Skip to main content

"Não é mamãe!" Fala de Baby é uma das frases famosas da animação

Quase toda criança brasileira da década de 1990 era apaixonado por Família Dinossauros. Era impossível não se divertir com Dino, Fran, Bobby, Charlene, Vovó Zilda e o Baby.

A série infantil foi criada por Jim Henson, também responsável por lançar Os Muppets. Família Dinossauros foi exibida entre 1991 e 1994 nos EUA, pela Disney, e teve quatro temporadas.

A tecnologia utilizada nos bonecos de Família Dinossauros era considerada inovadora e também foi feita para a franquia As Tartarugas Ninja. Para se ter uma ideia, eram necessárias quase 65 horas de filmagens para a realização de um episódio, que tinha 23 minutos de duração. Seis atores vestiam o figurino feito a mão. As expressões faciais eram feitas por controle remoto.

Onde assistir à Família Dinossauros?

O interessante é que apesar de Família Dinossauros ser infantil, ela tinha como objetivo fazer uma crítica ao estilo de vida da classe média americana. Era o pai de família que trabalhava derrubando árvores para sustentar a todos, sendo ameaçado todos os dias pelo seu chefe. E quando chegava em casa tudo que queria fazer era assistir à televisão.

Todas as temporadas da série estão disponíveis no Disney+.

Não é mamãe!

Dino sempre tinha uma solução prática para o problema dos filhos mesmo que isso significasse tomar decisões um tanto quanto duvidosas. Baby, o personagem mais querido da família Sauro, tinha uma frase irônica quando desafiava o seu pai e que virou bordão mais legal dos anos 1990: “Não é mamãe!”

O desenho da Família Dinossauros era polêmico

O seriado foi considerado traumático e controverso em alguns países, que o rotularam como inadequado para crianças. Afinal, Dino é responsável pelo fim dos dinossauros: ele coloca muito veneno para salvar uma planta de uma infestação de besouros e com isso ele dá início a era glacial em um episódio muito emocionante do show.

Com o término da atração, os produtores chegaram planejar um filme. A ideia foi abandonada devido a queda de audiência. No Brasil, a série estreou em 1992 durante o show da Xuxa e também foi exibida pelo SBT. Em 2014, ela passou a ser transmitida pelo Canal Viva e recentemente todas as temporadas foram disponibilizadas em DVD.

Leia mais:   Felicity: onde está o elenco da série hoje

Conheça os membros dessa família inesquecível

família dinossauros

Baby, o caçula de Família Dinossauros

Dino da Silva Sauro

É um megalossauro de 43 anos que trabalha como derrubador de árvores. É preguiçoso, guloso e possui falas machistas. Dino foi criado como uma crítica ao ‘estilo de vida americano’, seu bordão ‘Querida, cheguei’, é um dos mais famosos e virou hit nos anos 1990.

Fran

Essa alossauro de 38 anos representa a típica dona de casa. Muito responsável, ela é o oposto do seu marido, Dino. Fran tem uma melhor amiga chamada Mônica, que é da espécie dos apatossauros. Mônica tem ideais feministas, o que irrita muito Dino.

Bob

Considerado um dos personagens mais carismáticos da série, Bob é o filho mais velho de Dino e Fran. O jovem dinossauro de apenas 14 anos é muito inteligente e sempre contesta a sociedade em que vive devido às injustiças. Esse hipsolodofonte é vegetariano e tem Carlão como seu melhor amigo, mas que sempre coloca Bob em divertidas confusões.

Charlene

Essa protocerátope é a filha do meio de Dino e Fran, e representa a típica patricinha classe média que busca ser a garota mais popular da escola. É super materialista e superficial. Ela está sempre em pé de guerra com seu irmão Bob, e sente ciúmes do caçula Baby.

Baby

Com certeza, Baby é o personagem mais popular do elenco. Com um temperamento irritadiço, muito debochado, mas ao mesmo tempo amoroso e divertido. Seus bordões são épicos e reproduzidos até hoje, afinal quem não se lembra das icônicas frases: “Não é a mamãe” e “De novo, de novo”.

Baby ama programas infantis e também adora bater na cabeça do seu pai com uma panela.

Zilda

Essa edmontonia de 72 anos é mãe de Fran e vovó de Bob, Charlene e Baby. Ela representa o estereótipo da sogra que vive implicando com o genro. Zilda é surpreendida pelo espírito do seu marido que alega que no céu todos têm a personalidade igual a de Dino, para surpresa dela.

Sr. Richfield

Esse tricerátopo de 42 anos e cara de malvado é o chefe de Dino e dono da companhia Wesayso. Com uma personalidade intimidadora, muita tirania e pouca paciência, ele representa o típico chefe estressado.

