Skip to main content

Saiba mais sobre a vida e carreira do ator

Se você também é um dos milhares de fãs da série Grey’s Anatomy, com certeza você já se encantou com o doutor Derek Shepherd, interpretado por Patrick Dempsey.

Mas a carreira desse incrível ator vai além dessa série icônica, ele também coleciona trabalhos de sucesso.

O Pop Séries! preparou uma matéria exclusiva onde vamos falar sobre a vida e obra do ator. Confira:

Continua após a publicidade..

Quem é Patrick Dempsey?

Patrick Galen Dempsey nasceu em Lewiston, Estado Unido, no dia 13 de janeiro de 1966. Aos 12 anos ele foi diagnosticado com dislexia, mas essa descoberta foi como um impulso para que ele se superasse a cada dia.

Uma curiosidade do ator é sua coleção de carros esportivos antigos, que casa bem com sua paixão por corridas automobilísticas.

Dempsey foi casado duas vezes e tem três filhos que são sua maior motivação para evoluir, como o próprio ator já disse em várias entrevistas.

Já nos anos 1980 começou a conquistar seus primeiros papéis de destaque em várias produções, começando no teatro, com a peça Torch Song Trilogy, que ficou em cartaz por quatro meses na Filadélfia. Outra produção teatral de sucesso foi em On Golden Pond, e também um Off-Broadway, estrelado em New York.

Em 1985 estrelou Somos Todos Católicos onde deu vida a Corbet, ainda no mesmo ano fez uma participação no filme A Coisa.

O ano de 1986 foi produtivo e abriu novos caminhos para Patrick. Ele fez uma pequena participação em um episódio na série de TV Abertura Disneylândia; logo em seguida participou de sete episódios na série Fast Times, interpretando Mike Damone. Posteriormente participou do filme Almôndegas 3, onde interpretou Rudy.

Os anos de 1987, 1988 e 1989 foram muito produtivos para o astro, dentre os vários projetos destacam-se: Namorada de Aluguel como Ronald Miller, Casanova – Adorável Sedutor vivendo Ellsworth ‘Sonny’ Wisecarver, Uma Chance para Amar como Potter Daventry, Essas Garotas onde viveu Michael, Loverboy: Garoto de Programa como Randy Bodek, e Namorados por Acaso como Christopher Wooden.

E se você acha que os anos 80 foram badalados para o ator, os anos 1990 consolidaram o nome de Patrick no hall da fama. Filmes como O Cadillac Azul, Fugindo para Viver, Império do Crime, The General Motors Playwrights Theater, Um Ilustre Convidado, Face the Music, J.F.K.:Reckless Youth, onde interpretou nada mais nada menos do que o próprio John F. Kennedy, Com Mérito, Uma aventura Mágica, Epidemia, A Descoberta, The Right to Remain Silent, A Season in Purgatory, 20.000 Légua Submarinas, Caçada Humana, Hugo Pool, The Player, Tudo Sobre Sexo, Sedução de Mulher, Crime e Castigo, Jeremias e Me and Will. Com certeza, essa foi uma década de tirar o fôlego.

E chegamos aos anos 2000, aqui Patrick já estava com seu nome entre os grandes atores de Hollywood e seus trabalhos só aumentavam, destacando-se: Once and Again, série de TV onde participou de quatro episódios, O Clube do Imperador, Doce Lar, As Regras do Amor, Anjos Rebeldes, Shade, Escritores da Liberdade, Encantada, que foi um sucesso de público e crítica, O Melhor Amigo da Noiva, Transformers: O Lado Oculto da Lua, O Bebê de Bridget Jones e Cigna: TV Doctors of America, uma série de dois curtas sobre medicina. A série A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert foi um grande destaque na filmografia do ator.

E como esperado, chegamos ao clássico Grey’s Anatomy, onde ele deu vida ao maravilhoso e inesquecível Doutor Derek Shepherd, que vamos falar com mais detalhes adiante, não saia daí.

Os anos 2000 mostraram toda a potência do ator, os trabalhos mais recentes incluem a série Devils, em que participou de 16 episódios entre os anos de 2020 e 2022. Patrick também esteve no elenco de Desencantada uma continuação do querido Encantada. Em 2023 ele participou do filme Ferrari, interpretando Piero Taruffi.

desencantada

Filme Desencantanda

O grande sucesso de Derek Shepherd

Ao lado de Ellen Pompeo, que interpretou a doutora Grey, Patrick Dempsey brilhou e ganhou o coração do público. Seu personagem, o doutor Derek Shepherd, tem um romance cheio de altos e baixos com a personagem. Com certeza você já se emocionou, e até se irritou, com essa relação em vários momentos.

Derek Christopher Shepherd, era conhecido com “McDreamy”, e foi um dos cirurgiões mais competentes da série. Sua primeira aparição foi transmitida em 27 de março de 2005.

Nascido em 1966, em uma família de classe média de Nova Iorque, era o único homem entre os cinco irmãos. Shepherd passou por uma situação muito traumática quando seu pai foi assassinado em sua própria loja, tudo presenciado por ele e por uma das irmãs.

Ele e as irmãs se formam e medicina e tentam enfrentar as dores do passado ajudando a salvar vidas no presente. Suas irmãs Nancy, Kathleen, Amelia e Liz são formadas, respectivamente, em obstetrícia, psiquiatria, neurocirurgia e psicologia. Podemos afirmar que eles tiveram muito sucesso.

