Skip to main content

Relembre os principais quadros e atores que participaram da série

Preparem-se! Este texto contém altas doses de boas lembranças e muita nostalgia.

O Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa infantil com quadros educativos e lúdicos, que marcou toda uma geração. Se você está na casa dos 30, sabe do que estou falando; agora, se você não conheceu essa turma, com certeza vai se apaixonar.

Depois que a TV Cultura organizou o reencontro do elenco, o programa voltou a ter evidência e tem despertado a curiosidade da nova geração.

A série foi exibida de 1994 a 1997, com um total de 90 episódios, mas continuou sendo reprisada no canal aberto por muitos anos. A obra é considerada pela crítica especializada como uma das melhores produções da história da televisão brasileira.

O Pop Séries! conta o que você precisa saber (ou relembrar) dessa série épica e atemporal. Sejam bem-vindos a um mundo de magia e conhecimento.

Qual era história do Castelo Rá-Tim-Bum?

Como o próprio nome sugere, a história era ambientada em um castelo, mas ele não é um lugar comum – ele é mágico e repleto de moradores exóticos.

Um dos moradores do castelo é Nino (Cassio Scapin), um jovem feiticeiro de 300 anos, que mora com seu tio Dr. Victor (Sérgio Mamberti), um feiticeiro e cientista, e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos), uma feiticeira com mais de 6 mil anos.

Além da família, outros seres encantadores (alguns nem tanto assim) também moram no Castelo, e são responsáveis por quadros sensacionais.

Nino estava cansado de não ter amigos de sua idade e faz um feitiço para atraí-los. Ele conhece três crianças muito especiais: Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel) e Zequinha (Fredy Állan).

Os quatro amigos passam por muitas aventuras e nos apresentam os lugares mais inusitados do castelo mágico. Além de aguçar o lado lúdico das crianças, todo o roteiro do programa era educativo e de altíssima qualidade.

Personagens inesquecíveis

Os personagens secundários eram também um diferencial na série. Cada personagem acrescentava conhecimento, cultura e graça aos episódios. Vamos relembrar alguns deles.

Nino, Biba, Zequinha e Pedro

Um quarteto inseparável que se aventurava pelo Castelo e nos ensinava e divertia ao mesmo tempo. Os personagens foram tão bem construídos para que cada criança ou adolescente podesse se identificar em algum momento com algum deles. A representatividade abordada de uma maneira natural foi uma das razões para o sucesso.

LEIA MAIS  'Turma da Mônica - Origens' tem versão +70 dos personagens

Tio Victor e Morgana

Rosi Campos e Sérgio Mamberti foram brilhantes nessa série. Victor e Morgana eram grandes feiticeiros, sempre com conselhos e observações muito pertinentes, sem a sombra do clichê de boas maneiras. Eles são personagens que integram a lista dos mais queridos do programa.

Doutor Abobrinha

Pompeu Pompilho Pomposo, também conhecido como Dr. Abobrinha, foi interpretado por Pascoal da Conceição e era o vilão que todos nós amávamos. Sempre com um plano para tomar o Castelo, ele vivia se metendo em confusões e nunca conseguia alcançar seu objetivo.

Etevaldo

O encantador extraterrestre, vindo diretamente do planeta Zeta-7, foi interpretado pelo saudoso Wagner Bello, que nos deixou em meio às gravações devido a complicações causadas pelo vírus HIV.

Etevaldo era esperto e muito curioso, tinha a capacidade de ler muito rápido e é inesquecível até hoje.

Etcetera

A alienígena passou a integrar o time do Castelo Rá-Tim-Bum após a morte de Bello e foi interpretada por Siomara Schröder.

Penélope

A icônica repórter que se vestia de rosa choque e estava sempre antenada com tudo o que acontecia no castelo, foi interpretada por Angela Dippe.

Muito carismática e comunicativa seu jornal era um verdadeiro sucesso!

Lana e Lara

Não poderíamos esquecer as fadinhas moradoras do lustre do castelo, as irmãs apresentam personalidades bem diferentes e garantem boas risadas.

Enquanto Lara, a irmã mais velha, é madura e centrada, Lana, a caçula, é delicada e tem uma voz muito aguda. As duas se divertem com jogos de adivinhação e sempre estão dispostas a ajudar Nino e seus amigos quando necessário.

As fadas Lara e Lana foram interpretadas por Teresa Athayde e Fabiana Prado, respectivamente.

Caipora

“Alguém assobiou? A caipora chegou!”. Essa frase era dita sempre que a Caipora chegava ao Castelo, geralmente depois de alguém assobiar e chamá-la.

Ela é a protetora das matas e dos animais e é uma profunda conhecedora das histórias indígenas. A atriz Patricia Gasppar deu vida a emblemática personagem.

Tíbio e Perônio

Os dois cientistas atrapalhados sempre apareciam quando um fato curioso ou intrigante era citado. Com a frase “Interessaria muito a uma pessoa. Uma não, duas”, eles começavam a investigação.

LEIA MAIS  The Mentalist: onde está o elenco da série hoje?

