Skip to main content

Personagem interpretado por Zachary Levi ganha segundo filme

Muito antes de Zachary Levi dar fama ao personagem, Shazam! já tinha uma longa história nos quadrinhos.

O personagem foi criado em 1940 pela Fawcett Comics. A sua primeira aparição foi em Whiz Comics #2 e lá recebeu o nome de Capitão Marvel. Na história, um garoto que vive em lares adotivos, Billy Batson, recebe grandes dons de um mágico poderoso. Para se transformar no herói ele tinha apenas que falar uma palavra: Shazam!

Entre disputas judiciais, a DC acabou comprando os direitos para a produção do antigo quadrinho e deu a ele um novo nome. Assim, o personagem acabou se tornando uma dos heróis mais antigos das HQs, com habilidades que poderiam derrotar até mesmo o Super-Homem.

No Brasil, a Panini relançou os quadrinhos Shazam! Com Uma Palavra Mágica… e Shazam! & A Sociedade dos Monstros, que contemplam as primeiras aventuras do herói.

Listamos, a seguir, algumas curiosidades sobre o personagem.

O superpoderes do Shazam!

O jovem Billy recebeu uma grande responsabilidade e missão. Falando apenas um nome, ele poderia se transformar na melhor versão física de si mesmo. E a mudança corporal da adolescência para a vida adulta acompanhava poderes cobiçados de seis deuses mitológicos.

Shazam é na realidade um acróstico para os superpoderes do herói:

S – Sabedoria de Salomão
H – Força de Hércules
A – Resistência de Atlas
Z – Poder de Zeus
A – Coragem de Aquiles
M – Velocidade do Mercúrio

Desta forma, Billy se tornava um dos nomes mais poderosos do Universo da DC, com um posto importante na Liga da Justiça.

Leia mais:   Qual era a trama de 'Tin Man: A Nova Geração de OZ'?

Quem é o vilão Doutor Silvania?

No fundo, o vilão é muito parecido com Lex Luthor. Nas HQs, o Doutor Silvana é um nome recorrente na vida de Billy Batson e está presente desde o início das histórias do herói.

Silvania é um gênio da ciência que acredita que a humanidade não aprecia os seus dons. Com isso, ele acaba criando armas e planos para comandar o mundo em que vivemos. Ambos as HQs – Shazam! Com Uma Palavra Mágica… e Shazam! & A Sociedade dos Monstros – contemplam o nascimento do herói e apresentam o famoso o vilão ao público. A abordagem da história é que muda de acordo com a visão dos autores: o primeiro é assinado por Geoff Johns e Gary Frank, e o segundo quadrinho por Jeff Smith.

Outra façanha de Silvania é liberar os monstros dos sete capitais para o nosso mundo, o que causa caos e destruição.

Por que o Adão Negro é tão poderoso? 

O personagem surgiu pela primeira vez em 1945. É um dos primeiros escolhidos para ter os poderes do Mago Shazam! e nasceu no Antigo Egito.

No entanto, o vilão passou a utilizar os seus dons para benefício próprio. Exilado, ele aprendeu a manipular a magia – o que transformou em um perigo inimigo também para o Super-Homem e e a Mulher-Maravilha.

O anti-herói ganhou filme solo protagonizado por Dwayne Johnson, o The Rock. De acordo com a sinopse oficial: “Quase 5.000 anos depois que ele foi concedido com os poderes onipotentes dos deuses egípcios – e preso com a mesma rapidez – Adão Negro é libertado de sua tumba terrena, pronto para liberar sua forma única de justiça no mundo moderno.”

Leia mais:   Evan Peters aparece em quais temporadas de 'American Horror Story'?

O elenco do longa-metragem conta com Dwayne como Adão Negro, Pierce Brosnan como Senhor Destino, Noah Centineo como Esmaga-Átomo, Aldis Hodge como Gavião Negro, Quintessa Swindell como Ciclone e Sarah Shahi como Adrianna Tomaz.

Como Shazam! se tornou tão popular nos Estados Unidos?

Uma série de histórias extremamente populares envolveu o Capitão Marvel visitando diferentes cidades americanas, às vezes com uma fotografia de um famoso monumento usado como pano de fundo na capa da edição.

De acordo com o escritor e historiador da DC Comics, E. Nelson Bridwell, “distribuidores de revistas locais e pessoas da mídia eram frequentemente usados nos contos – uma das melhores maneiras na época de obter melhor distribuição e publicidade” (75 Years of DC Comics: The Art of Modern Mythmaking)

Shazam! e o Super-Homem

Depois da compra do título pela DC Comics, e a mudança do nome do herói, Shazam! encontrou espaço entre os integrantes da Liga da Justiça (a partir de Liga da Justiça da América #137).

O personagem pode ter nascido, inicialmente, como uma resposta ao Homem de Aço, mas tinha a sua própria personalidade. “As histórias de Capitão Marvel eram altamente imaginativas, fantasiosas e tinham a mesma probabilidade de levá-lo a outros mundos, ao passado ou ao futuro, envolvendo conversas com animais e gnomos” (P.C. Hammerlinck, retirado de 75 Years of DC Comics: The Art of Modern Mythmaking).

Leia mais:   O Homem de Seis Milhões de Dólares: quem era Steve Austin?

Nas HQs, os personagens acabaram se enfrentando algumas vezes nos quadrinhos. Na edição 216 de Super-Homem, por exemplo, o herói é possuído por Eclipso. E Billy organiza um plano arriscado para libertar o amigo do vilão.

Shazam!: Zachary Levi conta três fatos incríveis sobre o super-herói

hqs capitao marvel e shazam

Capitão Marvel/Shazam viaja pelas cidade americanas para conquistar a empatia do público

Shazam! Fúria dos Deuses

O herói retorna aos cinemas em 16 e março de 2023.  Durante a San Diego Comic-Con, Zachary Levi falou mais sobre a sequência. “Eu não mereço esses poderes, se estou sendo honesto – tipo, com o que estou contribuindo?” pergunta Shazam ao médico pediatra. “Já existe um super-herói com um traje vermelho com um relâmpago nele. Aquaman é literalmente enorme e ele é tão viril. E Batman: tão legal. E eu sou apenas eu. Me sinto uma fraude.”

Na trama, Shazam irá enfrentar longa as Filhas de Atlas, interpretadas por Lucy Liu, Rachel Zegler e Helen Mirren. Na mitologia, Atlas era filho do titã Jápeto com Ásia. Ele se uniu à oceânide Plêione com que teve sete filhas conhecidas como Plêiades: Maia, Electra, Taígeta, Alcíone, Celene, Astérope e Mérope. As irmãs também eram conhecidas como Atlântidas e fizeram parte do cortejo da deusa Ártemis.

Aqui o trio não está contente que o grupo de adolescentes tenham em suas mãos os poderes do deuses.

Organize sua maratona com o nosso Planner!