As melhores histórias de ficção científica para assistir
Durante a década de 1960, com a expansão das tramas de ficção científica, algumas séries sobre o espaço começaram a tomar as telinhas, a exemplo das clássicas Perdidos no Espaço e Jornada nas Estrelas.
Revolucionárias, as tramas desafiavam os limites de tecnologia, de efeitos visuais e até mesmo foram responsáveis por preceder diversas invenções que surgiram através da ficção.
No decorrer dos anos, as histórias imaginadas no espaço se tornaram cada vez mais populares e distintas. Pensando nisso, separamos uma lista com 12 séries sobre os espaço indispensáveis para sua maratona.
Away
Criada por Andrew Hinderaker, a série Away estreou na Netflix em 2020 e ficou no ar por apenas uma temporada.
A trama acompanha a personagem Emma Green (Hilary Swank), uma astronauta que precisa deixar seu marido e sua filha adolescente para assumir a missão de comandar uma tripulação espacial internacional e embarca em uma jornada de três anos.
Cowboy Bebop
Nesse anime japonês, a história futurística é ambientada no ano de 2071 e explora a vida de uma tripulação de caçadores de recompensas espaciais.
Em 2021, a Netflix lançou uma série em formato live-action com a mesma premissa e protagonizada por John Cho, Mustafa Shakir, Daniella Pineda, Elena Satine e Alex Hassell.
Atualmente disponível no catálogo do streaming, Cowboy Bebop foi cancelada após a primeira temporada.
Extant
Em 2014, a emissora CBS começou a transmitir a série Extant, protagonizada por Halle Berry, Goran Visnjic, Pierce Gagnon e Hiroyuki Sanada.
No enredo, a astronauta Molly Woods trabalha para a ISEA (International Space Exploration Agency) e lhe é atribuída uma missão solo de treze meses a bordo da estação espacial Seraphim.
No fim da missão, ela volta para casa e descobre que está grávida, entretanto, essa notícia a pega desprevenida, pois além de ser infértil, ela estava sozinha na nave. Extant foi cancelada após a segunda temporada.
Halo
Baseada na franquia de jogos eletrônicos Halo, da desenvolvedora Xbox Game Studios, a adaptação da série acompanha um conflito épico futurista entre a humanidade e uma aliança alienígena chamada Covenant.
Protagonizada por Pablo Schreiber, Natascha McElhone, Shabana Azmi e Bokeem Woodbine, Halo está disponível no catálogo do Paramount+.
É uma das séries sobre espaço imperdíveis na nossa lista.
Missions
Combinando elementos de suspense, drama e ficção científica, a série francesa Missions chegou ao público em meados de 2017.
Envolvente, a trama principal se desenrola em torno de uma expedição espacial internacional que busca colonizar Marte. Durante a jornada, a equipe de astronautas descobre um misterioso objeto alienígena na superfície do planeta vermelho, o que desencadeia uma série de eventos intrigantes e perigosos.
Night Sky
Lançada em 2022, a série Night Sky se trata de uma produção original do Amazon Studios e é estrelada por Sissy Spacek e J. K. Simmons.
Com uma temporada lançada, o enredo acompanha o casal de idosos Franklin e Irene York, que descobrem que em seu próprio quintal existe um portal que leva a um planeta estranho, deserto e misterioso.
Night Sky pode ser assistida através do Prime Video.
Origin
Nesse drama, um grupo de pessoas embarca a bordo da nave Origin com destino a um planeta chamado Thea. Abandonados a seus próprios destinos, os passageiros precisam trabalhar juntos por sobrevivência.
A trama foi lançada em 2018, no YouTube, e é estrelada por Natalia Tena, Tom Felton, Sen Mitsuji e Nora Arnezeder.
Perdidos no Espaço
Em meados de 2018, a Netflix investiu um um remake da clássica série Perdidos no Espaço, originalmente lançada em 1965.
Na sinopse oficial, a trama acompanha a família Robinson em uma missão para colonizar um novo planeta habitável, até que um acidente na nave espacial Júpiter 2 acaba deixando a família perdida em um planeta alienígena desconhecido.
Após o incidente, eles precisam enfrentar desafios para sobreviver em um ambiente hostil, ao mesmo tempo que descobrem segredos e tentam lidar com ameaças misteriosas.
As três temporadas de Perdidos no Espaço estão disponíveis na Netflix e é um clássico de séries sobre o espaço.
Raised by Wolves
Criada por Aaron Guzikowski e lançada em 2020, a série Raised by Wolves é ambientada em um futuro distópico, onde a Terra está devastada por conflitos religiosos.
Na trama, dois andróides têm a tarefa de criar filhos humanos em um misterioso planeta ao passo que a colônia humana ameaça ser dilacerada por diferenças religiosas.
Explorando temas sensíveis como religião, inteligência artificial e moralidade, Raised by Wolves é composta por duas temporadas.
Star Trek: Discovery
Lançada em 2017, Star Trek: Discovery é retratada cerca de uma década antes dos eventos da série original de Star Trek, lançada na década de 1960, e segue a protagonista Michael Burnham (Sonequa Martin-Green), uma oficial da Frota Estelar.
Cheio de reviravoltas, o enredo se desenrola em meio a uma guerra intergaláctica entre a Federação Unida dos Planetas e a Klingon, uma raça alienígena guerreira.
No decorrer de cinco temporadas, Star Trek: Discovery usou efeitos visuais e elementos que foram elogiados pelo público e pela crítica, cativando fãs antigos da franquia e uma nova geração de espectadores.
The Expanse
Baseada na série de livros homônimos escritos por James S.A. Corey, a série televisiva The Expanse estreou em 2015.
Com um grupo diversificado de personagens, a trama se passa em um futuro distante, onde a humanidade colonizou todo o Sistema Solar, incluindo a Terra e Marte.
Com a descoberta de uma substância alienígena chamada “Proto-Molécula”, uma série de eventos que ameaçam a vida humana são desencadeados, colocando todos em alerta máximo.
The Expanse é composta por seis temporadas que estão disponíveis no catálogo do Prime Video.
The Orville
Misturando elementos de comédia e ficção científica, a série The Orville é pautada em uma aventura espacial. Seu principal diferencial é o requinte de paródia que faz de diversas séries do mesmo gênero, em especial de Star Trek.
A sinopse acompanha a tripulação da nave espacial chamada Orville, que é exploratória da União Planetária no século XXVII. No decorrer dos episódios, os tripulantes exploram novos mundos, enfrentam desafios intergalácticos e lidam com questões éticas e morais.
A bordo da nave, é o Capitão Ed Grayson quem lidera a equipe, que inclui sua ex-esposa, a Primeira Oficial Kelly Grayson, de quem ele havia se divorciado recentemente.
Com um tom humorístico, The Orville conta com três temporadas lançadas e está disponível no catálogo da Star+.