Skip to main content

Saiba onde assistir ao programa brasileiro

Se você tem o costume de zapear entre canais de TV e já se deparou com algum episódio de Aeroporto – Área Restrita, provavelmente já se pegou pensando no pavor de ter uma viagem interrompida para que revistem a sua mala ou que qualquer outro incidente aleatório te pegue desprevenido.

Coprodução entre Warner Bros. Discovery Inc. e Moonshot Pictures, a série nacional foi lançada em 2017 e tem como propósito documentar as operações de segurança e de inteligência que são realizadas nos maiores aeroportos do país, especialmente no maior da América Latina, ou seja, o Aeroporto Internacional de São Paulo, que fica localizado em Guarulhos.

Exercendo um grande apelo no público, tanto dentro como também fora do país, a produção foi renovada para a sua quinta temporada e teve novos episódios divulgados recentemente, em novembro deste ano.

Continua após a publicidade..

Aeroporto – Área Restrita

O aeroporto de Guarulhos, localizado em São Paulo, é considerado o maior de toda a América Latina e recebe uma média de 36.5 milhões de passageiros por ano.

Embora seja extremamente movimentado dia e noite, existe uma imensa parte dele que as pessoas comuns não têm acesso, e é majoritariamente lá onde a série acontece, mostrando partes dos terminais que poucos conhecem, onde os agentes da Polícia Federal tentam impedir o tráfico de drogas, entre outros crimes e atividades ilegais.

Composta por doze episódios, a primeira temporada de Aeroporto – Área Restrita já começa com três histórias distintas entre si. Pavimentando o caminho que o programa seguiria a partir dali, a primeira história mostra agentes da Polícia Federal apreendendo uma mala contendo cinco quilos de cocaína em um fundo falso, que seria transportada para o sudeste da Ásia.

O segundo caso acompanha Anderson Leme recepcionando a equipe de Pentatlo moderno da China e vistoriando as pistolas de tiro esportivo que ela trouxe consigo, a fim de que armas de fogo não entrem de forma ilegal no país.

Com um tom mais familiar, a terceira história apresentada no capítulo inicial acompanha um pai que pretende viajar para o exterior com os filhos, mas para que isso aconteça, ele precisa que sua mulher dê uma autorização. Ela, porém, está em Miami, e precisa correr contra o tempo até o consulado brasileiro no EUA para conseguir os documentos a tempo do voo dos filhos, que iria decolar em duas horas.

As temporadas

Originalmente, Aeroporto – Área Restrita não teria um apresentador, o que fez com que a dinâmica das apresentações do que está acontecendo fosse feita pelos próprios funcionários que trabalhando em casos no local.

Em exibição na grade horária da Rede Record, o jornalista César Filho ficou responsável pela apresentação da série, que ganhou um tom ainda mais investigativo.

Embora o aeroporto seja extremamente movimento e com um grande fluxo de pessoas diariamente, nem todas as histórias que acontecem por lá chamariam a atenção do telespectador, como explicou o diretor do programa, André Barmak.

Em uma entrevista, ele contou que a princípio a equipe passou meses observando e fazendo um mapa de acontecimentos que seriam interessantes e instigantes para serem mostrados e contados.

Curiosidades

Para a realização de um programa com o formato de investigação dessa magnitude, não são apenas os personagens e as histórias que precisam ser bem pensadas e roteirizadas.

Para ter acesso completo a essas áreas que são estritamente restritas para pessoas que não são funcionários e que não tem uma ordem direta, e ainda mais importante, para ter permissão de gravar os conteúdos que são transmitidos, os diretores precisam de extensas e diferentes autorizações.

Apenas para o Aeroporto de Guarulhos, ao todo a equipe passa por 17 órgãos diferentes a fim de conseguir todas as autorizações e toda a papelada que precisa. Entre eles estão a Anvisa, o Ibama, a Infraero, a Receita Federal, além de diversos outros.

A princípio ambientada em São Paulo, Aeroporto – Área Restrita passou a ser filmada também em outros aeroportos, a exemplo de Confins, que fica localizado em Belo Horizonte. Em sua quinta temporada, que estreou recentemente, o público poderá acompanhar também ações no Aeroporto Internacional Tom Jobim do Rio de Janeiro, também conhecido como Galeão, e no Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica em Campinas.

Outra curiosidade peculiar que tem chamado a atenção na mídia é que Gianpiero Nieri Rocha, um agente que participou da primeira temporada de Aeroporto – Área Restrita, recentemente começou a ser investigado pela Polícia Federal em uma operação que está investigando um esquema envolvendo um grupo de pessoas acusadas de  contrabandear centenas de quilos de ouro pelo próprio Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Novos episódios

A 4ª temporada de Aeroporto – Área Restrita começou abordando os voos nacionais que chegam em Guarulhos. De acordo com os analistas tributários que trabalham no local, as ocorrências de entorpecentes vindos de Manaus, Belém e Campo Grande tiveram um aumento considerável nos últimos tempos, o que fez com que aumentasse também a fiscalização.

Um segundo e instigante caso que é apresentado no começo dessa nova etapa é o de um indiano que tenta entrar em território brasileiro carregando amostras de produtos médicos que aparentemente seriam expostos em uma feira hospitalar.

Além do procedimento padrão realizado pela Receita Federal para que tudo que entre no país seja legal e dentro dos paramentos permitidos, em casos como esse a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também precisa ser acionada, o que torna a inspeção ainda mais detalhada e bastante precisa.

Na TV aberta, a série Aeroporto – Área Restrita pode ser assistida todas as segundas-feiras, a partir das 22h45, horário de Brasília, na emissora Record TV. Como mencionado anteriormente, nesse formato o programa é apresentado por Cesar Filho e conta com direção a artística de Cesar Barreto e com a direção-geral de Bruno Gomes.

Para quem prefere maratonar as temporadas e assistir diversos episódios seguidos, a série também está disponível no catálogo da HBO Max. Por lá, as cinco temporadas já estão no ar, e os episódios mais recentes estão sendo adicionados periodicamente.

Organize sua maratona com o nosso Planner!