Skip to main content

A série teen é protagonizada por Ben McKenzie e Mischa Barton

Nenhuma outra série de televisão retratou tão bem a juventude do início do século 21 como The O.C. (2003-2007).

A trama é uma criação brilhante do produtor executivo Josh Schwartz. Ela estreou e rapidamente se tornou uma sensação, conquistando os corações dos telespectadores com sua mistura única de drama adolescente, comédia e romance. A sigla “O.C.” significa “Orange County”, o cenário deslumbrante e cheio de contrastes que serve como pano de fundo para a narrativa.

No centro da história está Ryan Atwood, um jovem problemático de um bairro pobre de Chino, Califórnia. Após ser preso, Ryan é resgatado por Sandy Cohen, um advogado de defesa público com um coração de ouro. Esse encontro transformador leva Ryan a se mudar para o luxuoso mundo de Orange County, onde ele enfrentará uma série de desafios ao lado dos Cohen.

Durante quatro temporadas, o telespectador acompanhou todos os dramas e romances que envolviam Marissa Cooper (Mischa Barton), Ryan Atwood (Ben McKenzie), Seth Cohen (Adam Brody) e Summer Roberts (Rachel Bilson). O Pop Séries! mostra, a seguir, como o programa marcou uma geração de adolescentes.

Confira:

Rachel Bilson fala sobre conflitos em The O.C.

Difundiu a música indie

the oc marissa e ryan

A trilha sonora eclética e marcante da série desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera única. Músicas de bandas indie e sucessos pop da época se fundem para fornecer uma sensação nostálgica e emocionalmente carregada.

Leia mais:   O Homem de Seis Milhões de Dólares: quem era Steve Austin?

Atualmente, pode até ser moda gostar de bandas antes que elas atinjam o estrelato. Entretanto, no começo da década, esse conceito não tinha a menor importância. Os telespectadores adoravam ouvir suas canções embalando a vida dos protagonistas. A trilha sonora era parte integrante dos episódios e fundamental para moldar os arcos narrativos.

Popularizou a expressão The O.C.

the oc

Se você não nasceu na cidade de Orange County, na Califórnia, você provavelmente não tinha a menor ideia do que essa sigla significava até assistir ao seriado. A família Cohen transformou a abreviatura em um fenômeno global. Por causa do sucesso internacional do programa, a cidade chegou à triplicar seu faturamento com o turismo.

A série joga com a dinâmica de classes sociais contrastantes, à medida que Ryan tenta se adaptar ao estilo de vida luxuoso do local. Os conflitos nas altas esferas sociais são explorados de maneira envolvente, trazendo à tona questões de identidade, pertencimento e autoestima.

Marissa Cooper morre em ‘The O.C.’?

Inventou o Chrismukkah (Natanukkah, no Brasil)

the oc

Na primeira temporada, Seth inventou um feriado que mudaria vidas para sempre. Para as famílias compostas de judeus e católicos, a celebração foi uma revelação. Claro que essa não foi a primeira comemoração conjunta, na história da humanidade, do Natal e do Chanukkah. Entretanto, depois de Seth a festa ganhou um nome. É importante dizer que The O.C. promoveu casamentos inter-religiosos e mostrou que nenhuma das partes precisou abdicar de seus costumes e tradições.

Leia mais:   Mercy: onde está o elenco da série hoje

Ajudou a inaugurar os easter eggs na televisão

the oc

Para um seriado teen, The O.C. foi surpreendentemente pós-moderno. A série apresentou muitas referências à cultura pop americana e apresentou cenas de humor autorreferencial. Por diversas vezes, os personagem demonstraram ter consciência de que estavam em uma série de ficção.

Em 2003, a técnica era considerada inovadora e Seth a utilizou por meio do show The Valley e dos HQs Atomic County. Séries de sucesso como Supernatural, 30 Rock e Arrested Development também usufruem bastante do conceito.

Por onde anda o elenco de ‘The O.C.’?

E, embora a série tenha chegado ao fim há algum tempo, seu impacto na cultura pop permanece evidente. Citações icônicas, referências a personagens e momentos marcantes ainda são lembrados e reverenciados por fãs leais.

Inspirou a criação de reality shows

the oc

Com a popularidade da vida glamorosa de Orange County, a televisão americana decidiu investir em programas que mostraram os verdadeiros habitantes dos condados da Califórnia.

Protagonizado por Lauren Conrad, Laguna Beach: The Real Orange County (2004-2006) mostrou o cotidiano de jovens milionários. Além disso, houve a criação da franquia The Real Housewives que acompanha a luxuosa vida de mulheres ricas e poderosas. A primeira temporada aconteceu em Orange County e depois foi transportada para as principais cidades dos EUA, como Nova York, Atlanta e Miami.

Elenco de The O.C. comenta possível reencontro

Leia mais:   Mad About You: onde está o elenco da série hoje

Transformou a imagem dos geeks

the oc summer e seth

No início, o protagonista Ryan Atwood era considerado o grande galã da série. Marissa Cooper e Ryan vivem um romance apaixonado, enquanto Seth Cohen e Summer Roberts protagonizam uma relação repleta de altos e baixos, refletindo as complexidades típicas da adolescência.

Ao longo das temporadas, as pesquisas de aceitação da Fox apontaram a preferência das jovens adolescentes pelo nerd judeu Seth Cohen. O fato do personagem ser extremamente apaixonado pela garota popular Summer Roberts fez com que as meninas tivessem um carinho especial pelo jovem. The O.C. mostrou que um geek também pode ser visto como rapaz sexy e atraente. O ator Adam Brody foi capa das principais revistas teens americanas e internacionais.

Confira o nosso vídeo da série:

Organize sua maratona com o nosso Planner!