Skip to main content

Jim Parsons conquistou o mundo como Sheldon Cooper

• Por Julia Benvenuto

A imagem do geek tem sido explorada de diversas formas ao longo da história da televisão. De jovens inteligentes incompreendidos, reclusos na vida adolescente, os nerds sempre estiveram em papéis coadjuvantes nas séries de TV.

É só lembrar das narrativas teens para identificar estes personagens: como Willow em Buff, a Caça Vampiros ou Mac em Veronica Mars. The Big Bang Theory marca uma revolução no conceito da palavra geek. Assim como Glee levantou a bandeira dos losers, dos oprimidos socialmente, a comédia consegue redefinir o estereótipo, dando a ele uma visão moderna e vitoriosa.

Sheldon Cooper (Jim Parsons) é a personificação desta empreita. O cientista se tornou um dos símbolos da cultura pop devido à sua sinceridade absoluta, ausência de contato social e inocência amorosa. A evolução do personagem foi um dos focos da sétima temporada, principalmente, em seu envolvimento com Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik). Enfrentar essas mudanças de vida, no entanto, levaram Sheldon a um momento de crise: no último episódio do ano, o nerd decide embarcar em uma jornada solitária para rever as suas escolhas. Afinal, o seu melhor amigo, Leonard, vai casar e o sua tentativa de provar a “Teoria das Cordas” enfrenta um retrocesso.

Outro fator vitorioso da comédia está na interação harmoniosa de seu elenco. Com a chegada da meninas no grupo – Bernadette e Amy -, a narrativa passou por uma mudança necessária e criativa. A introdução de novas histórias agradou a audiência, que conferiu ao programa o posto da comédia mais assistida nos EUA na faixa etária de 18-49 anos. Parte do sucesso vem também do roteiro, leve e criativo, comandado por Chuck Lorre.

Leia mais:   O Urso: Carmy aposta tudo em trailer da 3ª temporada

Assim como em Friends, é gratificante acompanhar a evolução dos personagens para vida adulta – mesmo que ela esteja repleta de referências aos quadrinhos e sagas de ficção científica.

No mais, a comédia serve como um bom parâmetro para cultura contemporânea. Nunca o super-herói, o mundo dos HQs e a informática esteve tão valorizada como hoje. Por esse motivo, as inúmeras homenagens a Star Wars, Star Trek e ao universo Marvel são tão bem recebidas – e compreendidas – pelo telespectador. Até mesmo o Professor Proton (Arthur Jeffries) teve que vestir o traje de jedi em um dos episódios mais emocionantes e engraçados da série.

Quantas temporadas tem The Big Bang Theory?

Big Bang: A Teoria teve 12 temporadas, e foi exibida de 2007 até 2019. Cada temporada tem 24 episódios, exceto a terceira temporada, que teve 23 episódios devido a uma interrupção na produção causada por uma greve de roteiristas. Todos os episódios estão disponíveis na HBO Max.

Temporada 1: 17 episódios (2007-2008)
Temporada 2: 23 episódios (2008-2009)
Temporada 3: 23 episódios (2009-2010)
Temporada 4: 24 episódios (2010-2011)
Temporada 5: 24 episódios (2011-2012)
Temporada 6: 24 episódios (2012-2013)
Temporada 7: 24 episódios (2013-2014)
Temporada 8: 24 episódios (2014-2015)
Temporada 9: 24 episódios (2015-2016)
Temporada 10: 24 episódios (2016-2017)
Temporada 11: 24 episódios (2017-2018)
Temporada 12: 24 episódios (2018-2019)

Leia mais:   'Maxton Hall: O Mundo Entre Nós' é o novo romance do Prime Video

No total, o seriado contou com 279 episódios e se tornou uma das comédias mais bem-sucedidas e populares da televisão.

Atores convidados

A comédia é conhecida por suas participações especiais, com a presença de atros da ficção científica e também nomes renomados da ciência. Relembre algumas delas a seguir:

Stephen Hawking

O renomado físico britânico fez várias participações especiais na série como ele mesmo. Apareceu em cinco episódios em diferentes temporadas: 5, 6, 7, 10 e 11.

Stan Lee

O lendário escritor e editor de quadrinhos esteve na 3ª temporada, no episódio intitulado The Excelsior Acquisition.

Bill Gates

O fundador da Microsoft fez uma aparição como ele mesmo em The Agreement Dissection, na 4ª temporada.

Elon Musk

O empresário e CEO da Tesla Motors fez uma aparição como ele mesmo no especial de Dia de Ação de Graças, The Platonic Permutation, na 9ª temporada.

Neil deGrasse Tyson

O astrofísico americano fez várias participações especiais na série como ele mesmo. Apareceu em cinco episódios em diferentes temporadas: 4, 6, 7, 9 e 12.

Bob Newhart

O comediante veterano apareceu em vários episódios como Arthur Jeffries, o professor de Sheldon. Participou de sete episódios em diferentes temporadas: 6, 7, 8, 9, 10 e 11.

Wil Wheaton

O ator conhecido por seu papel em Star Trek: The Next Generation apareceu em vários episódios como ele mesmo, sendo um dos maiores inimigos do Sheldon.

Leia mais:   Bebê Rena: série é baseada em fatos reais?

James Earl Jones

O lendário ator de voz de Darth Vader em Star Wars participou de The Convention Conundrum, episódio da 7ª temporada.

Carrie Fisher

A falecida atriz de Star Wars fez uma participação especial juntamente com James Earl Jones.

Mark Hamill

O ator que interpretou Luke Skywalker esteve no episódio The Bow Tie Asymmetry, da 11ª temporada, e celebrou o casamento de Sheldon e Amy.

Final da série

O último episódio foi exibido em 16 de maio de 2019 e intitulado The Stockholm Syndrome. O episódio foi o 279º e último da série, encerrando assim as 12 temporadas da comédia de sucesso.

Na trama, os personagens enfrentam grandes mudanças em suas vidas, incluindo Sheldon e Amy que recebem o Prêmio Nobel de Física pela a teoria da Super Assimetria. Penny e Leonard esperam o primeiro filho e Howard e Bernadette lidam com uma oportunidade de trabalho no exterior. O episódio culmina com uma última cena emocional na qual os amigos compartilham um último momento juntos na sala de estar do apartamento, antes de todos se despedirem.

O episódio final de The Big Bang Theory foi muito aguardado pelos fãs e foi visto por mais de 18 milhões de pessoas, tornando-se o mais assistido de toda a série. O fim da série deixou um vazio na programação da TV americana e marcou o fim de uma era para muitos fãs da série. O universo criado por Chuck Lorre continua atualmente com Young Sheldon, que tem como foco a juventude de Sheldon Cooper.

Casamento de Sheldon e Amy

Organize sua maratona com o nosso Planner!