Antes de mais nada, é preciso dizer que assumir o protagonismo de uma série após a morte de um personagem como Ragnar Lothbrok é uma missão muito difícil. Vikings é uma série que foi criada em torno de seus feitos, guerras e descobertas. Se a quarta temporada foi realizada para mostrar a despedida do protagonista, o quinto ano serviu para que seus filhos tomassem o poder não só de sua herança, mas da liderança na trama.
Veja o guia de episódio da quinta temporada de Vikings
Neste quesito, o seriado teve grande êxito ao contar com a atuação de Alexander Ludwig, como Bjorn e de Alex Høgh Andersen, ao viver o maligno Ivar. Aliás, grande parte do sucesso dos novos episódios se deve a brilhante interpretação do filho mais novo de Ragnar. Sádico e calculista, ele despertou o ódio nos telespectadores ao confrontar Lagertha. A rainha do Vikings é um capítulo a parte e sua atitude como uma guerreira sábia e poderosa foi confrontada.
A quinta temporada teve foco em os conflitos internos da família de Ragnar. Pouco se viu sobre novas invasões no continente europeu. Todos os personagens estavam interessados em “colocar a casa em ordem” e resolver suas desavenças.
Ivar tinha sede de vingança pela morte de sua mãe – Rainha Aslaug – e não mediu esforços para derrotar o exército de Lagertha e tomar o reino de Kattegat. Vimos também Ubbe batalhar pelo sonho de seu pai, ao conseguir um terra para seu povo em Wessex. No final, Bjorn liderou um levante para interromper as loucuras de Ivar. Mais uma vez, o espectador foi agraciado com excelentes cenas de guerra.
O ponto que deixou a desejar na temporada o arco narrativo que envolveu Bishop Heahmund. Com uma interpretação perspicaz e talento expressivo, Jonathan Rhys Meyers deu vida a um personagem que mereceria ter durado um pouco mais na trama. O relacionamento do Bispo com Lagertha poderia ter sido explorado em mais capítulos. Um novo confronto com Ivar também poderia ter feito a alegria da audiência.
Vikings 5ª temporada: assista ao trailer do episódio final!
O canal History anunciou que a sexta temporada de Vikings será a última. Os próximos episódios serão responsáveis por mostrar o final da vida de Lagertha e Floki. Além disso, Ivar também poderá comandar uma grande vingança contra seus irmãos. E se tratando de sua sordidez e tirania, o público poderá esperar por um final digno de uma série brilhante.