Skip to main content

Filme foi exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Pequenas Coisas como Estas marca o retorno de Cillian Murphy às telas após o sucesso de Oppenheimer, que lhe rendeu diversos prêmios internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Ator. Atuando também como produtor, Murphy optou por um drama mais sensível e repleto de nuances, retornando às suas raízes na Irlanda.

O longa-metragem, baseado no livro homônimo de Claire Keegan, acompanha a vida de Bill Furlong, um carvoeiro do Condado de Wexford nos anos 1980. Pai de cinco filhas, Bill é um homem honesto que carrega lembranças dolorosas da infância. Filho de uma mãe solteira acolhida por uma milionária que lhe ofereceu trabalho doméstico, Bill nunca conheceu o pai, mas busca criar suas filhas com dignidade e afeto, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. Durante o Natal, angustiado e às portas de uma crise de meia-idade, ele se depara com uma situação cruel que não consegue ignorar.

Pequenas Coisas como Estas explora as crueldades cometidas pelas Magdalene Sisters na Irlanda, instituições ligadas à Igreja que abrigava mães solteiras, forçadas a trabalhar em condições miseráveis e privadas de seus bebês, que eram vendidos para adoção. Durante uma entrega de carvão a um desses conventos, Bill encontra uma jovem frágil trancada em um galpão. Ao devolvê-la à instituição, ele é ameaçado pela madre superiora, colocando em risco sua reputação e o futuro educacional de suas filhas.

LEIA MAIS  'Ainda Estou Aqui' é muito mais do que uma indicação ao Oscar

Em vez de se apoiar em confrontos intensos, o filme aposta no não dito e em uma atmosfera sombria e melancólica. A atuação de Cillian Murphy (Peaky Blinders) é comovente, sustentada por um poderoso silêncio que, embora tocante, pode frustrar o espectador. O que enfraquece o resultado final, no entanto, é a falta de contextualização. A maior parte do público, especialmente o internacional, pode se sentir perdido pela ausência de detalhes sobre as atrocidades cometidas nos conventos da Irlanda. Embora nos compadecemos das injustiças vividas por jovens vulneráveis, o filme acaba morno, sem uma conclusão que realmente emocione.

Pequenas Coisas como Estas tem estreia marcada para 1º de novembro nos EUA. Ainda não há data de lançamento confirmada no Brasil.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários