Skip to main content

Produção estreia no Disney+ em dezembro

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é uma série literária que conquistou milhares de corações ao redor do mundo desde que foi lançada.

Originalmente composta por cinco livros, e mais adiante ganhando um sexto volume, a franquia foi escrita pelo autor Rick Riordan e envolve uma mistura de aventura com suspense e fantasia. Muito querido pelo público, o escritor foi carinhosamente apelidado pelos fãs brasileiros de “tio Rick”.

O personagem principal é quem dá nome às aventuras. Usando elementos da mitologia grega, Percy Jackson descobre ser filho de Poseidon, também conhecido como o deus do mar.

Continua após a publicidade..

Diversos personagens secundários também estão diretamente relacionados à mitologia e vão aparecendo no decorrer da história, como Annabeth Chase, filha de Atena; Thalia Grace, filha de Zeus; Luke Castellan, filho de Hermes; e Nico diAngelo, filho de Hades.

Sucesso absoluto de público, o best-seller já vendeu mais de 35 milhões de cópias de livros em mais de trinta e cinco países.

Adaptação para o cinema

Percy Jackson

Filme de Percy Jackson

Devido a essa grande busca, o primeiro livro ganhou uma adaptação cinematográfica em 2010 e chegou às telonas brasileiras com o título Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Na trama, o adolescente descobre que os deuses gregos e os seres mitológicos são reais, além de que ele próprio é filho de uma divindade.

A partir daí, o garoto vai para um acampamento voltado para o treinamento de semideuses como ele. No desenrolar da história, Percy fica sabendo que o raio mestre de Zeus foi roubado e que ele é o principal suspeito, o que o motiva a tentar solucionar o mistério ao lado de Grover e Annabeth, seus novos amigos.

Para o elenco, o ator Logan Lerman, também conhecido por sua atuação em As Vantagens de Ser Invisível, foi escalado no papel principal e ficou enraizado no imaginário de muita gente com esse trabalho.

Além dele, no primeiro longa vemos também atores de peso como Brandon T. Jackson, Pierce Brosnan, Uma Thurman, Sean Bean, Melina Kanakaredes, Catherine Keener e Rosario Dawson. Outros nomes que aparecem são Steve Coogan, Jake Abel, Erica Cerra, Alexandra Daddario, Kevin McKidd e Stefanie Von Pfetten.

Em 2013, o segundo livro, Percy Jackson e o Mar de Monstros, também ganhou sua adaptação. Nessa ação, o adolescente e seus amigos precisam encontrar o mágico Velocino de Ouro, missão que os coloca em uma perigosa odisseia nas águas do Mar dos Monstros.

Lançado pela 20th Century Fox, o longa recebeu críticas negativas e seu futuro nas telonas se tornou incerto naquele período. No elenco dessa produção também há artistas renomados, entre eles, Alexandra Daddario, Jake Abel, Douglas Smith (III), Stanley Tucci, Leven Rambin e Nathan Fillion.

Série do Disney+

Com o lançamento da plataforma da Disney+, diversas produções que já haviam sido finalizadas no passado ganharam um novo olhar e uma nova atenção, como foi o caso da franquia de Percy Jackson.

Criada pela 20th Century Fox exclusivamente para a Disney, Percy Jackson e os Olimpianos é uma futura série com estreia programada para dezembro de 2023.

Com capítulos semanais, o programa escalou Walker Scobell para interpretar o papel principal. Além dele, os adolescentes Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri também tiveram seus nomes confirmados.

Outros grandes atores estão presentes no elenco: Lance Reddick, de John Wick, que interpretará Zeus, Toby Stephens, de Perdidos no espaço, no papel de Poseidon, Lin-Manuel Miranda como Dionísio e Megan Mulally, de Will & Grace vivendo a Sra. Dodds.

Em relação ao roteiro, já foi adiantado que cada temporada da série vai retratar a adaptação de um dos livros da saga, começando pelo clássico O Ladrão de Raios. Ao todo, a primeira temporada será composta por oito episódios, sendo que os dois primeiros serão liberados na Disney+ no mesmo dia.

Uma notícia que definitivamente pode agradar os fãs é que o autor dos livros, Rick Riordan, está envolvido na produção da série. Além de ser um dos produtores, ele também escreveu o episódio piloto ao lado do showrunner Jonathan E. Steinberg.

O nascimento de Percy Jackson

Percy Jackson não é a única criação de Rick Riordan, porém, essa história é muito próxima de seu coração. Ela nasceu especialmente para Haley, filho do autor e um grande apaixonado por mitologia grega.

Todas as noites o garoto pedia que seu pai lhe contasse contos relacionados a esse tema, e quando Rick esgotou todo o repertório que conhecia, decidiu escrever a sua própria narrativa.

Ao criar o personagem, Riordan acabou incorporando algumas características de seu filho, tornando tudo ainda mais especial. Assim como Haley, Percy Jackson também tem dislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Ordem cronológica dos livros

Lançado em 2005, o primeiro livro da saga é O Ladrão de Raios. Ele tem 385 páginas e chegou no Brasil em 2008. Logo no começo, o autor já aborda o déficit de atenção e a dislexia de Percy, fatores que o levaram a ser expulso do colégio interno pela sexta vez.

Originalmente datado de 2006, a sequência recebeu o título de O Mar de Monstros e é composto por 285 páginas. Nesse volume somos apresentados a uma nova aventura cheia de ameaças sombrias e batalhas mortais envolvendo o semideus.

A Maldição do Titã é o nome do terceiro livro que chegou ao público em 2007 e foi oficialmente lançado em terras brasileiras em 2009. No enredo, Percy Jackson recebe um chamado de Grover para embarcar em uma nova missão.

A Batalha do Labirinto, quarto volume da série, foi lançado aos leitores brasileiro em 2010 e traz a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos e uma ameaça iminente ao acampamento meio sangue.

O Último Olimpiano é a quinta história sobre Percy Jackson e suas aventuras. Na trama, uma profecia sobre o décimo sexto aniversário do personagem o leva a descobrir qual é o seu verdadeiro propósito.

O Cálice dos Deuses veio após um longo período de espera. Lançado em 2023, Percy está em seu último ano escolar e precisa completar três missões para conseguir uma carta de recomendação do Monte Olimpo e, assim, garantir uma vaga na universidade.

Organize sua maratona com o nosso Planner!