De sucessos adolescentes a clássicos da TV
Assim como os seriados são responsáveis por refletir o comportamento da sociedade na televisão, os programas também exercem grande influência, principalmente sobre as mulheres, nas áreas de moda, beleza e padrões estéticos. Quem nunca sonhou em comprar um par de sapatos Manolo Blahnik, como Carrie Bradshaw em Sex and the City? Ou em marcar presença em uma festa glamorosa com os vestidos de alta costura de Blair Waldorf, de Gossip Girl?
A série precursora no despertar desses desejos femininos foi As Panteras (1976-1981). A atração revelou um novo potencial econômico, abrindo um mercado até então inexplorado na televisão. Os anjos de Charlie – entre eles, a icônica atriz Farrah Fawcett – eram capazes de emplacar qualquer estilo de roupa ou corte de cabelo. Com isso, o universo feminino da moda tornou-se extremamente rentável.
O Pop Séries! preparou uma seleção de atrações que influenciam as telespectadoras na atualidade. Confira abaixo:
Sex and The City (1998-2004)
Considerada a maior série fashion do mundo, Sex and The City tornou roupas e acessórios elementos fundamentais para compor as cenas e os diferentes estilos e comportamentos das protagonistas – Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Miranda Hobbes, Samantha Jones e Charlotte York.
A responsável pelo figurino da atração foi Patricia Field, e em cada episódio eram escolhidos em média dez modelos diferentes para cada troca de roupa das personagens. Algumas marcas conquistaram fama ou maior popularidade devido à aparição de seus produtos no seriado, como Jimmy Choo, Manolo Blahnik e Vera Wang.
Gossip Girl (2007-2012)
Para contar a história das jovens mais ricas e populares de Nova York, foi necessário criar um figurino impecável. Eric Daman, pupilo de Patricia Field em Sex and The City, transformou Serena Van Der Woodsen (Blake Lively) e Blair Waldorf (Leighton Meester) em duas jovens que ditaram moda para suas telespectadoras. Serena oscilava entre vestidos extravagantes e brilhosos e figurinos mais básicos com acessórios marcantes.
Blair, por sua vez, tinha uma preferência mais clássica inspirada na atriz Audrey Hepburn. Além disso, não podemos esquecer dos ternos de alta costura do bad boy Chuck Bass, que agregaram ainda mais luxo à moda masculina.
Pretty Little Liars (2010-2017)
Embora Hannah Marin (Ashley Benson) seja a protagonista mais antenada nas tendências da moda, Aria Montgomery (Lucy Hale) é a personagem cujos looks foram os mais copiados pelas telespectadoras americanas. Ela popularizou blusas com listras brancas e pretas, calças skinny, roupas de couro, brincos grandes e colares chamativos.
Mesmo assim, cada personagem possui um estilo único: Spencer Hastings (Troian Bellisario) é clássica e veste muitas camisas de alfaiataria; Hannah abusa de blusas com babados e vestidos vintage; e Emily Fields (Shay Mitchell) prefere roupas esportivas, jaquetas de couro e botas.
Revenge (2011-2015)
Ser parte da alta sociedade dos Hamptons exige muito bom gosto na escolha do figurino. Para frequentar as festas mais badaladas e luxuosas dos EUA, é necessário ter muito dinheiro para investir em roupas de grifes francesas e joias exclusivas. Victoria Grayson (Madeleine Stowe) impõe sua presença e conserva o título de mulher mais poderosa da cidade através de sua vestimenta.
A protagonista Emily Thorne (Emily VanCamp) opta por um visual clássico, que varia conforme o evento. Seus vestidos sempre possuem cores mais sóbrias, mas apresentam estilos distintos – tomara que caia, uma manga, ou frente única. Nolan Ross também merece destaque como o personagem masculino mais bem vestido.
Hart of Dixie (2011-2015)
Quando a médica Zoey Hart (Rachel Bilson) decidiu se mudar de Nova York para Bluebell, uma pequena cidade no interior do Alabama, ela não esperava que suas roupas chamassem tanta atenção.
A protagonista exibiu um figurino inspirado na cidade grande e foi alvo de comentários das jovens locais. Lemon Breeland, sua principal “rival”, é uma mulher que possui um visual conservador, semelhante às mulheres americanas da década de 1960. Zoe foi responsável por popularizar microshorts e vestidos mais curtos e ajustados ao corpo.