A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, anunciou que a cerimônia do Oscar 2021 foi adiada em dois meses. A maior festa do cinema estava marcada para dia 28 de fevereiro e agora está agendada para 25 de abril.
Em comunicado, o presidente da organização – David Rubin – comentou que a nova data irá a indústria cinematográfica. “Nossa esperança é que os cineastas possam terminar e lançar seus filmes sem serem penalizados por algo além do nosso controle”, afirmou.
A Academia já havia feito algumas alterações em suas regras por conta do coronavírus. Os filmes não serão mais obrigados a fazer sua estreia em Los Angeles para se qualificar para o Oscar de 2021. Pela primeira vez, os filmes com transmissão direta se qualificarão para a premiação, o que significa uma grande mudança na disputa.
Sendo assim, o prazo para a inscrição ao prêmio foi alterado, de 31 de dezembro para 28 de fevereiro.
A inauguração o Museu do Cinema de Los Angeles também foi adiada para dia 30 de abril.
Alguns outros prêmios – como Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards – também pensam em alterar as suas datas. O BAFTA, prêmio britânico do cinema, já optou por remarcar sua festa para dia 11 de abril.