Skip to main content

A história é baseada no livro best-seller The Expatriates, de Janice Y. K. Lee

Ambientada em Hong Kong, Expatriadas é uma daquelas séries que toca na alma do espectador, causando desconforto e angústia. A produção, estrelada por Nicole Kidman, tem como foco uma tragédia que abala por completo a vida de uma família americana e de todos a sua volta.

Continua após a publicidade..

Para quem procura a palavra “expatriado” no dicionário, vai encontrar seguinte definição: aquela pessoa que reside de maneira temporal ou permanente em um país estrangeiro. No entanto, na tama dirigida por Lulu Wang, a palavra ganha um contorno ainda maior.

Margaret (Nicole Kidman) muda com a família para a cidade asiática por conta do emprego do marido. Sua vida é repleta de privilégios, e perfeita aos olhos da maioria, mas entra em choque com a realidade dos trabalhadores locais, que também encontram-se fora de sua pátria (a maioria das empregadas domésticas são Filipinas, em busca de melhores condições de vida). Brian Tee interpreta o marido de Margaret.

Continua após a publicidade..

A vida dessa família muda por completo após o desaparecimento do filho mais novo Gus, por conta do descuido da jovem Mercy (Ji-young Yoo). A partir daí, a personagem vive uma saga angustiante de uma mãe que procura pelo filho, sem respostas, e sem o conforto e apoio de sua cidade natal. A angústia, o desespero, está em cada um dos seis episódios da série e move toda a jornada.

Ao mesmo tempo Mercy, que se define como uma coreana americana, busca encontrar a sua identidade em um país estrangeiro. A garota não enquadra no padrão social de suas amigas, não é reconhecida por sua nacionalidade e não tem rumo definido para sua própria vida. As suas decisões são apenas focadas no presente, e ela está em fuga. De seu passado e da culpa que carrega por conta do sumiço do garoto.

A terceira narrativa que cruza a história de Margaret e Mercy é a de Hilary (Sarayu Blue). Indiana, a personagem abandonou os traumas de seu lar para tentar uma nova vida Hong Kong. Ela também tem uma vida cercada de privilégios, mas não pretende seguir a vida estipulada por suas crenças. Hilary é o grande apoio de Margaret durante toda a narrativa, mesmo que o caso tenha afetado por completo o seu casamento.

Expatriadas não é uma série que lhe dará respostas. Pelo contrário, a produção é extremamente competente em tocar em sentimentos avassaladores. É uma narrativa que fala sobre a perda, sobre o luto e a força para seguir em frente nas situações mais impossíveis. É também um relato sobre a cidade asiática que está em busca de sua própria identidade. Que fala diversos idiomas, que recebe estrangeiros de todo o mundo e, que ao mesmo tempo, não se reconhece parte do território chinês.

Nos bastidores, Nicole Kidman atua como produtora executiva da série com Per Saari para Blossom Films (Nove Desconhecidos), junto com a roteirista australiana Alice Bell (The Beautiful Lie). Jack Huston (Casa da Gucci) interpreta o marido de Hilary.

Trailer de Expatriadas

A série de drama é dividida em seis partes. Os dois primeiros episódios estreiam em 26 de janeiro e depois são exibidos semanalmente no Prime Video.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".