Leia mais:   O Homem de Seis Milhões de Dólares: quem era Steve Austin?

Roy

Roy representa os Tiranossauros Rex, porém sua personalidade é o oposto do que se espera para a espécie. Ele é dócil, gentil e ingênuo. Com pouca sorte no amor, ele já tentou um romance com Mônica e Dina (irmã de um amigo).

Sucesso fora das telinhas

Que a Família Dinossauros foi um estouro de audiência, isso é incontestável. Mas fora da TV os produtos licenciados com a marca geraram um frisson entre os jovens e adultos.
Os bonecos em miniatura foram muito vendidos no Brasil, eram idênticos aos personagens e com um preço bem acessível; mas o recorde de vendas era o boneco em tamanho real de Baby, que além da fofura do personagem ainda reproduzia suas principais falas.

Os bonecos originais ainda podem ser encontrados na internet mesmo sem ter uma produção ativa atualmente, algumas edições de colecionadores também estão disponíveis com um preço mais elevado.

Camisetas, copos, bonés e materiais escolares com os rostos dos protagonistas eram vistos em todos os cantos nos anos 90.

Toda família tem boas histórias para contar

Os episódios dessa inusitada família deixaram saudades e muitas lembranças divertidas.

Em um dos episódios, a família Silva Sauro prova uma planta com propriedades alucinógenas e garante boas gargalhadas aos telespectadores.

Quem acompanhou o dia a dia dos dinossauros, jamais esquecerá a icônica geladeira cheia de comidas vivas que gritavam alucinadamente quando a geladeira era aberta. Porém, Bob alertou a família quanto ao consumo desenfreado dos recursos naturais, e em um episódio o vemos comprar os dois últimos macacos da espécie Mico-Anão, impedindo a extinção da espécie.

Apesar de sua filosofia de baixo consumo, vegetarianismo e de ser o personagem mais consciente da série, Bob também foi utilizado para alertar as pessoas acerca do uso de anabolizantes, que estava em alta nos anos 1990. Ele toma os esteróides para impressionar uma garota e acaba sofrendo, e muito, com os efeitos colaterais.

Outra crítica muito pertinente e inteligente levantada pela série, é o tempo que as pessoas passam em frente à TV, hoje a família dinossauro criticaria o tempo nas redes sociais, com certeza! Eles satirizavam as grandes emissoras criticando o formato dos programas da época.

Leia mais:   Mercy: onde está o elenco da série hoje

A família Silva Sauro tinha um forte apelo ambiental, os nomes de alguns personagens foram inspirados em petrolíferas – como Phillips, Hess e Richfield. Originalmente, a família Silva Sauro tem o sobrenome ‘Sinclair’, que vem da indústria petroquímica cujo símbolo é um dinossauro. Portanto essas referências serviam para criticar o uso abusivo de combustíveis fósseis.

Uma família com muitas referências

Além das críticas ácidas e muito bem feitas, os dinossauros também homenageavam outras obras do cinema e da música.
Em uma cena inesquecível vemos Baby girar a cabeça em 360°, fazendo uma clara menção ao filme ‘Exorcista’, ‘Jurassic Park – Parque dos Dinossauros’ também foi mencionado ao longo da série, outro grande sucesso da época.

A música também tinha muita importância na série. Em uma cena, Baby faz uma paródia do clássico ‘Born to be wild’, do grupo Steppenwolf.

O triste final da família Silva Sauro

O último episódio encerrou a trajetória dos queridos dinossauros com um tom triste. Após Dino tomar uma série de decisões erradas, ele acaba provocando a morte de todos os dinossauros, inclusive de sua família.

Tudo começou quando a companhia Wesayso extermina os besouros responsáveis pela poda das videiras, com isso as plantas começam a crescer descontroladamente e Dino é responsável pelo controle do problema. Mas o uso indiscriminado de venenos acaba extinguindo todas as plantas do planeta, iniciando a Era do Gelo e a extinção de todos os dinossauros.

Nesse episódio vemos Dino tentando explicar para Baby o quão complicada é a situação em que eles estão. É um momento muito tenso.

Esse capítulo forte foi proibido em alguns países que achavam que as crianças iriam ficar traumatizadas com o desfecho da história.

E assim, em tom fúnebre, nos despedimos de uma das famílias mais amadas do mundo das animações. Gerações riram e se emocionaram com esse clássico que até hoje fascina quem o assiste.
Se você também é apaixonado pela família Dinossauro, deixe nos comentários qual o seu personagem favorito e qual cena mais te marcou.

Organize sua maratona com o nosso Planner!