Tíbio (Flávio de Souza) era o mais responsável, enquanto Perônio (Henrique Stroeter) era mais infantil e brincalhão.

Bongô

O cativante entregador de pizzas roubava a cena quando aparecia. Sempre de bom humor, cantando e alegrando o castelo.

Eduardo Silva foi o ator que interpretou Bongô, fazendo-o se tornar querido por todo o público.

Celeste

A cobra Celeste morava no tronco de uma árvore que ficava dentro do castelo. Sempre muito observadora e com opiniões certeiras, chegávamos a esquecer que era apenas um boneco manipulado.

O realismo se deu graças ao brilhante trabalho de Álvaro Petersen, ator que manipulou e deu vida à personagem.

Godofredo

Mais um boneco personagem manipulado por Álvaro Petersen, Godofredo era um serzinho estranho, que morava nos encanamentos do Castelo com seu amigo Mau.

Sempre temendo a “gargalhada fatal do mau”, Godofredo fazia de tudo para ajudar os telespectadores a decifrarem os desafios do vilão. Ele interagia diretamente com o público, e foi um sucesso.

Mau

Apesar do nome esse personagem não dava medo em ninguém e foi ganhando espaço entre os fãs do Castelo Rá-Tim-Bum.

Com Cláudio Chakmati dando vida ao boneco, acompanhamos esse ser um pouco rabugento, que vivia nos encanamentos do Castelo e tentava provar que era malvado. Mas seu bom coração sempre se mostrava no final das contas.

castelo rá-tim-bum

Mau era um dos preferidos das crianças

Adelaide

A gralha mais famosa da televisão brasileira foi abandonada quando filhote por ser um pássaro falante. Adotada por Morgana, ela era mimada e brigona e estava sempre aprendendo com sua dona.

Luciano Ottani foi o ator que deu vida a esse personagem queridíssimo do Castelo.

Porteiro

Sempre simpático e com uma senha divertida que devia ser desvendada para que a entrada ao Castelo fosse liberada, o Porteiro era o mestre das charadas e foi interpretado por Cláudio Chakmati.

As atrações do Castelo Rá-Tim-Bum

O programa ficou conhecido por seu conteúdo dinâmico e diverso, que ia desde abordagens científicas até pegadinhas e charadas muito bem feitas.

Quando falamos em quadros inesquecíveis a frase Senta que lá vem história”parece ecoar em nossas mentes. Nessa parte do programa, histórias divertidas eram contadas.

LEIA MAIS  'Turma da Mônica - Origens' tem versão +70 dos personagens

E quando o âncora Arinelson e a repórter Darlene interrompiam a programação para mais uma notícia do Jornal da Criança? Sempre com alguma novidade ou algum caso intrigante.

“Pétala de Rosa, orvalho matutino, pulo de formiga, Rá-Tim-Bum”. Com essa frase éramos inseridos ao universo da Fada Dalila, mais um quadro muito querido do programa.

E o quarto com móveis gigantes da pequena Nina? Essa garotinha que amava suas bonecas e sempre dava broncas na sua amiga, a Careca.

E todos nós aprendemos muito com o carismático e estranho Professor Tibúrcio, vivido por Marcelo Tas. A cada episódio um novo conhecimento era passado para os jovens telespectadores.

A Esfinge também foi um quadro de sucesso com enigmas que divertiam os pequenos. Interpretada pelo ator Norival Rizzo, éramos desafiados todas às vezes.

Outro quadro cativante eram Os Porquinhos, o trio sempre mostrava às crianças o porquê é importante tomar banho e manter a higiene sempre em dia.

Além de enigmas, ciência e higiene, os quadros incentivavam a prática de esportes. Doutor Barbatana e as Sereias da água Doce levaram as crianças o nado sincronizado, que na época ainda era pouco conhecido do grande público.

Também aprendemos como diversos objetivos eram produzidos, o quadro “Viu como se faz?” mostrava o processo produtivo de uma maneira simples e bem didática.

E dá para esquecer o Ratinho? Que lembrava a todos a hora de tomar banho com uma música inconfundível!

Quem som é esse? O João-de-barro e duas lindas patativas ensinam, através de canções, diferentes instrumentos musicais.

De passarinhos que ensinavam música a alquimistas, todos os quadros apresentados no programa eram pedagógicos e muito bem elaborados.

O reencontro do elenco

Os atores de Castelo Rá-Tim-Bum se reuniram novamente 25 anos depois do final do programa. O encontro foi ao ar no dia 25 de fevereiro na TV Cultura, em parceria com a marca de bolachas Oreo.

Estiveram presentes: Cao Hamburguer, o criador da série, Rosi campos (Morgana), Cassio Scapin (Nino), Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha), Álvaro Petersen (Celeste/Godofredo), Angela Dippe (Penelope), Patrícia Gaspar (Caipora), Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha), entre outros.

Foi um momento muito especial onde o elenco se emocionou, relembrando as gravações e os episódios favoritos.

 

Organize sua maratona com o nosso Planner!