Skip to main content

Um cometa, um carrinho de brinquedo, um tabuleiro de xadrez, um cubo de Rubik, um console PlayStation 5. Todos esses objetos díspares têm mais em comum do que a capacidade de entreter. Você não joga para aprender, jamais, você joga para se divertir, sempre, com certeza.

O jogo faz parte da configuração das pessoas. É um mecanismo natural. Os bebês logo começam a imaginar, a encontrar algo interessante nos objetos e no ambiente e a se divertir com isso. As crianças imaginam mundos e situações que parecem divertidas, emocionantes, engraçadas e interessantes. Mas os jogos oferecem mais do que parecem. Assim como o filhote de leão que brinca na caça e assim se prepara para a verdadeira caçada, o ser humano, ao brincar, interage com o ambiente e/ou com outras crianças e adultos, e isso fomenta experiências de conhecimento do próprio corpo, do mundo e dos outros.

As brincadeiras motoras dos mais pequenos dão lugar àquelas em que a invenção se torna a ferramenta mais adequada para a diversão. Depois vêm os jogos com regras, nos quais é preciso esperar a sua vez e seguir as orientações. 

Continua após a publicidade..

O desenvolvimento mental é favorecido. E isso acontece porque ao iniciar e desenvolver um jogo, buscando relaxamento e diversão, investe-se energia e desenvolvem-se aspectos que acabam sendo básicos para a vida: a resolução de conflitos, a correção após erros, a busca engenhosa de estratégias, entre outros. E tudo isso se soma ao principal, que é a alegria e a paz que o evento recreativo produz.

Leia mais:   Caixa JBL Charge 4: conheça o super alto-falante

Ele traz um grupo muito grande de vantagens

Levando essas coisas em conta, e sendo o ano de 2023, para o brasileiro é tão benéfico brincar de pipa quanto de PS5. Se usado com moderação e responsabilidade, um bom videojogo traz consigo um conjunto muito grande de vantagens para jogadores casuais e mais apaixonados. 

A primeira coisa é o entretenimento, que não deve deixar de ser mencionado, mesmo que pareça algo tácito. Então, o desenvolvimento cognitivo é favorecido pela necessidade constante de montar estratégias, resolver quebra-cabeças e enigmas, entre outras dificuldades. 

Concentração, memória, criatividade e gestão eficiente do tempo fazem parte do arsenal que o jogador necessita, e que por isso são enriquecidos pela prática recorrente. Os jogos online, muito na moda hoje, contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, perseverança e competição saudável. 

Se usados ​​com equilíbrio adequado, os videogames, assim como os jogos normais, tornam-se instrumentos de progresso, aprendizagem e cuidado. Mas quanto custa um PS5 no nosso país?

Certamente, o valor do PS5, como o de qualquer console, é superior ao de um cubo de Rubik, mas a quantidade de opções de diversão que ele oferece é diretamente proporcional ao custo do investimento: imagens em alta resolução, uma experiência profunda e imersiva, alto-falantes e fones de ouvido instalados, tecnologia tátil e muito mais.

Enquanto você arrecada dinheiro para comprá-lo, sempre haverá um jogo tradicional à mão. O importante é continuar brincando… e aprendendo.

Leia mais:   7 famosos e influenciadores que ganharam séries na TV

Organize sua maratona com o nosso Planner!