Programa teve sete temporadas e foi um sucesso da TV
O agente Angus MacGyver, protagonista de Profissão Perigo (1985-1992), ficou conhecido pelas inacreditáveis engenhocas que improvisava para sair de situações absurdas.
Com conhecimento cientifico, o protagonista serviu a Guerra do Vietnã como técnico da brigada antibombas. Por conta da morte acidental de um amigo de infância, ele prefere realizar seu trabalho sem violência e armas de fogo. Sendo assim, ele resolve seus casos utilizando conhecimentos científicos e um canivete suíço.
Muitas dessas invenções foram criadas de última hora, utilizando objetos disponíveis no estúdio de gravação. Dois consultores técnicos cuidavam para que as geringonças tivessem o mínimo de credibilidade. Entretanto, sempre excluíam elementos essenciais da fórmula para que os telespectadores não copiassem as ideias em suas casas.
A cada episódio o público ficava admirado com suas artimanhas, o que incluía improvisar um extintor de incêndio com refrigerante e vinagre, criar um telescópio com jornal, lente de aumento e um relógio e ainda vedar vazamento de ácido sulfúrico com uma barra de chocolate.
Com sete temporadas, o seriado foi cancelado em 1992 e no Brasil foi exibido pela Rede Globo.
Confira as principais invenções realizadas por MacGyver (Richard Dean Anderson) exibidas em sete temporadas.
1. Explosivos com chiclete
Um dos truques mais emblemáticos de MacGyver envolve a criação de um explosivo improvisado usando chiclete e produtos de limpeza. Em um episódio, ele se vê preso em uma situação perigosa e precisa de uma distração para escapar. Usando chiclete, bicarbonato de sódio e um pouco de água sanitária, ele cria um dispositivo explosivo que o ajuda a desviar a atenção dos inimigos e garantir sua fuga. Esse truque não apenas demonstra sua habilidade de improvisação, mas também sua compreensão profunda da química.
2. Detonador com relógio de pulso
Em outro episódio, MacGyver se depara com um dilema quando precisa desarmar uma bomba com um temporizador. Usando apenas um relógio de pulso, um clipe de papel e um pouco de fio, ele improvisa um detonador para interromper o temporizador da bomba segundos antes da explosão.
3. Balão de gás hélio como escudo
Em uma situação em que precisava de proteção contra tiros, MacGyver mais uma vez demonstra sua genialidade. Ele usa um balão de gás hélio e uma câmera de vídeo para criar um escudo improvisado à prova de balas. O hélio infla o balão e, combinado com a câmera, cria uma barreira que desvia os tiros dos inimigos.
4. Foguete de emergência
O protagonista usa um extintor de incêndio, bicarbonato de sódio e vinagre para criar um foguete de emergência. Ele lança o foguete no ar e usa sua força de propulsão para escapar de uma situação extremamente perigosa.
5. Escada de cadeiras de rodas
Ao invadir um prédio de vários andares, MacGyver depara-se com a falta de uma escada adequada para alcançar seu objetivo. Ele não se deixa deter e cria uma escada improvisada usando cadeiras de rodas empilhadas. Sua destemida engenhosidade o leva ao seu destino, provando que não há desafio muito grande para suas habilidades de improvisação.
6. Detector de mentiras com plantas
O personagem consegue criar um detector de mentiras improvisada! Ele usa folhas de plantas, fios elétricos e uma bateria para construir um dispositivo que mede a condutividade elétrica da pele e, assim, determina se alguém está mentindo. impressionantes.
7. Máscara de gás com garrafas de água
Quando se encontra em uma área contaminada por gases tóxicos, MacGyver usa garrafas de água, fita adesiva e canudos para criar uma máscara de gás improvisada que lhe permite respirar com segurança.
8. Catapulta com cordas de guitarra
Em uma situação em que precisa de uma catapulta improvisada para criar uma distração, MacGyver usa cordas de guitarra e objetos encontrados no local para montar uma arma eficaz. Sua capacidade de usar objetos aparentemente irrelevantes para criar soluções surpreendentes é um traço marcante de seu personagem.
9. Raio-X com papel alumínio
Quando precisa de uma maneira de ver o conteúdo de uma caixa trancada, MacGyver cria um dispositivo de raio-X improvisado usando papel alumínio e uma lanterna. Ele direciona a luz através do papel alumínio e observa as sombras para determinar o que está dentro da caixa.
10. Comunicação de emergência com lata de sopa
Em uma situação em que a comunicação era essencial, o protagonista improvisa um dispositivo de comunicação de emergência usando uma lata de sopa vazia, um fio e uma bateria. Ele cria um walkie-talkie improvisado para se comunicar com sua equipe.