O que você ainda não sabe sobre os filmes da franquia
Em 1985, o mundo da ficção científica foi alterado pra sempre com a chegada do filme De Volta para o Futuro, dirigido por Robert Zemeckis e escrito por Zemeckis e Bob Gale.
O enredo acompanha o adolescente Marty McFly, que é transportado para 1955, quando uma experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Ele viaja pelo tempo em um carro modificado e acaba conhecendo seus pais ainda na juventude.
O sucesso rendeu ao filme uma saga composta por três volumes, além de uma identidade firmada no imaginário da cultura pop.
1. O roteiro foi rejeitado mais de 40 vezes
É isso mesmo que você leu! Embora hoje em dia seja considerado um clássico contemporâneo, o filme De Volta para o Futuro teve seu roteiro rejeitado mais de 40 vezes por todos os grandes estúdios.
De acordo com o roteirista Bob Gale, as empresas afirmavam que esse tipo de filme não rendia nenhum dinheiro e sugeriam que eles oferecessem a obra para a Disney, pois afirmavam que a história era muito “doce.”
2. A Disney também rejeitou o roteiro
Ironicamente, enquanto os executivos de outras empresas sugeriam que o filme seria adequado para a Disney, os produtores acreditavam que a história era muito atrevida para eles.
Vale ressaltar que os tempos eram outros e que a Disney ainda operava sob um regime que foi alterado. Ao ler o enredo, um dos executivos afirmou: “Vocês estão malucos? Não podemos fazer um filme como este. Você tem o filho e a mãe no carro dele! É incesto. Isso é a Disney. É muito sujo para nós!”
3. Space Man From Pluto
Como se não bastasse a dezena de recusas que obteve, De Volta para o Futuro também quase teve outro nome.
Isso porque um dos executivos acreditava que as pessoas poderiam evitar assistir um filme com a palavra “futuro” no título e acabou sugerindo que mudassem o nome do para Space Man From Pluto.
4. Steven Spielberg interveio
Receosos em tomar a decisão errada sobre a mudança do nome, Bob Gale e Robert Zemeckis decidiram pedir a opinião do grande Steven Spielberg.
Spielberg então escreveu um engraçado memorando para o executivo e De Volta para o Futuro teve seu nome mantido.
5. Previsões do World Series
Desde 1997 alguns boatos circulam dizendo que o filme fez uma previsão, isso porque o personagem Marty McFly viaja até outubro de 2015 e vê que o Chicago Cubs havia ganhado a World Series.
Coincidentemente, em 2015 de fato houve uma competição, mas o time acabou sendo derrotado pelo New York Mets.
6. A amizade de Marty McFly e Doc
Como a amizade entre os dois personagens começou? Essa dúvida era comum entre os fãs da franquia, até que o próprio Bob Gale a respondeu, em 2011.
De acordo com ele, “Marty entrou furtivamente no laboratório de Doc e ficou fascinado por todas as coisas legais que havia lá. Quando Doc o encontrou, ficou encantado ao descobrir que Marty o achava legal e o aceitava pelo que ele era. Ambos eram ‘ovelhas negras’ em seus respectivos ambientes. Doc deu a Marty um emprego de meio período para ajudar com experimentos, cuidar do laboratório, cuidar do cachorro, etc”. Dúvida esclarecida!
7. Uma geladeira
Foi revelado que nos primeiros rascunhos do roteiro, a máquina do tempo era feita de uma geladeira velha.
Gale compartilhou que “no segundo rascunho, seria uma ‘câmara do tempo’, não muito diferente de uma geladeira, e Doc Brown teve que carregá-la na traseira de seu caminhão.”
8. Um chimpanzé de estimação
Originalmente, Doc Brown tinha um chimpanzé de estimação, porém, Sid Sheinberg, o chefe da Universal, disse que havia pesquisado e descoberto que nenhum filme envolvendo o animal rendia dinheiro.
É por esse motivo que trocaram o animal por um cachorro.
9. Pizza Hut e óculos de sol
Na década de 1980, a Pizza Hut fez um ato promocional de divulgação do filme e vendeu pares de óculos de sol, os mesmos do longa-metragem, por $1.99.
Ainda hoje é possível encontrar os óculos à venda no Ebay.
10. Princesa Diana na première
Em 1985, quando o filme estreou nas telonas, a antecipação do sucesso era tão grande que a première, que aconteceu em Londres, contou com presenças ilustres.
A própria Princesa Diana compareceu e prestigiou a estreia.
11. O presidente Ronald Reagan
Há muitos anos circulam boatos de que o papel de prefeito de Hill Valley em De Volta para o Futuro III foi oferecido a Ronald Reagan, mas que ele recusou.
O que se sabe, de fato, é que o ex-presidente chegou a organizar uma exibição do longa na Casa Branca e que sua esposa também era uma grande fã do filme. Em 1986, Reagan até citou a trama em seu discurso sobre o Estado da União, dizendo: “Para onde vamos, não precisamos de estradas.”
12. Tom Wilson e um cartão de respostas automáticas
O ator Tom Wilson, que interpretou o valentão Biff em De Volta para o Futuro, já estava de saco cheio de sempre ter que responder as mesmas perguntas em relação ao filme.
Pensando nisso, e adiantando o processo, ele começou a levar consigo um cartão que respondia a todas as perguntas que lhe eram feitas com mais frequência.
13. John DeLorean agradeceu Bob Gale por De Volta para o Futuro
É indiscutível que o filme impactou diversos segmentos ao redor do mundo. John DeLorean, o visionário que criou um carro esportivo que se tornou uma espécie máquina de viajar, enviou a Bob Gale uma nota de agradecimento por mostrar o veículo no filme: “Obrigado por manter o meu sonho vivo.”
14. Hill Valley High School da vida real
A escola representada no filme foi ambientada em um colégio real chamado Whittier High School, localizado em Whittier, na Califórnia.
Entre os seus ex-alunos está ninguém menos que Richard Nixon.
15. Menção a Richard Nixon
No decorrer do filme, uma página do jornal Hill Valley Telegraph é mostrada, e nela lê-se: “Nixon buscará o quinto mandato; Jura o fim da Guerra do Vietnã em 1985.”