Veja mais curiosidades do programa de Thomas Shelby
A terceira temporada de Peaky Blinders revelou que Thomas Shelby (Cillian Murphy) se casou com Grace Burgess, a ex-agente do governo e interesse amoroso do líder da família Shelby. Porém, uma nova mulher apareceu na vida de Tommy no quarto ano. Ao contrário de alguns dos outros personagens da série, Jessie Eden (Charlie Murphy) existiu na realidade e sua trajetória é digna de ser retratada na TV.
Uma Mulher Guerreira
Jessie Eden nasceu em um subdistrito de Birmingham, em 1902. O criador do programa, Steven Knight, contou ao The Guardian que a personagem foi inspirada em uma personalidade da vida real. “Por ser mulher da classe trabalhadora da época, havia pouca perspectiva de que ela se tornasse um grande nome, mas ela fez coisas extraordinárias”.
Peaky Blinders: quais gângsters da série existiram na vida real?
Eden fez parte da Greve Geral de 1926, um movimento trabalhista que uniu mais de um milhão de trabalhadores. O motivo foi a solidariedade aos mineiros que se recusaram a entrar nas minas por salários mais altos e melhores condições de trabalho.
A paralisação se transformou em um conflito armado, mas não teve sucesso. Os mineiros não conseguiram obter seus direito e a luta foi considerada ilegal.
Em uma entrevista ao The Guardian, Eden lembrou da sua trajetória na linha de frente no protesto. “Um policial colocou as mãos em meus braços. Eu nunca tive medo da polícia ou da tropa porque eu estava com as pessoas certas”.
Em outra ocasião, a militante também liderou uma greve de dez mil mulheres não sindicalizadas da gigantesca fábrica de Lucas por uma semana inteira.
Paul Anderson: quem é o ator que interpreta Arthur Shelby em ‘Peaky Blinders’?
Em sua atuação no Partido Comunista, ela ajudou a reunir as trabalhadoras soviéticas na construção do metrô de Moscou. No total, ela trabalhou na União Soviética por dois anos e meio e foi eleita operária de choque na fábrica automotiva de Stalin.
Confira um vídeo especial sobre Arthur Shelby: