Os episódios estreiam em 9 de fevereiro na Netflix
Você (YOU, em inglês) é uma produção da Lifetime que foi adquirida pela Netflix de caráter ficcional, que conta a história de Joe Goldberg, interpretado por Penn Badgley, um gerente de uma livraria em East Village.
Em um dia comum de trabalho, Joe conhece uma jovem aspirante a escritora chamada Guinevere Beck (Elizabeth Lail) e fica encantado. A partir daí, Joe fará de tudo para conquistá-la, inclusive investigar toda a sua vida.
A série aborda os relacionamentos abusivos, opressores e controladores realizados pelos chamados psicopatas emocionais. Vemos Joe manipular todas as situações, baseado na investigação minuciosa que fizera de Guinevere.
O protagonista demonstra traços clássicos de obsessão e enfrenta todos que possam estar em seu caminho. E isso inclui assassinatos!
Essa é uma série densa que choca os telespectadores e causa sentimentos muito fortes, como repulsa. Vale ressaltar que o personagem Joe é um maníaco obsessivo e seu comportamento não deve ser romantizado.
Você também é vista como um alerta para esse tipo de comportamento abusivo. Ao vermos as cenas de Joe e Guinevere juntos temos a impressão de ser mais um romance corriqueiro se desenrolando. Entretanto, quando os pensamentos de Joe são revelados, nos deparamos com o perigo que esse personagem representa.
Absolutamente todas as atitudes de Joe são pensadas e planejadas para que Guinevere se apaixone e se prenda emocionalmente a ele. Sua obsessão fica tão descontrolada que sua ‘amada’ acaba se tornando uma de suas vítimas.
A produção aborda desvios comportamentais complicados, passíveis de serem camuflados em um primeiro momento. O termo ‘stalker’ permeia toda a história, e ‘stalkear’ alguém significa investigá-la a fundo, perseguir uma pessoa, o que se torna fácil com as redes sociais e a superexposição de hoje.
Como surgiu a história de ‘Você’?
O programa é baseado no livro homônimo da autora Caroline Kepnes, e conseguiu transmitir a atmosfera densa, perigosa e totalmente assustadora que é passada na obra.
Para quem vai começar a série ou está à espera da 4ª temporada, a leitura do livro é muito indicada.
Depois de três temporadas chocantes, o que podemos esperar da sequência desse drama? Confira abaixo o que já se sabe sobre a nova fase.
Quando estreia a 4ª temporada de Você (YOU) na Netflix?
Com data de estreia para o dia 9 de fevereiro de 2023, as expectativas para a continuação da série estão altíssimas.
Foi divulgado que a 4ª temporada será ambientada em Londres, lembrando que na última temporada Joe foi para Paris encontrar sua mais nova obsessão, Marienne (Tati Gabrielle). Sendo assim, todos esperavam que a quarta temporada se iniciasse em Paris, e já começa levantando algumas questões: Por que Joe mudou a sua rota? O que, ou quem, fez Joe modificar seu destino?
Nessa nova fase, Joe assumirá outra identidade e se apresentará como Jonathan Moore, um professor.
Qual é o elenco da quarta temporada de Você?
A produção anunciou novos atores na trama: Charlotte Ritchie interpretará Kate, a nova obsessão de Joe, e Lukas Gage viverá Adam.
Tilly Keeper atua como Lady Phoebe, a personagem é descrita como “Tão doce e gentil quanto é rica, famosa e caótica. Todas as suas cenas de biquíni foram documentadas pelos tablóides desde que tinha 15 anos de idade”.
Ed Speleers será Rhys, um homem seco, irreverente, que é pressionado a seguir carreira política. Com um passado humilde e traumático, ele consegue mudar sua realidade.
Amy Leigh Hickman viverá Nadia, formada em literatura e aspirante a autora.
Niccy Lin será Sophie, “uma empreendedora no corpo de uma viajante mimada. Debaixo do seu exterior caprichoso, Sophie é uma protetora vigilante do seu introspectivo irmão artista, Simon”.
Dawn será interpretado por Alison Pargeter, e é descrito como uma pessoa que não chama a atenção, o que é pertinente para o seu trabalho como paparazzi. Porém, sua discrição é equivalente a sua determinação em conseguir uma foto inédita.
O elenco também conta com Aidan Cheng no papel de Simon; Stephen Hagan como Malcolm; Ben Wiggins como Ronald; Ozioma Whenu dando vida a Blessinga; Adam James como Eliot e Brad Alexander como Edward.
Um elenco de tirar o fôlego!
Quem Joe matou em Você?
Atenção! O texto abaixo contém SPOILERS!
Que Joe é um assassino psicótico, todos nós sabemos, mas a lista de vítimas é extensa e ainda está longe do final. Para ajudar você a relembrar as vítimas do assassino, o Pop Séries! preparou uma lista em ordem cronológica dos assassinatos.
1ª Morte – O padrasto
Em um dos flashbacks de sua infância, Joe revela que sua primeira vítima foi seu padrasto, um homem abusivo e violento com sua mãe, Sandy (Magda Apanowicz).
Durante as agressões físicas, o jovem Joe se escondeu no armário, encontrou o revólver do padrasto e o matou. Portanto, seu primeiro assassinato foi em defesa da mãe, e vale ressaltar que Sandy era distante do filho. Após o episódio, ela o envia para um lar adotivo.
