Skip to main content

Astro da década de 1980, ele ganhou nova chance na TV

William Michael Zabka, nascido na cidade de Nova York em 1965, é um ator, produtor e roteirista de sucesso.

Sua mãe, Nancy Zabka era produtora e seu pai, Stanley Zabka, atuou como diretor, escritor e compositor. William cresceu rodeado por arte e costumava frequentar o estúdio do The Tonight Show Starring onde seu pai trabalhava como produtor.

No início da sua adolescência, ele passou a integrar o grupo de teatro da escola, porém seu primeiro papel na TV foi uma participação em um episódio da série Super-Herói Americano, em 1983, quando tinha 17 anos.

Em seu primeiro trabalho no cinema, Zabka conseguiu um papel de muito destaque. Ele interpretou o personagem Johnny Lawrence no clássico Karatê Kid: A Hora da Verdade, em 1984. Esse foi o ponto de mudança na sua carreira, trazendo reconhecimento mundial.

Nos anos 1980, ele participou dos filmes Férias Frustradas II e De volta às Aulas. Em 2003, foi indicado ao Oscar por Most – A Ponte Entre o Agora e Sempre um curta metragem que retrata a comovente história de relacionamento entre um filho e seu pai, que trabalha operando uma ponte levadiça. William Zabka trabalhou como roteirista no projeto.

Desde então ele ficou afastado dos holofotes, voltando a cena com a estreia de Cobra Kai (2018-), um spin-off da franquia Karatê Kid.

Contamos, a seguir, quais são os principais trabalhos de William Zabka.

Karatê Kid

Zabka interpretou o antagonista Johnny Lawrence nos três filmes da franquia.

No primeiro longa, lançado em 1984, ocorre a primeira aproximação entre Lawrence e Larusso e o início dessa longa inimizade. Quando Daniel se muda para Nova Jersey, ele passa a enfrentar muitos problemas com sua nova realidade e se aproxima da bela Ali Mills (Elisabeth Shue).

Johnny é o ex-namorado ciumento e possessivo que não aceita a aproximação de Daniel e Ali. Conhecendo as artes marciais, ele passa a desafiar o jovem novato que busca ajuda do sábio Sr. Miyagi.

O segundo filme da franquia (1986) é mais focado na relação de Daniel e seu mestre e a viagem que fazem ao Japão.

No terceiro filme lançado em 1989, com o título Karatê Kid 3 – O Desafio Final, Zabka também participa do elenco e a história remete mais ao primeiro filme da trilogia.

Leia mais:   'Maxton Hall: O Mundo Entre Nós' é o novo romance do Prime Video

Com certeza Karatê Kid foi um marco para toda uma geração.

Férias Frustradas II

Lançado em 1985, Zabka teve uma participação não muito significativa no longa-metragem.

O filme mostra a divertida história da família Griswold, que sai de viagem pela Europa e se mete em várias confusões.

Uma comédia leve e característica dos anos 1980.

Shootfighter: O Combate Mortal

Mais uma vez envolto nas tramas de luta, o ator encabeça Shootfighter: O Combate Mortal, filme de 1993, interpretando Ruben.

O personagem é um campeão e aluno de Shingo, um renomado professor de artes marciais. Tudo muda quando Teng, desafeto de Shingo, atrai o lutador para o circuito de lutas proibidas.

O objetivo de Teng sempre foi chamar a atenção do mestre Shingo e vingar-se dele.

O longa ganhou um continuação em 1996 e, como todo filme do gênero, é repleto de lutas sangrentas e muitas exibições de técnicas marciais.

A Força

Em 1995, Zabka participou do longa como Raymond Vonn. Novamente ele está ligado a uma trama inserida no mundo das artes marciais.

A beira da morte, um mestre nas artes marciais dá a um de seus alunos um anel que lhe confere um poder sobre-humano, despertando a fúria do vilão Vonn que possui um anel similar e deseja enfrentar o mestre em um duelo final que une luta e magia.

Pyton: A Cobra Assassina

Lançado no ano 2000, o filme é basicamente sobre uma cobra que sofreu mutações genéticas e escapa de seu cativeiro levando pânico por onde passa.

Zabka interpreta Greg Larsen, outro papel sem muito destaque nas críticas. A sua atuação lhe rendeu espaço na continuação do longa-metragem.

Most: A Ponte Entre o Agora e Sempre

Além de Karatê Kid e do spin-off Cobra Kai, uma das obras mais marcantes para o ator e roteirista é Most (2003)

O curta conta a história do delicado relacionamento entre um operador de ponte levadiça e seu filho. O drama tem início quando os dois tentam impedir um terrível acidente de trem com centenas de pessoas a bordo.

Após levantar a ponte para a passagem de um navio, a mesma não volta ao lugar, um trem se aproxima e apenas o garoto consegue ver a tragédia que está para acontecer. Desesperado, ele tenta avisar seu pai que desconhece o perigo iminente.

