Skip to main content

Sitcoms, as chamadas de comédia de situação, utilizam-se de diversos elementos do cotidiano para, com um exagero ou uma distorção do que esperávamos, criar circunstâncias que nos façam rir.

Mas você já parou para pensar exatamente em como essas séries nos fazem rir? Vamos analisar hoje alguns casos de comédias feitas a partir de elementos muito conhecidos por nós: os jogos e esportes. Não é difícil lembrar de algum seriado que utilizou desse artifício para criar piadas, não é mesmo?

Poker: o jogo perfeito para a comédia

Um episódio que sabe utilizar muito bem o aprendizado de um jogo para desencadear momentos cômicos é o 18º da primeira temporada de Friends.

Primeiro, a produção apresenta ao público uma cena em que somente os homens do grupo conhecem as regras do poker e são questionados pelas mulheres sobre por que apenas eles podem jogar. A partir daí, são criadas diversas situações onde as lições de poker viram verdadeiras piadas, com destaque especial para os comentários de Phoebe sobre cada uma das novas regras e truques que ela aprende.

O oitavo episódio da segunda temporada de How I Met Your Mother é outro exemplo de como jogos de cassino e comédia podem se relacionar muito bem. Na trama, todos os personagens se divertem em diferentes ocasiões que envolvem não só os jogos, mas também o ambiente em si. Um dos momentos mais icônicos do episódio é quando Barney entra em uma mesa de um jogo bizarro onde praticamente ninguém entende as regras (e muitas vezes duvidamos até do próprio personagem).

  Novo The Elder Scrolls de celular pela Bethesda

Aqui, o humor é utilizado de forma bastante certeira pois, primeiro nos introduz a um mundo comum, onde os personagens conhecem as regras de jogos como poker, blackjack e roleta, por exemplo. Porém, ao inserir um novo e desconhecido game, as piadas são feitas tanto na tentativa dos protagonistas de entender suas regras quanto no exagero proposital que a partida de Barney nos apresenta.

Os esportes mais populares do planeta!

É quase impossível não pensar em situações em que esportes como futebol, basquete ou futebol americano não possam ser usados para criar piadas. Isso porque essas são algumas das modalidades mais populares do mundo, ou seja, fazem parte da vida de milhões de pessoas que assistem e se identificam com o que está na tela.

Quando falamos sobre momentos inusitados e engraçados em séries, The Office é uma das maiores referências que podemos usar. Ao longo de suas 9 temporadas, a obra conseguiu abranger uma enorme gama de temas, entre eles, os esportes.

O seriado aborda competições como maratona, parkour e também o basquetebol, sendo esse um dos momentos mais memoráveis de todos. Quando a equipe de Michael Scott desafia os trabalhadores do armazém para um jogo, tudo o que se pode imaginar são situações que nos fazem morrer de rir. Conhecendo a personalidade de cada um dos personagens e a forma como eles agem durante a tão esperada partida, as risadas são garantidas.

  Canais de análises de filmes no YouTube

Outro exemplo de série que consegue extrair ocasiões cômicas diretamente de um esporte popular é Ted Lasso. Nela, Ted, um treinador de futebol americano que está em decadência, é contratado para ser técnico de um time de futebol na Inglaterra, apesar de não conhecer praticamente nada sobre o esporte. Essa não é apenas a trama de um episódio, mas do seriado como um todo, e ambiente perfeito para diversos momentos engraçados acontecerem.

Apesar disso, Ted Lasso é uma obra que consegue ser, além de engraçada, cativante, emocionante e envolvente, tanto que já é considerada a principal atração da Apple TV, uma das mais importantes plataformas de streaming da atualidade.

Como você pôde perceber, fazer comédia não é uma tarefa fácil, sobretudo dentro de situações específicas. Porém, quando temos personagens cativantes, uma boa narrativa e boas mãos para escrever piadas, até mesmo um simples jogo de poker pode se tornar motivo para gargalharmos por muito tempo.

E essa é apenas uma das formas que essas séries tão amadas por nós nos fazem rir. E ainda bem que há muitas outras!

Organize sua maratona com o nosso Planner!