Sobibor: filme russo expõe mais uma história dos horrores do Holocausto

Por André Natali 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas criaram um campo de concentração e extermínio de judeus e prisioneiros de guerra em Sobibor, uma área da Polônia ocupada pelo exército alemão. O campo ficou famoso tanto pelos crimes ali cometidos, quanto por uma fuga em massa de prisioneiros em 1943. Ela foi planejada e realizada pelo tenente soviético Alexander Pechersky.

‘O Mau Exemplo de Cameron Post’: filme vencedor do Sundance estreia nos cinemas

Essa é a história do filme “Sobibor”, produção russa dirigida e estrelada por Konstantin Khabensky (“Primeira Vez”, “Guerra Mundial Z”), com a participação de Christopher Lambert (“Highlander – O Guerreiro Imortal”, “A Fortaleza”) como o vilão oficial da SS Karl Frenzel.

Como grande parte dos filmes sobre o tema, “Sobibor” mostra com uma reconstrução histórica responsável e cuidadosa a rotina do campo e toda a tragédia associada aos trabalhos forçados, roubos e extermínio de prisioneiros. Podemos ver que existiu um grande investimento no cenário, em figurinos e figurantes, porém o filme peca algumas vezes por ser falado em diversos idiomas (russo, alemão, iídiche) mal dublados, com uma leve falta de sincronia.

Para tomar sustos! ‘A Maldição da Chorona’ é um filme de terror bem estilo anos 80

Deixando esse detalhe de lado, é interessante ver um filme moderno com um ponto de vista russo sobre a Segunda Guerra e o Holocausto. O longa-metragem é criado de uma forma em que se constrói uma tragédia poderosa que causa um extremo incômodo e revolta, com cenas de tortura e morte sem nenhuma censura.

Estreando ao mesmo tempo que Vingadores: Ultimato, o filme é uma alternativa para quem prefere uma ficção baseada na história de heróis reais.

Assista ao trailer abaixo:

Sobibor Trailer

André Natali

André Natali

Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e em Técnico de Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. No Pop Séries!, é responsável pelas análises de seriados épicos e adaptações do cinema para a TV.

Sem Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pop Séries. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pop Séries poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.