A verdade está no papel: David Duchovny desvenda segredos em ‘Arquivos Desclassificados’

0

Conhecido por seu papel icônico como o agente Fox Mulder em Arquivo X, David Duchovny está de volta ao universo dos mistérios governamentais, mas desta vez, a ficção deu lugar a fatos reais. O ator, vencedor de dois Globos de Ouro, é o anfitrião e produtor de Arquivos Desclassificados (Secrets Declassified With David Duchovny), série documental do History que revela evidências recentes por trás de algumas das operações governamentais mais secretas, inusitadas e surpreendentes da história.

Em um evento virtual exclusivo, Duchovny conversou sobre a nova produção, que se diferencia drasticamente de seu trabalho anterior. O ator fez questão de traçar uma linha clara entre as duas produções. “O certo é que Arquivo X era completamente ficção. Está completamente armado.”

Segundo ele, a série de ficção era baseada na imaginação, onde Chris Carter e os roteiristas criavam “grande cinema, grande televisão” a partir de inspirações em mitos ou certas histórias.

Arquivos Desclassificados lida com documentos históricos reais que registram fatos verdadeiros, que antes poderiam ter sido rumores ou suspeitas, mas agora estão confirmados. “Não são teorias conspirativas, nem conjeturas. São documentos autênticos, fatos reais que acabam de ser desclassificados e que agora apresentamos ao público.”

Questionado se alguma história o fez pensar em ligar para Chris Carter, Duchovny respondeu que não, mas mencionou que os dois estão sempre em contato trocando ideias e artigos.

Séries que inspiraram Arquivo X: conheça as origens do fenômeno sci-fi

Desvendando a verdade e teorias da conspiração

arquivos desclassificados David Duchovny
David Duchovny em Arquivos Desclassificados

A série mergulha em documentos governamentais que, por leis, são desclassificados com o tempo, geralmente quando a maioria dos envolvidos já faleceu, tornando-se públicos. O ator comentou sobre a premissa da série, que examina esses arquivos para descobrir a verdade por trás de atividades secretas.

Como anfitrião, Duchovny se vê como o guia do público para o tom de cada história — se é sombria, divertida, misteriosa ou cômica. Para ele, o que mais fascina o público é a “humanidade real” das pessoas por trás dessas histórias.

“A história pode parecer enorme, impenetrável, mas quando você vê esses casos, você entende que são apenas pessoas: pessoas com defeitos tentando alcançar metas, muitas vezes na escuridão, fora dos limites da democracia”.

Séries de realidades alternativas para quem gosta de história

Esses casos mostram indivíduos imperfeitos tentando mudar a história do mundo, o que pode ser “engraçado e outras vezes, realmente aterrorizante”.

Sobre a natureza humana, Duchovny acredita que as pessoas preferem as teorias conspiratórias em vez dos fatos porque, infelizmente, “as teorias conspiratórias costumam ser entretenimento”. Elas fazem o mundo parecer fazer sentido, mesmo que não sejam verdadeiras.

Ao ser perguntado o que é mais importante, entender ou crer, ele foi direto: “Para mim, entender é mais importante que crer.” Segundo o ator, “a crença é um estado emocional; o entendimento, um estado cerebral, um estado mental”.

A verdade está dentro, em você, aqui, no seu coração. Não creio que esteja lá fora.

Carreira de David Duchovny

Além de atuar e apresentar, David Duchovny também é escritor, músico e produtor. Ele confirmou que fará mais duas temporadas da série, mas ainda não viu as novas histórias. Um dos temas sugeridos, a Operação Condor, despertou seu interesse, e ele se comprometeu a falar com os produtores sobre o assunto.

Duchovny também compartilhou seus planos criativos. Seu próximo álbum, chamado Prince of Pieces (em homenagem à canção principal de mesmo nome), deve ser lançado em fevereiro. Ele está trabalhando em uma possível nova novela e tem roteiros que quer fazer. 

“Estou muito orgulhoso de apresentar histórias que são reais, que ainda têm efeitos hoje em dia, cujos efeitos colaterais desses fatos históricos seguem presentes entre nós.”

A primeira temporada de Arquivos Desclassificados chega ao fim em 29 de novembro, mas a saga da verdade por trás dos segredos governamentais continua. Qual será a próxima história que David Duchovny trará à tona?

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários