Skip to main content

O que você ainda não sabe sobre os filmes da franquia

Em 1985, o mundo da ficção científica foi alterado pra sempre com a chegada do filme De Volta para o Futuro, dirigido por Robert Zemeckis e escrito por Zemeckis e Bob Gale.

Continua após a publicidade..

O enredo acompanha o adolescente Marty McFly, que é transportado para 1955, quando uma experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Ele viaja pelo tempo em um carro modificado e acaba conhecendo seus pais ainda na juventude.

O sucesso rendeu ao filme uma saga composta por três volumes, além de uma identidade firmada no imaginário da cultura pop.

Continua após a publicidade..

1. O roteiro foi rejeitado mais de 40 vezes

É isso mesmo que você leu! Embora hoje em dia seja considerado um clássico contemporâneo, o filme De Volta para o Futuro teve seu roteiro rejeitado mais de 40 vezes por todos os grandes estúdios.

De acordo com o roteirista Bob Gale, as empresas afirmavam que esse tipo de filme não rendia nenhum dinheiro e sugeriam que eles oferecessem a obra para a Disney, pois afirmavam que a história era muito “doce.”

2. A Disney também rejeitou o roteiro

Ironicamente, enquanto os executivos de outras empresas sugeriam que o filme seria adequado para a Disney, os produtores acreditavam que a história era muito atrevida para eles.

Vale ressaltar que os tempos eram outros e que a Disney ainda operava sob um regime que foi alterado. Ao ler o enredo, um dos executivos afirmou: “Vocês estão malucos? Não podemos fazer um filme como este. Você tem o filho e a mãe no carro dele! É incesto. Isso é a Disney. É muito sujo para nós!”

3. Space Man From Pluto

Como se não bastasse a dezena de recusas que obteve, De Volta para o Futuro também quase teve outro nome.

Isso porque um dos executivos acreditava que as pessoas poderiam evitar assistir um filme com a palavra “futuro” no título e acabou sugerindo que mudassem o nome do para Space Man From Pluto.

4. Steven Spielberg interveio

Receosos em tomar a decisão errada sobre a mudança do nome, Bob Gale e Robert Zemeckis decidiram pedir a opinião do grande Steven Spielberg.

Spielberg então escreveu um engraçado memorando para o executivo e De Volta para o Futuro teve seu nome mantido.

5. Previsões do World Series

Desde 1997 alguns boatos circulam dizendo que o filme fez uma previsão, isso porque o personagem Marty McFly viaja até outubro de 2015 e vê que o Chicago Cubs havia ganhado a World Series.

Coincidentemente, em 2015 de fato houve uma competição, mas o time acabou sendo derrotado pelo New York Mets.

6. A amizade de Marty McFly e Doc

Como a amizade entre os dois personagens começou? Essa dúvida era comum entre os fãs da franquia, até que o próprio Bob Gale a respondeu, em 2011.

De acordo com ele, “Marty entrou furtivamente no laboratório de Doc e ficou fascinado por todas as coisas legais que havia lá. Quando Doc o encontrou, ficou encantado ao descobrir que Marty o achava legal e o aceitava pelo que ele era. Ambos eram ‘ovelhas negras’ em seus respectivos ambientes. Doc deu a Marty um emprego de meio período para ajudar com experimentos, cuidar do laboratório, cuidar do cachorro, etc”. Dúvida esclarecida!

7. Uma geladeira

Foi revelado que nos primeiros rascunhos do roteiro, a máquina do tempo era feita de uma geladeira velha.

Gale compartilhou que “no segundo rascunho, seria uma ‘câmara do tempo’, não muito diferente de uma geladeira, e Doc Brown teve que carregá-la na traseira de seu caminhão.”

8. Um chimpanzé de estimação

Originalmente, Doc Brown tinha um chimpanzé de estimação, porém, Sid Sheinberg, o chefe da Universal, disse que havia pesquisado e descoberto que nenhum filme envolvendo o animal rendia dinheiro.

É por esse motivo que trocaram o animal por um cachorro.

9. Pizza Hut e óculos de sol

Na década de 1980, a Pizza Hut fez um ato promocional de divulgação do filme e vendeu pares de óculos de sol, os mesmos do longa-metragem, por $1.99.

Ainda hoje é possível encontrar os óculos à venda no Ebay.

10. Princesa Diana na première

Em 1985, quando o filme estreou nas telonas, a antecipação do sucesso era tão grande que a première, que aconteceu em Londres, contou com presenças ilustres.

A própria Princesa Diana compareceu e prestigiou a estreia.

11. O presidente Ronald Reagan

Há muitos anos circulam boatos de que o papel de prefeito de Hill Valley em De Volta para o Futuro III foi oferecido a Ronald Reagan, mas que ele recusou.

O que se sabe, de fato, é que o ex-presidente chegou a organizar uma exibição do longa na Casa Branca e que sua esposa também era uma grande fã do filme. Em 1986, Reagan até citou a trama em seu discurso sobre o Estado da União, dizendo: “Para onde vamos, não precisamos de estradas.”

de volta ao futuro

Michael J. Fox e Christopher Lloyd, os protagonistas do filme

12. Tom Wilson e um cartão de respostas automáticas

O ator Tom Wilson, que interpretou o valentão Biff em De Volta para o Futuro, já estava de saco cheio de sempre ter que responder as mesmas perguntas em relação ao filme.

Pensando nisso, e adiantando o processo, ele começou a levar consigo um cartão que respondia a todas as perguntas que lhe eram feitas com mais frequência.

13. John DeLorean agradeceu Bob Gale por De Volta para o Futuro

É indiscutível que o filme impactou diversos segmentos ao redor do mundo. John DeLorean, o visionário que criou um carro esportivo que se tornou uma espécie máquina de viajar, enviou a Bob Gale uma nota de agradecimento por mostrar o veículo no filme: “Obrigado por manter o meu sonho vivo.”

14. Hill Valley High School da vida real

A escola representada no filme foi ambientada em um colégio real chamado Whittier High School, localizado em Whittier, na Califórnia.

Entre os seus ex-alunos está ninguém menos que Richard Nixon.

15. Menção a Richard Nixon

No decorrer do filme, uma página do jornal Hill Valley Telegraph é mostrada, e nela lê-se: “Nixon buscará o quinto mandato; Jura o fim da Guerra do Vietnã em 1985.”

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.