A série Girls tinha tudo para ser uma imitação mais juvenil de Sex and The City: quatro amigas, com idade média de 25 anos, que vão morar em Nova York em busca de uma carreira de sucesso e de um grande amor. Além disso, a protagonista, assim como Carrie Bradshaw, sonha em ser uma escritora famosa. Entretanto, a grande aposta da HBO mostrou-se mais do que um seriado. Graças a sua criadora Lena Dunham, os episódios tornaram-se um retrato dos recentes adultos da pós-recessão americana e da nova geração que busca independência e rebeldia, mas que não dispensa conforto e ajuda financeira dos pais.
Em Girls, Lena Dunham combate estética da mulher perfeita
Não há roupas glamorosas, residências luxuosas de Manhattan e ostentação. Dunham, que também interpreta a protagonista Hannah Horvath, tem como premissa retratar a realidade com humor sutil e irônico. “As pessoas assistem Sex and The City e pensam: ‘Eu gostaria muito de ser Carrie Bradshaw!’ e depois elas vêem a Hannah e pensam: ‘Meus Deus, eu costumava ser como ela, ou ‘Eu sou ela’”.
Pais de Lena Dunham colaboram para o roteiro de Girls
Um dos assuntos mais polêmicos que envolve Girls é a quebra da estética em relação a beleza imposta para as mulheres na sociedade contemporânea. Dunham, que possui alguns quilinhos a mais, aparece nua e interpreta cenas de sexo, que chegam a ser comentadas mais pelo realismo, do que por uma possível aversão. Neste ponto, a criadora de Girls inova na intenção de mostrar visualmente, em um canal de TV renomado, que todos podem desfrutar do prazer independente de sua forma física.
Hannah é fiel ao telespectador ao revelar suas inseguranças, sua péssima autoestima e seus terríveis medos de se tornar uma mulher fracassada e solitária. As suas companheiras também mantêm a mesma sintonia: Marnie (Allison Williams) oscila entre frustração e carência em relação aos amigos e ao ex-namorado; Jessa (Jemina Kirke), com espírito de mulher livre e independente, precisa lidar com as consequências de um casamento impulsivo; e Shoshanna (Zosia Manet) retrata uma virgem tardia que começa a entender melhor o universo masculino.
Lena Dunham apresenta piloto de nova série para HBO
Dunham, com sua repentina fama de celebridade, é considerada a voz de sua geração. Suas opiniões e frases publicadas no Twitter passaram a ser divulgadas e reproduzidas por todos os fãs da série. Ela compartilha o estilo de vida “famoso” que sua personagem Hannah quer, mas é muito preguiçosa para batalhar. No meio deste turbilhão, é significativo perceber a intensa e franca ligação que a atriz estabeleceu com seu público. Afinal de contas, é difícil representar uma geração pós-crise econômica quando se obtém tanto sucesso.
Andrew Rannells retorna ao elenco de Girls