A história de Claire Randall (Caitriona Balfe) desafia todos os conceitos de tempo e espaço. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira viu a oportunidade de se reconectar com o marido Frank (Tobias Menzies), que teve que lutar pela Inglaterra no grande conflito.
Na Escócia, o casal decide comemorar, em atraso, a sua lua de mel e também pesquisar mais sobre a origem do nome Randall. O cenário bucólico e mágico é o palco para a viagem no tempo de Claire, por meio das misteriosas pedras de Craigh na Dun. Longe de tudo que é conhecido e de sua família, a protagonista é transportada ao ano de 1743, em pleno estopim da guerra dos escoceses por sua independência do domínio inglês.
Assista ao trailer de Outlander
Outlander é baseada nos livros da saga escrita pela americana Diana Gabaldon. Antes de ganhar o seu espaço na TV, as obras já haviam conquistado por inúmeras vezes a lista dos best sellers do New York Times (e recentemente, após 25 anos, retornou a primeira posição do ranking). Até um longa-metragem foi cogitado para apresentar a história de Claire ao mundo. No entanto, o canal Straz optou por transformar a aventura em uma série, filmada em locações reais na Escócia, que pudesse revisitar com precisão o mito dos viajantes do tempo.
Como na narrativa escrita, a personagem logo encontra um novo amor em território estrangeiro. Jamie Fraser (Sam Heughan) acaba se revelando a alma gêmea de Claire e por um inconveniente do destino, ou pela sua própria sobrevivência, ela é convencida a se casar com o jovem escocês. Do outro lado do fictício círculo de pedras, Frank aguarda pelo retorno da amada, questionando a sua habilidade em confiar nas crenças e contos populares da região sobre os viajantes do tempo.
Seis viajantes do tempo da TV americana
O triângulo amoroso é com certeza o eixo narrativo do seriado, mas o público não deve esperar por uma versão com final feliz ou inspirada nos contos de fada. O mundo retratado por Outlander é cruel, difícil e perigoso. Não demora muito para que Claire seja confrontada pelo ancestral de Frank, Jack Randall, um tipo cafajeste e impiedoso do exército inglês.
No último episódio do ano, a viajante foi mantida refém pelo militar no Forte William. James veio ao seu resgate. Se a série continuar a explorar com autenticidade e criatividade o mundo elaborado por Gabaldon, o casal encontrará mais desafios em seu romance épico – principalmente, quando a protagonista voltar ao seu próprio tempo.
O restante dos oito episódios inéditos da primeira temporada de Outlander será transmitida pelo canal americano somente em abril de 2015.