Bones: crítica da 9ª temporada
BonesCrítica

Bones: nona temporada é marcada por mudanças na narrativa

Por 21 de maio de 2014 janeiro 5th, 2017 Sem Comentários
Bones: nona temporada é marcada por mudanças na narrativa

 

 

spoilerÀ primeira vista, Bones parecer ser mais uma série com temática policial. No entanto, o seu principal diferencial reside na química dos protagonistas, a investigadora forense Temperance Brennan (Emily Deschanel) e agente do FBI Seeley Booth (David Boreanaz). Acompanhar a evolução dos personagens é o que deixa o drama atraente aos olhos do espectador, principalmente, aquele acostumado às matanças e perseguições dos thrillers americanos.

A imagem do casal que soluciona crimes não é novidade na televisão americana – A Gata e o Rato (1985-1989), talvez, seja um dos exemplos mais populares. Além dela, outras atrações como Arquivo X, Alias e Castle provaram que o romance é algo essencial para a sobrevivência do gênero.

Acesse ao guia de episódios de Bones

Diferente das temporadas passadas, o nono ano da série serviu para definir um novo tom na relação do casal. O serial killer Pelant foi um dos vilões a serem combatidos pela equipe de cientistas do Jeffersonian, o que ditou o enredo da primeira leva de episódios. Quando a ameaça desapareceu – Booth matou o rival para proteger a amada -, um novo mistério passou a tomar conta da narrativa:  a existência de um assassino fantasma, responsável por motivar a grande conspiração deste season finale.

 

bones

Participação de Freddie Prinze Jr. foi um dos destaques da nona temporada

A ausência do psicopata permitiu também o casamento da dupla e a aparição de uma versão mais sentimental e carismática de Brennan. A doutora encontrou a família que perseguiu por toda a sua vida, com o retorno do pai. É gratificante descobrir a importância do vestido e da cerimônia para personagem, que sempre carregou um estereótipo de insensível.

Criador comenta planos para o final da série

Outra boa surpresa foi a participação especial de Freddie Prinze Jr. O ator viveu um antigo colega de Booth nas forças armadas, abrindo portas para o público explorar mais sobre o passado do agente. Somado a isso, o dilema de Sweets quanto à largar o seu emprego na agência e o segredo de um irmão desconhecido de Hodgins acrescentaram uma nova perspectiva às histórias coadjuvantes.

A próxima temporada, já confirmada pela Fox, promete trazer uma reviravolta na estrutura narrativa do seriado. Booth agora é alvo de uma conspiração governamental e, muito provavelmente, perderá o seu emprego no FBI. Brennan terá que provar a inocência do marido, sem comprometer a segurança de sua filha. Afinal, na luta contra o crime, sacrifícios são necessários. Resta descobrir qual será o da protagonista.

Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.