Karatê Kid: os melhores ensinamentos do Senhor Miyagi » Pop Séries
Cobra KaiCuriosidades

Karatê Kid: os melhores ensinamentos do Senhor Miyagi

Por 4 de janeiro de 2021 Sem Comentários
karatê kid

Nariyoshi Miyagi é um dos personagens mais queridos da franquia Karatê Kid. O sensei teve uma vida interessante, principalmente quando mudou-se de Okinawa para os Estados Unidos, onde se tornou um oficial militar altamente condecorado e estimado. Depois de perder sua esposa e filho devido à complicações no parto, Miyagi esteve sozinho até conhecer Daniel LaRusso, um menino atormentado por valentões em sua escola e que precisava de sua ajuda.

O ator Pat Morita, que viveu o personagem faleceu em 2005 antes que pudesse participar do retorno da história em Cobra Kai, série da Netflix que acabou de ganhar uma terceira temporada.

Mas os ensinamentos do Senhor Miyagi permaneceram – e vamos relembrar alguns deles (veja o vídeo abaixo):

PUBLICIDADE

“Daniel-San, você encara a vingança assim, comece cavando dois túmulos”

Miyagi sabia que a melhor forma de vingança é simplesmente viver bem e forçar seus inimigos a reexaminar seu próprio caminho na vida. Além disso, aqueles que buscam vingança, por mais justificada que pareça, correm o risco de autodestruição pessoal.

Cobra Kai: o que esperar da 4ª temporada da série

“Aqui estão duas regras do karatê Miyagi. Regra número um: karatê apenas para defesa. Regra número 2: primeiro aprenda a regra número um!”

O Sr. Miyagi era um adversário ferrenho de qualquer pessoa que ensinasse artes marciais em prol do fortalecimento pessoal ou do ego. Ele sabia que o karatê foi criado apenas para autodefesa e seu mantra se opunha a todas as formas de ensino que encorajavam a violência, como o Cobra Kai.

“Para um homem sem perdão no coração, a vida é um castigo pior do que a morte”

O Sr. Miyagi colocou John Kreese literalmente de joelhos depois de confrontá-lo no estacionamento do torneio de All Valley. Kreese se enfureceu depois que Johnny Lawrence perdeu o torneio e quase levou o seu aluno para o hospital.

“Aluno ruim não existe, apenas professor ruim. O professor fala, o aluno faz”

O Sr. Miyagi mostrou que os alunos seguem as diretrizes e princípios estabelecidos por seus professores. A sugestão era examinar a causa raiz do problema, ao invés do comportamento do aluno, e questionar as lições que eles estavam recebendo. Afinal, ninguém é perfeito.

“Karatê aqui [toca a cabeça]. Karatê aqui [toca o coração]. Karatê nunca aqui [toca a barriga]!”

Miyagi sabia muito bem que Daniel estava em uma encruzilhada em sua vida. Ele era um menino sem um pai sendo intimidado na escola. Se sua raiva não fosse controlada, poderia levar o protagonista a um caminho perigoso em sua vida.

As melhores lutas da série Cobra Kai

“Lição não só de karatê. Lição para a vida inteira! A vida inteira tem equilíbrio, tudo ficará melhor”

O Sr. Miyagi usou o karatê como autodefesa, mas também como uma lição filosófica. Ele encorajou seus alunos a desacelerar e ver a vida além do contexto do dojo. Ao ensinar Daniel a encontrar equilíbrio em todos os aspectos de sua vida, ele foi capaz de moldar o espírito do aluno e ajudá-lo a encontrar uma harmonia que estava faltando até aquele momento.

Pop Séries

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.

Sem Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pop Séries. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pop Séries poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Leave a Reply