Skip to main content

Ela participou de produções como Você e Pânico

Jenna Marie Ortega nasceu em 27 de setembro de 2002, no Coachella Valley, Estados Unidos. A jovem atriz vem chamando a atenção do público e da mídia há alguns anos, mas foi através da sensacional Wandinha que ela cravou seu nome no alto escalão de Hollywood.

Jenna é descendente de mexicanos e americanos, e é a quarta de seis irmãos. Desde muito jovem ela já demonstrava talento para as artes cênicas iniciando sua carreira ainda na infância. Quando completou oito anos, a mãe e seu agente da época começaram a conseguir diversos testes e, em 2012, ela conseguiu seu primeiro papel em Rob. Posteriormente ela fez uma pequena participação em CSI: NY.

O ano de 2013 marcou sua estreia no cinema, com uma participação no filme Homem de Ferro 3, ela fazia a filha do vice-presidente. Logo em seguida Jenna estrelou o terror Sobrenatural: Capítulo 2, dando vida a Annie. Ambas as franquias foram sucessos de bilheteria, fazendo com que Jenna Ortega se tornasse um rosto conhecido na industria.

Ao interpretar a versão infantil de Jane na comédia Jane the Virgin (2014-2019), a pequena Jenna recebeu elogios do público e da crítica. Já em 2015 ela foi escalada para o elenco principal de Riquinho, interpretando Darcy, uma golpista que gasta o dinheiro de Richie.

Seu primeiro prêmio veio com a interpretação de Harley Diaz na série A Irmã do Meio (2016-2018), onde Jenna ganhou um Imagen Award. Durante esse período, Jenna também integrou o elenco de Elena de Avalor, uma produção da Disney, na qual ela dublou a Princesa Isabel.

LEIA MAIS  Segundas Intenções: filme da década de 1990 ganha nova série

As participações em produções para a televisão e cinema foram aumentando, e o rosto de Jenna ficou cada vez mais conhecido e disputado na indústria. Mas foi com o seriado Wandinha que Ortega consolidou seu nome na lista dos queridinhos da indústria do cinema.

Wandinha: a anti-heroína da TV

A Família Adams é uma daquelas histórias atemporais que conseguem conquistar gerações, e diferentemente das versões anteriores. A série Wandinha tem foco nessa personagem adolescente, gótica, cheia de segurança, questionadora e extremamente magnética.

A escolha de Ortega para o papel principal foi muito assertiva, e a jovem deu um novo fôlego para a história, e o sucesso foi imediato. A série está na lista de populares da Netflix e acumula mais de 400 milhões de horas assistidas. Surpreendente!

Todo esse sucesso se dá a um conjunto de fatores: a excelente direção de Tim Burton, um elenco com nomes de peso, uma ambientação perfeita e muitos outros itens podem ser listados. Mas tudo falharia caso a protagonista não conseguisse dar personalidade a essa personagem fantástica, e Jenna não só deu personalidade como fez o mundo se abrir para o estranho e o diferente, gerando uma identificação imediata. Afinal, de perto somos todos um pouco Wandinha, não é mesmo?

Jenna conseguiu se distanciar da versão clássica e primorosa de Christina Ricci. Ela fez a junção de carisma e sarcasmo, do sombrio e do tipicamente adolescente, do terror e da fragilidade, e construiu uma Wandinha única e ao mesmo tempo semelhante a todos nós.

Outro fator que agradou muito os espectadores foi o amadurecimento da personagem. Na série, a personagem não é mais uma criança sombria, mas um jovem diferente, esperta e interessante, com algumas excentricidades, mas absolutamente magnética.

LEIA MAIS  'Turma da Mônica - Origens' tem versão +70 dos personagens

E durante essa construção impecável somos presenteados com a cena da dança, que acabou viralizando em todo o mundo nas diversas redes sociais. Na cena vemos Wandinha dançar livremente, sem se preocupar com o que as outras pessoas vão achar dela. E convenhamos, quem nunca teve vontade de agir assim? E são esses sutis e deliciosos pontos de ligação que nos aproximaram da série.

Mesmo com alguns problemas relacionados ao elenco, a Netflix já confirmou a segunda temporada, para loucura dos fãs ao redor do mundo. A data de estreia ainda é incerta.

Séries e filmes

Com apenas 20 anos a atriz coleciona diversos trabalhos em seu currículo, acompanhe agora os principais.

– Em 2012 Jenna começou a despertar para o estrelato e fez duas pequenas participações em Rob, uma série de TV, e em CSI: NY como Aimee Moore.

– Já em 2013, vemos a atriz em Homem de Ferro 3, onde interpretou a filha do vice-presidente dos Estados Unidos. Em Days of Our Lives ela dá vida a Hayley. No filme Sobrenatural: Capítulo 2 ela interpreta Annie, enquanto participa de dois episódios de Deadtime Stories.

– As participações da jovem atriz aumentaram exponencialmente em 2014 e podemos vê-las em: Os Batutinhas: Uma Nova Aventura, como Mary Ann; em Rake, ela vive Zoe Leon durante 7 episódios; Jenna também faz uma participação especial em Awesomeness TV, como Lily. No mesmo ano ela atua em Young Love, O Segredo Além do Jardim, Adorável Mafioso e Know It All Nina, em que interpretou Nina em 11 episódios. Ela também vive a versão jovem de Jane em Jane the Virgin, ao longo de 30 episódios.

LEIA MAIS  Odete não muda e será má no remake de 'Vale Tudo'

– O ano de 2015 também foi de muito trabalho para Jenna Ortega. Podemos acompanhá-la na série Riquinho Rico, em que ela dá vida a Darcy durante 11 episódios; The Massively Mixed-Up Middle School Mystery, interpretando Elena Mendoza, e em Pura Vida como Anna.

– Na série A Irmã do Meio ela interpreta Harley Diaz em 57 episódios (transmitida de 2016 a 2018).

– Em 2017, ela participa de comerciais e estreia Elena de Avalor, uma animação que foi sucesso na época, e Jenna dava voz a Princesa Isabel em cinco episódios.

– Em 2018, participou da série Bizaardvark, além do programa da Disney Channel intitulado Stars: Legendary. Esteve em Uma Grande Amizade, como Daw, e em Man of the House, como Elena.

– Em 2019, Jenna atuou em Girl Code, como Olivia; Wyrm, como Suzie; Elena of Avalor: Discovering the Magic Within, interpretando novamente a princesa Isabel; e na série Você, como Ellie Alves.

– Jenna conversa muito bem com filmes de terror, em 2022 ela estrelou Pânico como Tara Carpenter; Terror no Estúdio 666, em que viveu Skye Willow; e X – A Marca da Morte, como Lorraine. Em 2023, ela voltou a interpretar Tara Carpenter na sequência Pânico 6.

Podemos esperar muitos trabalhos impressionantes dessa jovem e talentosa atriz, que a cada série e filme consegue superar as expectativas tanto de seu público como da crítica.

pânico 5

Jenna Ortega em Pânico 

Organize sua maratona com o nosso Planner!