Na série, ele foi casado com Addison Montgomery, interpretada por Kate Walsh, mas se divorciaram antes da morte da personagem. Ele chega como chefe de neurocirurgia no hospital Seattle Grace, onde conhecerá nossa querida doutora Grey. Sua especialidade eram tumores e condições altamente complexas envolvendo o cérebro e a coluna vertebral.

Ele chegou ao hospital para assumir os casos que nenhum dos seus colegas conseguiriam. Muito admirado entre os outros médicos e também entre os enfermeiros, mas temido pelos internos e residentes que se sentiam intimidados com sua alta performance. Sempre colocando os pacientes em primeiro lugar, ele era conhecido por expulsar os residentes que não prezassem ou que colocassem o bem estar dos pacientes em jogo.

Ele conhece Meredith Grey em um bar de Seattle e descobre que ela é uma das internas do hospital Seattle Grace. Eles se aproximam, mas isso causa um certo desconforto no ambiente de trabalho, afinal ele era chefe de Meredith e tinha uma reputação a zelar.

Devils: conheça a nova série protagonizada por Patrick Dempsey

Quando a supervisora de Meredith, Dra. Miranda Bailey descobre o relacionamento dos dois a situação fica ainda mais complexa. E os problemas não param por aí, seus colegas George O’Malley e Izzie Stevens, acreditam que a jovem está usando esse relacionamento para alavancar a sua carreira no hospital.

Durante a primeira temporada a vida particular do doutor Shepherd era mantida em mistério, principalmente o motivo de sua saída repentina de um renomado hospital. Ao final dessa temporada sua esposa aparece e joga um balde de água fria na sua relação com Meredith. Addison Shepherd também é medica e vai até o Seattle Hospital como convidada, e deixa bem claro que deseja retomar seu relacionamento com o marido.

Addison e Derek reatam o relacionamento e Meredith também começa um romance com o veterinário local, o que deixa Derek com muito ciúmes. Fica claro que mesmo estando em outros relacionamentos, os sentimentos que eles tinham um pelo outro eram muito fortes e difíceis de esquecer.

Derek acaba assumindo seu amor por Meredith, mesmo se sentindo culpado por magoar Addison, que acaba buscando consolo nos braços de um cirurgião plástico.

Em um dado momento Meredith se relaciona tanto com Derek quanto com Finn, mas acaba escolhendo seu primeiro enlace e assume Shepherd. Mas tudo muda após a médica sofrer um acidente de barco e ser salva por Derek, após esse episódio ela deseja ter um relacionamento mais aberto e passa por uma fase muito complicada.

Derek tenta reatar seu casamento mais uma vez, mas o fracasso é inevitável, ele estava perdidamente apaixonado por Meredith, e o divórcio oficial finalmente acontece. Addison deixa Seattle e começa a trabalhar em um consultório particular em Los Angeles , o que gerou o spin-off Private Practice.

Além de todas essas mazelas sentimentais, não podemos esquecer que a rotina no hospital é sempre agitada e o doutor Derek, bem como o restante da equipe, deve lidar com os casos mais complexos e emocionantes.

Após mais alguns desencontros ele e Meredith passam a morar juntos e desenvolvem um complexo estudo, mas o conto de fadas dura pouco. Após perder uma paciente grávida, Derek é processado por negligência médica e sua vida cai em um abismo profundo. Ele entra em um quadro grave de depressão, e enquanto tenta se defender das acusações ele faz um balanço de seus pacientes e descobre que perdeu mais pessoas do salvou, esse é o estopim para decidir parar com sua carreira.

Após a doutora Izzie Stevens (Katherine Heigl) ser diagnosticada com um tumor raro, Meredith pede para Derek a opere, alegando que ele é uma das poucas pessoas no mundo que pode salvá-la. Ele aceita e a cirurgia corre bem. Os dois reatam, mas ainda demoram a oficializar sua relação.

O casamento entre Meredith e Derek só acontece na sétima temporada, quando eles adotam uma garota órfã.

E os dramas não param na vida do belo doutor, mas um dos fatos mais impactantes é quando ele sofre um atentado do marido de uma ex-paciente, que ele declarou morte cerebral. Após o ocorrido, e com tantos traumas acumulados, ele pede demissão do cargo de chefe. Para piorar a situação ele descobre que Meredith estava grávida, mas perdeu o bebê após o episódio do tiroteio.

Patrick Dempsey fala sobre morte polêmica de Grey’s Anatomy

Ele passa a desenvolver um estudo sobre Alzheimer, juntamente com Meredith (lembrando que a mãe da doutora era portadora da doença), mas ela acaba adulterando os estudos o que pode por a carreira de Derek em cheque. Após descobrir o ocorrido ele não se sente mais confiante em dividir a vida com a doutora Grey.

Se já não bastasse tantas desgraças ele sofre um acidente e fica muito ferido, perdendo parte dos movimentos da mão, o que o incapacita para continuar como cirurgião. Ele até tenta retomar a carreira após uma complexa cirurgia, mas suas não têm mais a capacidade de antes.

E na 11ª temporada, Derek se envolve em um grave acidente de carro e tem morte cerebral. Com muita tristeza Meredith desliga o suporte a vida, deixando seu amado descansar. A saída de Patrick Dempsey do elenco da série está ligado a relação conflituosa entre o ator e a produção.

A cena é triste e ficou marcada na série. E assim o querido doutor Derek nos deixou, mas continuou sendo lembrado nas temporadas seguintes.

grey's anatomy

Derek retornou à trama em um episódio especial da 17ª temporada

Organize sua maratona com o nosso Planner!