História das heroínas ganhou versão também para o cinema
Destemidas, inteligentes, empoderadas e muito bonitas, As Panteras foram apresentadas ao público em 1976, mostrando uma proposta ousada e inovadora para a televisão norte-americana daquele período.
Trazendo para as telas belas e fortes mulheres combatendo o crime, a série a princípio dividiu opiniões, mas seu sucesso foi inevitável. A trama, que no começo estrelava as atrizes Kate Jackson, Farrah Fawcett e Jaclyn Smith, conquistou a audiência de uma maneira nunca vista e se estendeu no ar até meados de 1981.
Durante as seis temporadas em que esteve no ar, o trio das detetives glamorosas recebia missões vindas da agência de detetives Charles Townsend, nome do detetive que a comandava e cujo rosto foi visto pela primeira vez apenas no último episódio do seriado.
Embora tenha agradado ao público e se estabelecido na televisão, as atrizes que interpretavam As Panteras não viviam em tanta sintonia como as suas personagens. Com problemas pessoais, ao longo do programa o elenco principal teve seis versões diferentes.
Após o sucesso inicial, o seriado aos poucos foi perdendo o apelo popular, fato atribuído principalmente pela constante mudança de elenco. Entretanto, ao longo dos anos, a fórmula da trama foi recriada e adaptada em outras versões.
Com duas versões para o cinema e um remake televisivo, As Panteras agora se prepara para ter uma versão ambientada no Brasil. De acordo com informações divulgadas na mídia, a trama está sendo desenvolvida pela Sony.
Confira, a seguir, as atrizes que já viveram heroínas:
Farrah Fawcett (Jill Munroe)
Nascida em 1947, no Texas, a atriz Farrah Fawcett foi um ícone da televisão norte-americana nos anos 1970. Sua atuação como Jill em As Panteras lhe rendeu fama internacional e muita aclamação.
Mesmo em meio ao sucesso, o rumo que sua carreira estava tomando não a estava agradando. Farrah percebeu que havia se tornado um símbolo sexual e seu famoso pôster em traje de banho vermelho foi um dos mais vendidos de todos os tempos.
Querendo alçar voos maiores e diferentes, ela pediu para deixar o elenco. Para se livrar do contrato, a atriz aceitou fazer algumas participações especiais nas temporadas seguintes.
Fawcett faleceu em 25 de junho de 2009.
Jaclyn Smith (Kelly Garrett)
A atriz Jaclyn Smith ficou marcada no papel da pantera Kelly Garrett na série original. Ela foi a única a permanecer durante todas as temporadas.
Ela estrelou também em minisséries como Jacqueline Bouvier Kennedy e em vários filmes para a TV, além de lançar uma linha de produtos de moda e casa, tornando-se uma empresária de sucesso.
Kate Jackson (Sabrina Duncan)
Com um histórico conturbado, a atriz Kate Jackson foi a responsável por viver Sabrina Duncan em As Panteras.
Escalada para protagonizar Kramer vs. Kramer, em 1979, a estrela foi substituída por Meryl Streep, que ainda em início de carreira. A troca aconteceu pelo fato de que as gravações do filme iriam coincidir com as do seriado e Kate não foi liberada.
Ressentida com o ocorrido, seu comportamento no set se tornou insustentável e ela acabou sendo demitida no final da terceira temporada.
Cheryl Ladd (Kris Munroe)
A atriz, cantora e autora norte-americana Cheryl Ladd foi quem substituiu Farrah Fawcett na série, interpretando a irmã mais nova de Jill.
Ao longo de sua carreira, Ladd lançou vários álbuns musicais e escreveu livros infantis.
Shelley Hack (Tiffany Welles)
Começando sua carreira como modelo adolescente, Shelley Hack ficou marcada por viver Tiffany Welles em As Panteras.
Ela entrou no elenco substituindo a saída de Kate Jackson. Sua personagem ficou no enredo da série por apenas uma temporada.
Tanya Roberts (Julie Rogers)
A atriz Tanya Roberts venceu duas mil concorrentes pelo papel de Julie Rogers, que entrou para a quinta temporada da série original.
Roberts foi um ícone da cultura pop dos anos 1980 e ficou eternizada por protagonizar Sheena, A Rainha das Selvas, papel que a transformou em um símbolo sexual da época.
Versões de As Panteras para o cinema
Cameron Diaz (Natalie Cook)
Em 2000, os cinemas receberam o começo de uma nova franquia de As Panteras. Baseado no seriado dos anos 1970, o longa contava com uma premissa semelhante a que já era conhecida pelo público.
Para a trama, a aclamada atriz Cameron Diaz foi a escolhida para viver a Angel Natalie Cook.
Drew Barrymore (Dylan Sanders)
A atriz, produtora, diretora e autora norte-americana Drew Barrymore começou sua carreira como atriz infantil em E.T. e se tornou uma estrela de comédias românticas.
Foi ela quem deu vida à Dylan Sanders e também na continuação, As Panteras Detonando, de 2003.
Lucy Liu (Alex Munday)
A terceira Pantera a completar o time da franquia de 2000 é Alex Munday, interpretada pela atriz e artista plástica Lucy Liu.
Filha de imigrantes chineses, Liu recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2019, sendo a segunda mulher de origem asiática a alcançar esse feito.
Kristen Stewart (Sabina Wilson)
Em 2019, uma nova versão chegou ao público. Trazendo o título original, o filme foi lançado nos cinemas e contou com a atriz Kristen Stewart como uma das protagonistas.
Com um tom leve e despreocupado, o reboot trouxe Elizabeth Banks no posto de diretora, roteirista, produtora e atriz, fortalecendo o elo feminino da produção.
Naomi Scott (Elena Houghlin)
Nascida em 1993, em Londres, a atriz Naomi Scott foi a responsável por viver a recém recrutada Elena Houghlin na versão de 2019. Naomi também ficou muito conhecida por interpretar a Princesa Jasmine em Aladdin, Mohini Banjaree em Lemonade Mouth e a Ranger Rosa em Power Rangers.
Ella Balinska (Jane Kano)
Atleta talentosa e treinada em combate e artes marciais, a atriz britânica Ella Balinska viveu a forte, destemida e atenta Jane Kano.
Embora o filme tenha agradado a alguns fãs e um nicho específico, o reboot não foi um sucesso de bilheteria, o que levou o projeto a permanecer com apenas um filme lançado até o momento.