Skip to main content

Lançado em 4 de outubro, o documentário Beckham já liberou as quatro partes que contam sobre a carreira e a vida pessoal do ex-jogador de futebol. Os vídeos e entrevistas estão disponíveis na Netflix.

Continua após a publicidade..

A série revisita a trajetória de um dos maiores artilheiros europeus da história, além de trazer falas de familiares, colegas de profissão e amigos, seguindo uma visão intimista de quatro décadas de carreira como atleta e empresário.

Essa é uma produção original da Netflix, com direção de Fisher Stevens, vencedor do Oscar de Melhor Documentário Longa-Metragem por The Cove (2009).

Continua após a publicidade..

Formato

O formato do documentário Beckham segue um padrão comum em conteúdos de atletas do futebol, com imagens exclusivas de arquivo, entrevistas íntimas com os personagens principais e pausas reflexivas que agregam uma carga dramática. 

Embora pareça repetitivo, a trajetória do atleta funciona com essa fórmula, conquistando os fãs e aproximando-os com uma visão mais cativante da vida do ex-jogador inglês. Além disso, também traz detalhes da convivência com sua esposa, a estrela pop Victoria Beckham.

A divisão ocorreu em quatro episódios, cada um com pouco mais de uma hora de duração, mantendo uma narrativa linear para abordar melhor os diferentes cenários e ambientes da vida de Beckham.

Sendo uma aposta no futebol desde o início da carreira, as primeiras partes falam sobre sua jornada, seus colegas de profissão e depoimentos de pessoas que o acompanharam desde o começo.

Enquanto isso, o documentário também mescla aspectos da vida pessoal, mostrando a presença da família e dos amigos ao longo do caminho.

A imagem do casal Beckham é predominante em vários momentos, mas a produção também visa equilibrar as relações-públicas com os fãs e torcedores, que estão presentes em diversas passagens.

Ainda, traz questões delicadas, como os rumores de infidelidade de David, mas mantém de maneira superficial, focando na autenticidade do jogador e nas filmagens íntimas sobre a sua vida.

Apesar disso, a série conta uma história completa dos bastidores da vida de David Beckham, indo além dos campos e mostrando como ele se consagrou uma verdadeira estrela global entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000.

O que diz a crítica

Por outro lado, os críticos do documentário Beckham apontam como ele segue uma fórmula que a Netflix estabeleceu para falar sobre famosos, especialmente atletas, incluindo muitos acervos pessoais e filmagens da família.

As imagens raras e entrevistas mais impactantes trazem figuras-chave em sua carreira, incluindo os técnicos Alex Ferguson e Fabio Capello, além de ex-colegas de equipe como Ronaldo, Roberto Carlos, Eric Cantona e Luis Figo.

Dessa forma, acrescenta profundidade à narrativa, proporcionando aos espectadores uma visão íntima do mundo privado dos Beckham e do universo do futebol.

Por outro lado, o jogador parece estar hesitante em apresentar seus relacionamentos para o público, e, muitas vezes, existe o foco na personalidade e em imagens selecionadas cuidadosamente por ele e pela produção.

Além disso, existe pouco foco na carreira de empresário de David Beckham, embora tenha sido parte essencial da sua profissão, o levando, por exemplo, a formar o time onde Messi joga atualmente, protagonista em todos os palpites de futebol dos campeonatos americanos.

Assim, é um documentário para recordar os anos de ouro do jogador, principalmente, com uma narrativa completa de dois personagens, considerando a presença de Victoria em toda a narrativa.

Dessa forma, une futebol e cultura pop, com riqueza em detalhes e filmagens atrativas para os fãs que desejam relembrar a carreira do atleta e ver mais sobre sua família. Com direção premiada e diversas participações especiais, é um lançamento que atraiu o público e conseguiu boas visualizações no streaming.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.