Skip to main content

História é uma criação a partir das obras de O Mágico de Oz

Quando L. Frank Baum lançou o seu grande primeiro sucesso, O Maravilhoso Mágico de Oz, em 1900, não imaginava que a história de um mundo mágico ficaria no imaginário de gerações. Ele escreveu 14 obras ambientadas na Terra de Oz, que contemplavam as aventuras de Dorothy e seus amigos.

Foram eles: A Terra de Oz (1904), Ozma de Oz (1907), Dorothy e o Mágico em Oz (1908), O Caminho para Oz (1909), A Cidade Esmeralda de Oz (1910), A Garota de Pano de Oz (1913), Tic-Toc em Oz (1914), O Espantalho de Oz (1915), Rinkitink em Oz (1916), A Princesa Perdida de Oz (1917), O Homem de Lata de Oz (1918), A Magia de Oz (1919) e Glinda de Oz (1920).

As aventuras de Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde, entre outros personagens icônicos, ficaram conhecidas em todo mundo, mas foi somente com o sucesso de uma peça teatral que o público conheceu mais sobre a jornada da Bruxa Má. 

O sucesso de Wicked

Wicked é um musical de grande sucesso na Broadway que conta a história não revelada das bruxas de Oz, focando em Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa. A trama, inspirada no livro de Gregory Maguire, explora temas de amizade, preconceito e poder, reimaginando os eventos que levaram aos acontecimentos de O Mágico de Oz.

Desde sua estreia em 2003, Wicked tornou-se um dos maiores fenômenos de bilheteria da Broadway, superando a marca de 1 bilhão de dólares em receita, ao lado de musicais icônicos como O Fantasma da Ópera e O Rei Leão. A produção é famosa por seus efeitos especiais, cenários deslumbrantes e canções emocionantes como Defying Gravity.

Idina Menzel interpretou Elphaba e Kristin Chenoweth viveu Glinda na produção original que ganhou três Tony Awards e um Grammy.

wicked

Cartaz da peça Wicked

Quem é a Bruxa Má?

Grande parte do sucesso do filme que chega aos cinemas é a sua similaridade com o roteiro e trilha sonora da peça teatral. A escolha do elenco também é vitoriosa: Cynthia Erivo é Elphaba, enquanto Ariana Grande dá a sua versão cômica a Glinda. Além disso, Jonathan Bailey (Bridgerton) interpreta Fiyero.

LEIA MAIS  Capitão América 4: veja o novo trailer do filme da D23

A Bruxa Malvada do Oeste é a icônica antagonista de O Maravilhoso Mágico de Oz, o primeiro romance da célebre série Oz, e da clássica adaptação cinematográfica de 1939. Governante do País Winkie, ela é uma figura malévola e a maior inimiga de Dorothy. Obcecada pelos chinelos de rubi que a jovem usa, devido aos poderes que eles conferem, a Bruxa persegue Dorothy implacavelmente, chegando a planejar sua morte para obter os sapatos mágicos.

Embora a relação familiar não seja mencionada nos livros de L. Frank Baum, no filme, a Bruxa Malvada do Oeste é apresentada como irmã da Bruxa Malvada do Leste, que morre quando Dorothy chega a Oz. Em uma cena marcante, ela pergunta: “Quem matou a minha irmã?” com mais frieza do que tristeza. Essa motivação torna seu papel ainda mais central, movida por vingança contra Dorothy. Quando a garota explica que a morte foi um acidente, a Bruxa responde de forma ameaçadora: “Bem, minha querida, eu também posso causar acidentes.”

Nova versão

Transformar histórias que são focadas no bem e o mal tem sido uma das premissas de Hollywood. Assim como Malévola, e outras vilãs, a história de Elphaba é definida além do verde e rosa. E é esse o desafio da trama de Wicked.

Tudo aqui é grandioso, os cenários gigantescos construídos especialmente para filme, assim como os campos de flores vastos, com uma plantação real, que dispensou o uso de efeitos especiais nas filmagens mas exigiu muito planejamento da produção. As atuações também não decepcionam. O talento de Cynthia Erivo para viver a personagem incompreendida contrasta com a popularidade e carisma de Ariana Grande. Não são raras as oportunidades que público se verá torcendo por Elphaba, enquanto tem uma certa “preguiça” das atitudes de Glinda. Afinal, ninguém é 100% feliz e de bem com a vida em todos os momentos. 

LEIA MAIS  Filmes de terror: dos antigos aos mais assustadores

Dá aqui para entender as ações de Elphaba e descobrir o real motivo porque ela se rebelou contra o Mágico de Oz. Além disso, a amizade entre as duas protagonistas dá contorno para trama e mesmo o triângulo amoroso esperado consegue escapar do clichê. Outro ponto alto são as atuações musicais, com um ótimo aproveitamento das canções da peça teatral. E o que falar do encerramento do primeiro filme da saga … é de tirar o fôlego e deixar o público sedento por mais. 

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários