Suits é o tipo de série que possui diversas cartas na manga. Com cinco temporadas, o público sempre torceu, com certa euforia, para que Mike – um jovem que tem memória fotográfica – trabalhasse como advogado na maior empresa do ramo em Nova York. Apenas um pequeno detalhe o impediu de realizar seu sonho com a consciência tranquila: ele nunca se formou em uma faculdade de direito.
A inteligência de Mike, aliada à arrogância e à perspicácia de seu chefe, Harvey Specter (Gabriel Macht), fez com que o protagonista driblasse qualquer tipo de empecilho para conseguir exercer a profissão. Inclusive, diversos personagens mentiram e se arriscaram a seu favor, como foi o caso de Jessica, Louis, Donna e a sua amada Rachel.
Porém, nos episódios exibidos recentemente nos EUA, toda a farsa veio à tona, Mike teve seu julgamento marcado e decidiu arcar com as consequências de seus erros. O mais interessante é observar a escolha dos roteiristas em finalizar o principal foco da trama.
Confira o guia de episódios da 5ª temporada de Suits
A primeira parte da temporada teve ares mais suaves e ainda permitiu algumas cenas de comédia. Há uma certa graça em observar Louis Litt (Rick Hoffman) tentando conquistar espaço e fama dentro da empresa. Sua insistência pela atenção e amizade de Harvey tem tons ambíguos de humor e pena. Houve também um grande torcida para que Harvey assumisse a sua relação com Donna – e ele finalmente afirmou que a amava.
Porém, os seis últimos episódios tiveram um tom mais denso e foram focados nas decisões da vida profissional e pessoal de Mike (Patrick J. Adams). A demonstração de lealdade e confiança do personagem por Harvey foi, mais uma vez, usada para justificar a sua prisão e Rachel não conseguiu que seu amor vencesse a batalha.
Definitivamente, Suits trará uma grande reinvenção em sua trama. Harvey precisará usar toda sua persuasão para conseguir sobreviver sem Mike e recuperar a reputação de sua empresa. Será interessante analisar o relacionamento entre Harvey, Jessica e Louis, em uma fase em que a humildade se faz necessária.