vir, certo dia DG se depara com um tornado, além de alguns homens tentando capturá-la.
A fim de protegê-la, seus pais a jogam por uma janela e ela acorda no mundo de Oz, onde vai descobrir segredos de seu passado, encontrar peças que sempre faltaram em sua vida e ter que encarar muitos desafios, bruxas malvadas e perigos.
Curiosidades sobre os personagens de Oz
Os aspectos de Tin Man – A Nova Geração de Oz que foram reimaginados estão presentes em cada detalhe do enredo, incluindo também os lendários e clássicos personagens da obra.
Na trama, DG conhece Glitch (Alan Cumming), um homem aparentemente comum, mas que teve uma parte de seu cérebro tomado pela feiticeira Azkadellia, o que lhe causou grande perda de memória.
Outro rosto que cruza o caminho dela é o de Cain (Neal McDonough), um homem aprisionado em uma armadura de lata. O ex-policial teve sua família tirada de si e agora busca por respostas, além de querer vingança.
Por fim, o leão covarde aparece como Raw, um homem que possui poderes de cura, além de uma incrível e sensível habilidade de ler os sentimentos alheios.
Além do time de amigos de Dorothy, outro nome conhecido na trama é Totó, seu fiel cachorrinho que aparece na minissérie no formato de um homem chamado Tutor e que também tem a habilidade de se transformar em um cão.
A liberdade criativa do enredo do seriado se estende a diversos outros elementos, personagens e detalhes que são conhecidos por todos aqueles que já leram ou assistiram a alguma adaptação de O Mágico de Oz.
O Homem Místico também está presente na trama, e assim como os demais personagens, ele também ganhou uma história própria. Em Tin Man, ele é uma espécie de vidente, dominado pela mágica da temível Azkadellia.
Quem é o elenco?
Para o elenco da minissérie foram escalados nomes que certamente despertam memórias nos telespectadores e rostos que podem ser vistos em outras grandes produções.
Começando pela personagem principal, a eterna Dorothy, a atriz responsável por dar vida a essa nova versão da doce garota foi a aclamada Zooey Deschanel, que já foi três vezes indicada ao Globo de Ouro e uma vez indicada ao glamouroso Emmy.
Zoey ficou eternizada por sua interpretação no filme 500 Dias com Ela e no longa Sim Senhor, que é uma adaptação do livro homônimo do autor Danny Wallace.
Glitch, o Espantalho moderno de Tin Man – A Nova Geração de Oz, foi interpretado pelo ator, diretor, produtor e escritor escocês Alan Cumming. Bastante conhecido pelos palcos dos teatros de Londres, você provavelmente se lembra de Alan em produções como X-Men 2, Pequenos Espiões 3 e The Good Wife.
O Homem de Lata do seriado, chamado de Cain, ficou a cargo do ator norte-americano Neal McDonough. Sua filmografia é muito extensa e está recheada de títulos que são muito queridos pelos amantes de cultura pop. Dentre muitas obras nas quais pode ser visto, McDonough estrelou Star Trek: First Contact, Capitão América: O Primeiro Vingador, Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow.
A antagonista de Tin Man – A Nova Geração de Oz, a temível bruxa chamada Azkadellia, é interpretada pela atriz canadense Kathleen Robertson. A carreira dela começou muito cedo, ainda na infância, fato que tornou a sua lista de trabalhos muito ampla e diversificada. Uma das produções de destaque que participou foi a série teen Beverly Hills 90210, mais conhecida no Brasil com o título Barrados no Baile. Outros projetos de Kathleen foram O Homem Mais Procurado do Mundo, Todo Mundo em Pânico 2 e Bates Motel.
Quem deu vida ao Leão do seriado foi o ator, diretor e dançarino Raoul Maximiano, que pode ser visto em séries diversificadas, a exemplo de True Blood, Lost Girl, Da Vinci’s Demons, Salem e The Blacklist. Sua filmografia também está repleta de filmes que foram aclamados pela crítica, a exemplo de The New World, Cowboys & Aliens, Herança de Sangue e Sicario.
O premiado ator Richard Dreyfuss, que já ganhou um Oscar na categoria de melhor ator por sua atuação no filme A Garota do Adeus, além de também ter sido indicado ao prêmio por seu trabalho em Mr. Holland – Adorável Professor, também fez parte do elenco como o Homem Místico.
Sua lista de trabalhos é extensa e seu rosto é conhecido por produções variadas, a exemplo de A Última Gargalhada, Um Velho que Lia Romances de Amor, Sombras da Lei, Meu Querido Presidente, Um Vagabundo na Alta Roda e o documentário britânico Stephen Fry: The Secret Life of the Manic Depressive.