Firefly é, talvez, um das séries mais aclamadas do mundo geek. Criada por Joss Whedon (de Buffy, a Caça-Vampiros) e protagonistaza por Nathan Fillion, a atração ficou apenas por um ano no ar, de 2002 a 2003. O cancelamento precoce rendeu dois anos mais tarde a produção do longa-metragem Serenety: A Luta Pelo Amanhã (2005).
O seriado contava a história dos tripulantes da Serenity, que tentavam sobreviver em uma nova galáxia, após despovoação da Terra, no ano de 2517. O grupo tinha que enfrentar facções alienígenas e outros perigos na vastidão do espaço.
A produção conquistou o Emmy de melhor efeito especial em 2003 e também a atenção dos fãs de ficção científica. Confira, a seguir, 12 curiosidades sobre a série.
Netflix nega boatos sobre revival de Firefly
1. O Capitão Malcolm “Mal” Reynolds, interpretado Nathan Fillion, utilizou apenas um cavalo em toda a gravação da série. O nome do “ator animal” era Fred.
2. Em 2008, Neil Patrick Harris revelou a Entertainment Weekly que fez uma audição para viver Simon, papel que ficou para Sean Maher.
3. Joss Whedon escalou orginalmente Rebecca Gayheart (Dead Like Me) para viver Inara.
4. A intenção era que a série ficasse pelo menos sete temporadas no ar. Com os baixos índices de audiência, a Fox decidiu cancelar a atração. Na tentativa de reverter a decisão, os fãs formaram a Firefly Immediate Assistance e começaram a mandar cartões postais para emissora com palavras de apoio a continuação do show.
TV no século 21; o poder nas mãos do público
5. Todas as cenas que ambientadas no espaço eram filmadas sem nenhum efeito sonoro, como seria na realidade.
6. A Fox exibiu alguns dos episódios fora da ordem cronológica. O roteiro correto seria: Serenity, The Train Job, Bushwhacked, Shindig, Safe, Our Mrs. Reynolds, Jaynestown, Out of Gas, Ariel, War Stories, Trash, The Message, Heart of Gold, e Objects in Space.
7. Os uniformes dos soldados e oficiais da Aliança são compostos por parte figurinos utilizados no filme Tropas Estrelares, de 1997.
8. Whedon disse que se inspirou no livro Anjos Assassino, de Michael Shaara, para criar a série. A obra ganhou adaptação para o cinema, em 1993.
9. No início, apenas cinco personagens principais deveriam tripular a nave. Conforme o desenvolvimento da série, a lista aumentou para nove.
Achados e Perdidos: Buffy, a Caça-Vampiros
10. Nos diálogos, foram inseridas frases em chinês, assim como nos símbolos desenhados na nave.
11. O elenco tinha uma piada recorrente: gritavam o nome da atriz Summer Glau todas as vezes que não conseguiam completar uma cena. A brincadeira continuou também durante as filmagens de Serenity: A Luta Pelo Amanhã.
12. Com exceção a Jewel Staite e Sean Maher, todos os atores do elenco dublaram algum personagem da DC Comics na TV ou no cinema.
• Por Marina Borges