Dark » Pop Séries
dark

Dark

Dark é uma saga familiar com um toque sobrenatural, ambientada em uma cidade alemã, onde o desaparecimento de duas crianças pequenas expõe os relacionamentos entre quatro famílias.

Estreia: 2017.
Criadores: Baran bo Odar e Jantje Friese.
Elenco: Karoline Eichhorn, Louis Hofmann e Jördis Triebel.
Canal: Netflix.

ELENCO

Dark é a primeira série alemã da Netflix e estreou em 2017 e já teve a sua terceira temporada confirmada.

A trama gira em torno do caso de um garoto desaparecido na cidade Winden, que some sem deixar rastros. O motivo? Ele viajou no tempo, ao passado. E aí que começa a nossa história que leva a um misterioso apocalipse em 27 de junho de 2020.

Para você entender trama da série, nada convencional, nós precisamos começar pelo protagonista, Jonas. É importante falar que toda a história gira em torno do relacionamento de quatro famílias da cidade.

Jonas começa a série lidando com o suicídio de seu pai. Ele tenta conviver com a perda até que Mikkel, seu vizinho, desaparece. A cidade inteira inicia uma busca na região, cercada por uma floresta. Mas Jonas é levado a uma antiga formação rochosa, onde viaja 33 anos no tempo.

Em 1986, ele descobre que seu pai é na realidade o pequeno garoto, que ficou preso no tempo e casou com a sua mãe Hannah.

Além da versão do presente de Jonas, a série apresenta duas versões do personagem no futuro, sendo que uma delas é a de Adam. Ele seria o responsável pela origem do apocalipse e se esconde em 1921 para executar seus planos.

Jonas Kahnwald (Louis Hofmann): filho de Hannah e Michael, neto de Ines. Estudante do ensino médio. Foi a um hospital para tratamento de saúde mental por alguns meses após a morte do pai. Namorado da tia, Martha Nielsen.

Martha Nielsen (Lisa Vicari): filha de Ulrich e Katharina, irmã de Mikkel.

Michael Kahnwald (Sebastian Rudolph): marido de Hannah, pai de Jonas, filho adotivo de Ines. Artista falecido. Tira a própria vida em 21 de junho de 2019.

Hannah Kahnwald (Maja Schöne): mãe de Jonas, viúva de Michael. Ela tem um caso com Ulrich em 2019.

Ulrich Nielsen (Oliver Masucci): pai de Mikkle, o garoto desaparecido. Ele é um policial local, casado com Katharina e que tem um caso extra-conjugal.

Katharina Nielsen (Nele Trebs): esposa de Ulrich, mãe de Magnus, Martha e Mikkel. Diretora do ensino médio.

Charlotte Doppler (Karoline Eichhorn): neta de HG Tannhaus, o Relojoeiro. Casado com Peter, mãe de Franziska e Elisabeth.Como chefe da polícia, investiga as mortes incomuns e desaparecimentos que acontecem na trama.

A série se passa em um lugar imaginário chamado Winden, que leva o nome de Winden im Elztal, cercado por floresta densa, que também é a inspiração para os contos de Grimm. A cidade está localizada em Emmendingen, na Alemanha.

Existem mais de 20 personagens na série e todos eles estão interconectados em momentos diferentes.

O texto escrito na camiseta de uma das crianças mortas que vimos na série, “Atomkraft, nein danke”, é o slogan do movimento antinuclear alemão na década de 1980.

O dia 12 de novembro também é uma data muito importante no filme De Volta para o Futuro (de 1985). Essa data marca as decisões e ações de viagem no tempo, que causam o encontro dos personagens.

O que significa a frase “Sic Mundus Creatus Est”? É a tradução para: e o mundo foi criado assim. De certa forma, podemos resumir para a palavra o início.

O chocolate Raider, que muitas vezes é mostrado ao público da série, realmente existe. Como a palavra tem outro significado em inglês, a empresa mudou o nome do chocolate e criou o Twix.

A biografia do diretor de Dark, Baran bo Odar, tem muitas semelhanças com o enredo da série. De origem alemã, ele nasceu na Suíça porque seu pai estava trabalhando para a indústria nuclear no final década de 1970. Além disso, como declarou à Games Radar, Baran cresceu em uma cidade pequena onde todos se conhecem, mas sempre há a sensação de que algo está oculto. “Quando ele era menino, nosso vizinho era um cara assustador … minha mãe me contou histórias arrepiantes sobre ele”, diz bo Odar, afirmando que ele nunca sabia se as histórias eram verdadeiras ou que sua mãe queria apenas assustá-lo.

A produção da Netflix não apenas tem uma conexão com a ciência, mas também baseia seu enredo em relatos clássicos da cultura alemã, principalmente em Faust, de Johann Wolfgang von Goethe. Neste trágico trabalho, vemos como um humano faz um pacto com o diabo para acessar conhecimento ilimitado. O mais simbólico de todos os relacionamentos ocorre no final da primeira temporada, quando Noah se encontra com Bartosz, explicando que há um lado sombrio e iluminado na luta por viagens no tempo e que ele está na luz, pedindo que junte-se a ele. Aqui vemos um simbolismo desse pacto com o diabo.