Leia mais:   Robert Downey Jr. e a sua incrível jornada de redenção

Enquanto o trem se aproxima, o garoto cai na engrenagem da ponte e seu pai é posto em um difícil dilema: sacrificar a vida de muitos e salvar a de seu filho ou sacrificá-lo?

O roteiro é muito sensível e emocionante, concentrado no drama interno que aquele pai deve resolver. O longo rendeu a Zabka uma indicação ao Oscar de melhor roteiro.

How I Meet Your Mother

A série de 2005 tem como foco o arquiteto Ted Mosby (Josh Radnor), que conta como conheceu a mãe dos seus filhos.

No 15° episódio da 4ª temporada, o personagem Barney (Neil Patrick Harris), que tem uma visão diferente dos fatos e acontecimentos reais ou fictícios, revela que a sua torcida no clássico Karatê Kid era para o vilão Johnny Lawrence, alegando que o rapaz teve sua trajetória de vida atrapalhada por Daniel. O episódio fez tanto sucesso que Zabka e Macchio participaram da série para delírio dos fãs!

Porém, o que começou como uma brincadeira se tornou uma teoria muito difundida na época, defendendo Lawrence e tornando Daniel o vilão da trilogia.

Outras teorias dizem que Cobra Kai surgiu dessa hipótese lançada na série, porém os criadores de Cobra Kai negaram a suposta inspiração.

Onde Nasce a Esperança

Nesse filme de 2014 conhecemos a história de um ex-jogador de beisebol que tem sua carreira destruída após diversos problemas em sua vida pessoal.

Uma clássica jornada de superação, onde Zabka interpreta o personagem Milton Malcolm, uma figura secundário na trama.

Cobra Kai

A série mostra como Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (Zabka) estão 34 anos após a disputa em Karatê Kid.

Lawrence enfrenta muitas adversidades tanto financeiras quanto relacionadas ao seu problema com álcool e decide retomar sua vida através da reabertura do controverso dojô Cobra Kai. Ele tem como objetivo treinar jovens com poucas habilidades sociais e, assim, ajudá-los a enfrentar o mundo hostil e fazê-los campeões na luta marcial.

Johnny está na verdade buscando a sua redenção, um novo sentido para a sua vida que tomou um rumo completamente diferente do imaginado por ele quando jovem. Suas angústias internas são mostradas com maestria por Zabka, que consegue emocionar os telespectadores em vários momentos.

Já seu antigo rival, Daniel Larusso, torna-se um vendedor de carros de sucesso. Mesmo tendo uma vida confortável, ele ainda é assombrado pelos traumas do passado. Ao saber da volta de Lawrence, ele também decide voltar às artes marciais, porém sem o seu mentor Sr. Miyagi.

Leia mais:   Planner 2024: organize a sua maratona de séries e filmes

Cobra Kai mostra que a rivalidade entre os dois personagens ainda está viva, apesar de tanto tempo os dois ainda precisam resolver suas questões da juventude.

A impressionante de Zabka atuação lhe rendeu o prêmio De Zero a Herói no MTV Awards em 2020. Vale ressaltar que o ator não somente foi o protagonista da série, mas contribuiu na produção de todas as temporadas.

Muito além de uma antiga briga de ginásio, Cobra Kai trás as inquietações e frustrações da vida adulta e a dificuldade em livrar-se de antigos traumas.

A série conta com cinco temporadas disponíveis na Netflix.

More Than Miyagi: The Pat Morita Story

Esse documentário de 2021 conta a vida e obra de Pat Morita, o inesquecível Sr. Miyagi e Karatê Kid. E obviamente os protagonistas Ralph Macchio e William Zabka não ficaram de fora das homenagens!

Com o objetivo de mostrar outras faces de Pat, Zabka e outros amigos contam histórias engraçadas e surpreendentes sobre o querido companheiro de trabalho.Ele relata como foi contracenar ao lado de Pat e os ensinamentos que obteve com o velho amigo que era um verdadeiro sábio. O ator consegue mostrar a relação respeitosa e afetuosa que foi estabelecida ao longo das gravações da trilogia Karatê Kid.

O documentário é muito interessante e vale a pena ser assistido.

Outras participações

A lista de filmes em que podemos ver William Zabka é extensa, mesmo ele não tendo tanto destaque na maioria das produções.

Ele participa de Alta Voltagem de 1997, Força de Elite de 1999, The End of Time de 1996, Operação Helex de 2002, A Cruz 2011, O Dom: Duelo Paranormal de 2001, O Cachorro que Salvou o Verão, entre outras participações.

É possível afirmar que a carreira do ator foi marcada pela trilogia de Karatê Kid, elevando-o a um patamar de astro na época. Com o passar dos anos, e sem muito destaque, suas participações foram diminuindo.

Ele voltou à cena pelo sucesso de Most e Cobra Kai e os fãs esperam que mais trabalhos impactantes sejam feitos pelo artista que marcou gerações ao redor do mundo.

Cena de Karatê Kid

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários