Chucky: quantos filmes da franquia de terror existem?

0

Em outubro de 2021, o temido e brutal personagem Chucky voltou para as telas em uma nova série que leva o seu nome. Criada por Don Mancini, a produção se trata de uma continuação direta do sétimo filme da franquia, O Culto de Chucky.

A premissa da série gira em torno do terror que o boneco desperta na cidade de Hackensack. Tudo começa quando um garoto de 14 anos, Jake Wheeler, compra um boneco Good Guy em uma venda de garagem. Seu intuito era usar o brinquedo para um projeto da escola, mas a compra acaba se tornando um pesadelo quando ele descobre que o boneco está possuído pela alma do assassino em série Charles Lee Ray, também conhecido como Chucky.

Abordando temas como bullying, sexualidade e muitos assassinatos, a série tem um tom jovial, embora sombrio. Rosto já conhecido pelos fãs da franquia, John participou do filme de 2000, O Filho de Chucky, mas seu retorno será com um personagem inteiramente novo e instigante. Ele interpreta Wendell Wilkins, o excêntrico criador da linha de bonecos Good Guy, à qual o Chucky pertence.

Para esses episódios, o dublador original do personagem, Brad Douriff, reassumiu seu posto. Jennifer Tilly, responsável por dar voz à noiva do personagem.

Conheça os brinquedos assassinos mais assustadores do cinema

A produção teve três temporadas.

A franquia de Chucky

Também conhecida como Brinquedo Assassino, a franquia de terror de Chucky ultrapassa as barreiras de tempo e tem se mantido relevante e duradoura desde a época de seu primeiro lançamento, que aconteceu em 1988.

O primeiro longa remete ao começo da história e acompanha um boneco possuído pelo espírito de um serial killer que vai parar nas mãos de um garotinho. A recepção do filme foi gigantesca e seu sucesso rendeu a trilogia oficial, que foi seguida de Brinquedo Assassino 2 (1990) e Brinquedo Assassino 3 (1991).

A sinopse oficial do segundo volume conta que dois anos após a morte do personagem, os restos do boneco são recuperados e remontados pela Play Pals Corporation, a fabricante dos bonecos Good Guy, a fim de tranquilizar seus acionistas após a publicidade negativa dos assassinatos relacionados ao brinquedo. Durante o processo, ocorre uma oscilação de energia e um dos trabalhadores da linha de montagem é morto por eletrocussão. O ocorrido acaba resultando também na ressuscitação de Chucky.

Já em 2021, no terceiro longa, o boneco se infiltra na academia militar onde Andy está matriculado. Com sede de vingança, mesmo passados oito anos do último ocorrido, o boneco provoca diversas mortes com o intuito de destruir de vez o garoto que o derrotou.

Séries de terror assustadoras que você precisa assistir

Nova sequência da saga de terror

brinquedo assassino série de tv

Após o sucesso de público e de crítica, a trilogia original já havia se popularizado e enraizado na cultura pop. Nos anos 1990, a franquia foi retomada, mas batizada apenas com o título Chucky e quatro novos filmes foram divulgados.

A nova sequência foi lançada ao longo de quase trinta anos e está composta por A Noiva de Chucky (1998), O Filho de Chucky (2004), A Maldição de Chucky (2014) e O Culto de Chucky (2017).

Em 1998, Tiffany, a noiva de Chucky, consegue resgatar os restos dele que estavam sendo guardados como evidência policial. Com o auxílio de uma agulha, linha e de uma caixa cheia de pedaços de bonecas velhas, ela consegue refazê-lo. Através de um ritual vudú, ela faz com que sua alma também volte para o boneco. Porém, os dois se desentendem e Chucky acaba trancado em uma pequena jaula com uma boneca vestida de noiva.

Em 2004, uma nova geração foi apresentada aos fãs. Glen, um boneco de ventríloquo, filho de Chucky e de Tiffany, ressuscita seus pais na tentativa de entendê-los. Horrorizado ao constatar como eles são maus, ele inutilmente tenta impedi-los de matar.

Filmes de terror: dos antigos aos mais assustadores

Pulando dez anos, em 2014, A Maldição de Chucky contou a história de Nica (Fiona Dourif) que recebe a visita de sua autoritária irmã Barb, que vem para ajudar nos arranjos do funeral de sua mãe que cometeu suicídio. A filha de Barb traz um boneco ruivo que chegou curiosamente pelos correios. Quando uma série de assassinatos aterroriza a vizinhança, Nica começa a suspeitar que o brinquedo talvez tenha alguma relação com esses fatos e constata o pior.

O Culto de Chucky foi lançado em 2017 e outra vez acompanha Nica Pierce, que agora está cumprindo pena em um hospital psiquiátrico após ser acusada pelos crimes que o boneco Chucky cometeu no último filme, e o único que pode ajudá-la é Andy Barclay, o primeiro a enfrentar o boneco. Andy agora é um adulto, mas derrotar Chucky outra vez não será uma tarefa fácil, principalmente porque Tiffany reaparece para ajudar seu noivo.

Dois anos após o lançamento de O Culto de Chucky, a franquia foi reiniciada. Dirigido por Lars Klevberg e com roteiro de Tyler Burton Smith, o reboot voltou às suas origens e mais uma vez recebeu o título de Brinquedo Assassino. Essa versão trouxe para as telas a imagem de um boneco futurista, com uso da inteligência artificial, e o resultado dividiu opiniões.

Após essa produção, a série de Chucky chegou ao público em 2021 como uma sequência dos acontecimentos narrados em 2017 no filme O Culto de Chucky.