Skip to main content

Conheça a jornada da rainha dos elfos

O escritor J.R.R. Tolkien é conhecido por ter criado algumas das obras literárias mais fantásticas e aclamadas dos tempos atuais. Entre elas, está a saga O Senhor dos Anéis, que além de ter vendido milhares de exemplares de livros ao redor do mundo por décadas, ganhou adaptação para o cinema e, mais recentemente, uma série para o streaming. Dentre centenas de personagens inesquecíveis criados por Tolkien está a elfa Galadriel, que conquistou incontáveis corações no decorrer dos anos.

A personagem originalmente apareceu em cinco livros da saga principal, sendo eles; A Sociedade do Anel, lançado em 29 de julho de 1954; O Retorno do Rei, de 1955; O Silmarillion, datado de 1977; Contos Inacabados; e por último Beren e Lúthien.

História de Galadriel

Nos livros, Galadriel nasceu em Valinor nos anos das Árvores. Ela era considerada a senhora dos bosques de Lothlórien, que foram governados ao lado de seu marido, o Celeborn.

Continua após a publicidade..

Há vários relatos sobre a personagem no livro Contos Inacabados, e embora a cronologia de sua história por vezes se embaralhe. Afinal, são muitos nomes que aparecem em vários volumes, alguns fatos sobre ela a tornam uma personagem extremamente importante e indispensável na franquia.

Detentora de muita beleza e força, Galadriel era uma das maiores elfas da Terra Média. Era ela quem portava Nenya, um dos três procurados anéis do poder élfico.

Ela tem uma aura etérea e vem de uma linhagem muito importante. Seu pai, Finarfin, era o príncipe de Noldor, o que consequentemente a tornou uma princesa. Além disso, ela é sobrinha de Fëanor, que foi o primeiro rei de Noldor. Filha mais nova de uma grande família, Galadriel tem quatro irmãos e são eles: Finrod, Orodreth, Angrod e Aegnor.

Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder

Série Os Anéis de Poder

Os anéis

Item mais importante e que dá sentido a todo o enredo da saga, os anéis do poder são artefatos que foram criados na Segunda Era da Terra Média por influência de Annatar.

Leia mais:   Quem eram as criaturas de 'O Elo Perdido'?

Apenas três dos 20 anéis existentes ficou sob o domínio dos elfos, sendo que um deles pertence a Galadriel. Nenya, como é chamado, representa o anel da água.

Esse fato é um dado importante para medir a real força da senhora dos bosques de Lothlórien, afinal, os anéis são detentores de grande poder.

A força de Galadriel

Conforme contado anteriormente, a elfa é dona de muita força, sendo considerada uma das mais poderosas de todo o universo. É de conhecimento que próprio autor J.R.R. Tolkien aparentava nutrir um grande carinho pela personagem que criou.

Além de ter uma fonte de poder intrínseca de seu ser, ela também consegue se comunicar através de pensamentos, como uma forma de telepatia, além de, por vezes, poder ter vislumbres do futuro, dom que mostrou na prática para Frodo em A Sociedade do Anel.

Galadriel nos cinemas

Para a adaptação cinematográfica, a atriz Cate Blanchett foi escalada para viver a poderosa elfa e a sua interpretação agradou bastante os apaixonados fãs da saga. Vencedora de diversos importantes prêmios, com ênfase para dois Oscars, quatro Globos de Ouro, três SAG Awards e quatro BAFTA, a renomada artista acrescentou um importante peso ao papel.

Em ordem, os longas foram: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

Leia mais:   Família Addams: quantas séries existem?

Além de ter aparecido em todos os volumes da trilogia citada acima, Galadriel também teve presença marcada nos longas de O Hobbit, que chegaram às telonas uma década depois do término da saga principal. Os filmes são Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014).

Os Anéis de Poder

 

Com produção original da Amazon, a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi lançada em 2022 e teve a importante missão de suprir as altas expectativas de uma legião de fãs.

Com altíssimo custo de produção, a trama se tornou a mais cara a ser feita até os dias atuais, além de alcançar o feito de ter sido a mais assistida entre todas as que já foram produzida pelo streaming.

Em sua sinopse oficial, um grupo de guerreiros enfrenta o ressurgimento do mal na Terra Média em uma época de aparente paz. “Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa, o legado desses heróis é maior do que suas vidas”.

O seriado foi criado por Patrick McKay e J.D. Payne e a estimativa é que ele seja produzido até sua quinta temporada. O drama, que é um prequel, ou seja, se passa antes dos eventos ocorridos em O Senhor dos Anéis, é ambientado milhares de anos antes de A Sociedade do Anel.

Galadriel na série

Notícia excelente para os fãs da poderosa elfa, na série Os Anéis do Poder Galadriel é uma das personagens centrais. Com isso, a história dela, assim como a dimensão de seu imenso poder, são abordados de uma forma mais profunda do que nos filmes.

Leia mais:   Qual era a trama de 'Tin Man: A Nova Geração de OZ'?

Nessa adaptação, quem dá vida à Galadriel é a atriz galesa Morfydd Clark, também conhecida por seus papéis em projetos como Saint Maud, A Vida Extraordinária de David Copperfield e His Dark Materials.

O enredo da série traz um mergulho na juventude e na jornada de Galadriel em uma tumultuada Terra Média. Ela é mostrada como uma jovem que ainda está descobrindo o seu próprio poder e tentando saber qual é o seu papel no mundo.

Outro detalhe é que a sua história está entrelaçada com outros personagens de muita importância, a exemplo do príncipe Noldore Celebrimbor, que era o último na linhagem da Casa de Fëanor, e de Sauron, antagonista da trilogia O Senhor dos Anéis e que chegou a forjar um dos anéis.

Outro enredo envolvendo Galadriel que é explorado em Os Anéis do Poder é o relacionamento dela com seu irmão, Finrod Felagund, um personagem conhecido dos livros, porém que não apareceu nos filmes. A dinâmica entre os dois é importante para adicionar ainda mais profundidade e oferecer uma visão sobre o passado dela que até então não era conhecida pelo público.

Organize sua maratona com o nosso Planner!