2ª Morte – Elijah
A segunda morte também foi mostrada em um flashback, onde Joe descobre que Candace o traía com Elijah (Esteban Benito), um produtor musical. Mesmo hesitante de início, Joe acaba jogando Elijah do telhado de um prédio.
3ª Morte – Benji
Esse foi o primeiro assassinato em ‘tempo real’ mostrado na série. Benji Ashby (Lou Taylor Pucci) era namorado de Guinevere Beck, a obsessão de Joe na época, e teve uma morte trágica.
Benji recebe uma martelada na cabeça e foi aprisionado em uma cela de vidro por ser considerado um obstáculo para Joe conquistar Beck.
Joe fez com que Benji bebesse café com leite, que foi misturado a óleo de amendoim, o qual Benji era muito alérgico. Essa foi uma morte agonizante.
4ª Morte – Peach
Peach (Shay Mitchell) era uma amiga de longa data de Beck e também nutria uma paixão secreta por ela. Desde a primeira vez em que teve contato com Joe, Peach sentiu algo estranho em relação ao rapaz.
Ao perceber que Peach desconfiava dele, Joe tenta matá-la com uma pedrada na cabeça, mas a jovem sobrevive e sai da cidade com Beck. Porém, Joe as persegue e atira em Peach.
5ª Morte – Ron
Ron (Daniel Cosgrove) é namorado de Claudia (Victoria Cartagena), e são vizinhos de Joe. O filho de Claudia, Paco (Luca Padovan) é abusado pelo namorado da mãe.
Enquanto Claudia estava hospitalizada devido às agressões sofridas pelo namorado, Ron tenta abusar de Paco, que se defende com um taco de beisebol. O garoto tenta fugir, mas acaba encurralado em um beco. Antes que Ron pudesse ferir o menino, Joe aparece e o esfaqueia no pescoço, salvando Paco e a mãe.
É interessante que mesmo com toda sua psique altamente perigosa, Joe sente certa empatia pelos indefesos, talvez por lembrar de sua dura infância.
6ª Morte – Guinevere Beck
Nem mesmo sua ‘amada’ Beck é poupada! Após a jovem descobrir os segredos de Joe, ele a tranca na cela de vidro. A jovem até consegue persuadi-lo a entrar na cela e acaba desferindo um golpe, que lhe dá a oportunidade de fugir. Entretanto, o porão estava trancado e Beck não consegue sair ou se esconder. Joe a mata e consegue culpar outra pessoa pelo crime.
7ª Morte – Jasper
A morte Jasper acontece na segunda temporada, quando Joe se vê forçado a mudar para Los Angeles a fim de despistar algumas suspeitas.
Ele sequestra um homem, o coloca em uma nova cela de vidro e rouba sua identidade. Passando a viver como Will Bettelheim, Joe descobre que o homem devia dinheiro ao perigoso Jasper Krenn (Steven W. Bailey).
O protagonista tenta provar que não é Will e até oferece o prisioneiro para Jasper. Entretanto, o acordo não acontece, Jasper acaba sendo morto e seu cadáver moído.
8ª Morte – Henderson
Henderson (Chris D’Elia) era um comediante que secretamente abusava de meninas menores de idade. Quando Joe descobre essa parte nefasta de sua vida, o protagonista o dopa e o aprisiona na cela de vidro até ele confessar seus crimes.
Henderson é torturado e tenta persuadir Joe de todas as formas. Ele até consegue escapar, mas não para muito longe. Joe o empurra escada abaixo e modifica a cena do crime para que pareça um suicídio.
9ª Morte – Ryan
Essa morte se passa na terceira temporada e Joe parece mudado. Está casado com Love com quem teve um filho. Mas essa calmaria dura pouco e logo Joe passa a ver em Ryan (Scott Michael Foster) um novo alvo.
Joe se apaixona por Marienne, mesmo casado, e suas obsessões afloram novamente, e é aí que Ryan se torna um empecilho – ele é o ex-noivo que estava tentando ganhar a guarda da filha que tivera com Marienne.
O gatilho foi liberado e Joe empurra Ryan do alto de um estacionamento e termina dando diversas facadas no homem.
10ª Morte – Love
Já no final da terceira temporada ocorre uma das cenas mais icônicas de toda a série – Joe assassina sua esposa Love Quinn.
Love tinha um perfil psicológico muito sombrio e parecido com o de Joe. Logo nas primeiras aproximações os fãs já notaram que eles se mereciam e que um dos dois acabaria morto pelas mãos do parceiro.
E assim aconteceu, quando Joe descobre que sua esposa tinha um plano secreto. Love pretendia usar uma substância paralisante no marido – como fizera antes com seu falecido cônjuge – mas Joe estava um passo à frente e trama sua vingança.
Ele tomou doses de adrenalina que mitigariam o efeito do tranquilizante, e utilizou uma dose muito alta na sua esposa, que faleceu. Joe queima a casa juntamente com o corpo da esposa e a incrimina pelos assassinatos da terceira temporada.
Maquiavelicamente Genial!
Agora só nos resta aguardar a estreia da quarta temporada e conferir quais serão as novas vítimas de Joe. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix.