‘Quarteto Fantástico’ é uma viagem encantadora à essência da Marvel nas HQs

0

Desde do término da saga Vingadores, há muitos anos a Marvel não acertava em seus filmes. Na TV, no entanto, o estúdio conseguiu criar séries que continuaram a cativar o público dos quadrinhos: como Loki, Agatha Desde Sempre e Demolidor: Renascido. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos consegue recuperar a nostalgia, carisma e simpatia das histórias em quadrinhos — mesmo que tenha como missão introduzir o grande vilão dos próximos anos, Doutor Destino, que será interpretado por Robert Downey Jr.

Na nova versão dos heróis, que já ganharam inúmeras adaptações em animação, o Senhor Fantástico (Pedro Pascal), a Mulher Invisível (Vanessa Kirby), o Tocha Humana (Joseph Quinn) e o Coisa (Ebon Moss-Bachrach) são astronautas que são submetidos a um feixe de energia cósmica durante uma missão ao espaço. Como consequência, eles ganham poderes e tornam-se os protetores de sua Terra.

Ordem cronológica da Marvel: todos os filmes e séries de super-heróis

O público então é apresentado a mundo retrofuturista, onde houve avanços tecnológicos, principalmente com a capacidade de viajar pela velocidade da luz no espaço, mas ao mesmo tempo existe um certo charme neste universo. Os vilões, os cenários e os personagens são mais caricatos, fazendo uma referência direta aos quadrinhos. A história tem início quando o Surfista Prateado (aqui interpretado pela atriz Julia Garner) chega ao planeta do Quarteto Fantástico para anunciar ao seu fim.

A partir daí, os protetores tentam confrontar o novo inimigo, conhecido como Galactus ou o Devorador de Mundos. Ele é o principal arco dos heróis nas HQs, e aqui não seria diferente. Para combatê-lo, o Quarteto Fantástico forma uma aliança com o Surfista Prateado na história original, que eventualmente aprende a chamar o nosso mundo de lar.

Aqui, a relação ganha mais complexidade ao passo que conhecemos mais sobre a história do Surfista Prateado e as suas motivações: Norrin Radd era um dos habitantes de Zenn-La e, para salvar seu planeta da destruição por Galactus, oferece-se como sacrifício.

Mas o grande elemento da história é o nascimento do filho de Reed Richards e Sue Storm. Franklin Richards é um dos mutantes mais poderosos do universo Marvel e objeto de desejo do vilão Galactus. O personagem pode manipular a realidade em escala cósmica, criar de universos inteiros, além de ter habilidades em telepatia e projeção astral.

Na trama de Quarteto Fantástico, Franklin ainda é um recém-nascido, mas com certeza seus poderes não vão passar desapercebido. Os heróis unem forças, como uma família, para salvar a criança e também o planeta. No entanto, o longa-metragem abre caminho para cena que vimos ao final de Capitão América: Admirável Mundo Novo, com a chegada dos personagens ao multiverso dos Vingadores.

E você deve estar se perguntando como? Temos um vislumbre de Doutor Destino, um dos antagonistas mais poderosos do universo Marvel. Victor Von Doom é um gênio, mestre da tecnologia e da magia. Em algumas histórias, ele tenta controlar ou negociar com Galactus para seus próprios fins.

Conexões de Quarteto Fantástico nas HQs

Muito antes de enfrentar Wanda Maximoff, Agatha desempenhou um papel central e bastante inusitado na história do Quarteto Fantástico, atuando como babá mágica de Franklin Richards, o filho de Reed Richards e Sue Storm.

A primeira aparição de Agatha Harkness aconteceu em Fantastic Four #94 (1970), escrita por Stan Lee e ilustrada por Jack Kirby. Nesse arco, Reed e Sue contratam uma babá para cuidar de seu filho recém-nascido, Franklin. O que eles não sabiam é que Agatha era, na verdade, uma poderosa bruxa ancestral, com séculos de experiência em magia e ocultismo.

Crítica: Agatha Desde Sempre abre caminho para o retorno de Wanda

Agatha rapidamente se tornou mais do que uma simples babá. Com sua sabedoria arcana, ela foi uma das únicas figuras capazes de compreender a magnitude dos poderes de Franklin. Em várias ocasiões, usou feitiços para proteger o garoto de ameaças externas e também para conter os perigos de seus próprios poderes instáveis.

Com a estreia da série Agatha Desde Sempre, a personagem vivida por Kathryn Hahn está prestes a ganhar ainda mais destaque no MCU. Não seria surpresa se as conexões dos quadrinhos em breve sejam adaptadas para telas!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários