Skip to main content

Saiba mais sobre a sua carreira e os filmes que protagonizou

Natural de Sacramento, cidade localizada na Califórnia, Brie Larson é uma atriz e cantora que começou a sua carreira no mundo artístico ainda na infância.

Nascida em 1 de outubro de 1989, seu nome de batismo é Brianne Sidonie Desaulniers. Filha de um pai franco-canadense, Brie tinha o francês como primeiro idioma quando era criança. Nessa época, ela ainda recebia uma educação majoritariamente domiciliar.

Quando tinha apenas seis anos de idade, ela começou a manifestar o seu desejo e a sua aptidão pelas artes. Foi nesse período que fez um teste no American Conservatory Theatre e acabou se tornando a aluna mais jovem a ter sido admita lá. O nome artístico pelo qual a conhecemos hoje em dia, Larson, vem de sua bisavó sueca. Ela adotou esse sobrenome para o trabalho pois o seu era muito difícil de ser pronunciado.

Aos 34 anos de idade, Brie já possui uma admirável carreira e uma longa lista de trabalhos bem-sucedidos. Discreta, a atriz tende a não discutir sua vida pessoal em entrevistas e preza por sua privacidade. Com uma legião de admiradores ao redor do mundo, ela já ultrapassa a marca de 7 milhões de seguidores no Instagram.

Entre os feitos mais memoráveis de sua jornada até o momento, um dos maiores destaques sem dúvida é o filme O Quarto de Jack (do título original Room), de 2015, que lhe rendeu o Oscar na categoria de melhor atriz, além de diversos outros importantes prêmios, a exemplo do Globo de Ouro de melhor atriz em drama, o SAG Award e o BAFTA.

Além da carreira nas telas, Larson também é dedicada a sua paixão pela música e já trabalhou em alguns projetos musicais. Aos 12 anos ela escreveu a sua primeira canção, que recebeu o nome de Invisible Girl. Com uma filmografia extensa, alguns projetos se destacaram entre a crítica e entre os fãs.

Leia mais:   Bridgerton: a série da Netflix é inspirada em quais livros?

A seguir você confere um resumo com alguns dos destaques das obras que ela participou.

O Quarto de Jack

O Quarto de Jack é sem dúvida uma das produções mais aclamadas da carreira de Larson. Lançado em 2015, o drama foi inspirado no livro de mesmo título da escritora irlandesa Emma Donoghue.

A história acompanha Jack, um garoto de cinco anos de idade, que é interpretado pelo ator Jacob Tremblay, e sua mãe Ma, vivida por Brie. Mantidos em cativeiro por um homem chamado Nick, os dois vivem presos em um quarto de apenas 10m², e quando a curiosidade e impaciência do menino começam a aflorar, os dois iniciam um plano de fuga.

Para esse papel, a artista entrou de cabeça na preparação de sua personagem. Voluntariamente ficando sem acesso a telefone ou internet, ela decidiu se isolar em sua própria casa por um mês, além de se submeter a uma dieta bem rigorosa para que pudesse entender com profundidade o que Ma e seu filho passariam no filme.

Todo esse esforço lhe rendeu frutos. Sua atuação no drama foi aclamada com uma chuva de prêmios com destaque para o Oscar e para o BAFTA de cinema, ambos na categoria de melhor atriz. O filme foi dirigido pelo cineasta e roteirista irlandês Lenny Abrahamson.

uma questão de química

Série Uma Questão de Química

Capitã Marvel

Foi na adaptação produzida pela Marvel que muita gente conheceu o trabalho de Brie. Atualmente disponível na plataforma da Disney+, Capitã Marvel foi lançado em 2019 e contou com a direção de Anna Boden e Ryan Fleck.

Leia mais:   Fallout: conheça a série apocalíptica do Prime Video

Vigésimo primeiro filme do universo cinematográfico da Marvel, a trama acompanha a história de Carol Danvers se tornando uma das heroínas mais fortes da ficção enquanto é pega no centro de um conflito entre duas civilizações alienígenas.

Embora o longa tenha dividido opiniões, principalmente por parte dos aficionados pela personagem, a bilheteria de Capitã Marvel arrecadou mais de 1,131 bilhão de dólares.

Filmes e séries

Além das que foram destacados acima, a lista de obras nas quais Brie Larson participou é enorme e muito variada. Ela conta com séries, peças teatrais, entre outros projetos. Abaixo você confere um resumo de sua trajetória.

The Tonight Show with Jay Leno (1998)

Fez uma paródia comercial da Barbie, chamada “Malibu Mudslide Barbie”, em um episódio de The Tonight Show with Jay Leno. Após esse trabalho, ela estrelou em diversas outras séries de televisão como O Toque de um Anjo e Popular.

Raising Dad (2001)

O primeiro papel principal de Larson foi na sitcom Raising Dad, onde interpretava a filha mais nova do personagem interpretado por Bob Sagat, bastante conhecido por sua atuação em Três é Demais.

Hoot (2006)

A comédia juvenil Hoot, na qual um grupo de jovens vigilantes tenta salvar corujas, foi onde a artista trabalhou ao lado de Logan Lerman e Cody Linley. A trama não agradou a crítica, mas deixou a atriz no radar para outros papéis similares.

O Mundo de Tara (2009)

Na série de drama e comédia ela interpretou a adolescente Kate Gregson, que lida com a mãe que sofre com transtorno dissociativo de identidade. Intensa e densa, a trama foi escrita por Diablo Cody e dirigido por Craig Gillespie.

Leia mais:   The Acolyte: trailer da série do universo 'Star Wars'

Temporário 12 (2013)

O primeiro papel de total liderança que Brie interpretou foi no drama independente intitulado Temporário 12. Nele a atriz vive Grace, uma supervisora de um lar adotivo para adolescentes problemáticos. A atuação lhe rendeu elogios por parte da crítica.

O Castelo de Vidro (2017)

Nessa adaptação do livro de memórias de Jeannette Walls, Brie interpreta a personagem que dá nome a história. Lançado em 2017, o filme foi dirigido por Destin Daniel Cretton. A artista revelou que o que a atraiu para esse papel foi o fato de se identificar com a disfunção na relação paternal que a personagem tem com seu pai.

Vingadores: Ultimato (2019)

Dirigida por Joe Russo e Anthony Russo, a épica batalha final entre os heróis da Marvel contra o temido Thanos contou com a participação de Brie Larson no papel de Capitã Marvel.

Luta por Justiça (2020)

Com direção de Destin Daniel Cretton, o drama apresenta a história de Bryan Stevenson, um advogado que abre mão dos lucros de escritórios renomados para dedicar sua carreira a prisioneiros condenados que não têm assistência legal. Nesse longa, a artista contracena com Michael B. Jordan e Jamie Foxx.

Velozes & Furiosos 10 (2023)

A franquia Velozes & Furiosos, que se estendeu para sua décima produção, conta com novos rostos em seu elenco. Na trama, Larson interpreta Tess, filha do desaparecido agente Sr. Ninguém.

Uma Questão de Química (2023)

Brie protagoniza a série do Apple TV+, em que uma cientista tem os seus sonhos interrompidos pela sociedade machista da época.

Organize sua maratona com o nosso Planner!