Skip to main content

Elas estão à solta na televisão americana

Atualmente, quem são as protagonistas mais poderosas, assertivas e irônicas da televisão americana? A resposta está nas séries de bruxas. E não estamos falando de senhoras sábias, com verrugas no rosto, que voam em vassouras. Elas agora são mulheres extremamente excêntricas e glamorosas, que circulam com vestidos de alta-costura.

Em 2013, a bruxaria tornou-se a verdadeira entidade sobrenatural das séries de televisão. Os vampiros tiveram o seu auge a partir de 2008, com True Blood e The Vampire Diaries, enquanto os lobisomens conquistaram o público adolescente. Os zumbis ainda continuam provendo matanças e mantendo os índices de audiência, mas a falta de uma trama consistente transformou os personagens em seres ainda mais confusos e mais limitados. Diante desse cenário, as bruxas praticamente varreram a concorrência e mostraram como grandes ícones da cultura pop podem ganhar grandes reinvenções.

Ryan Murphy conseguiu mais um grande trunfo em sua carreira com uma das melhores séries de bruxas de nossa lista. Claro que a saga  American Horror Story já era um sucesso aclamado antes de Coven. A terceira temporada elevou o seriado a um patamar superior na história da TV. Fiona Goode (Jessica Lange) é uma protagonista que mostra todo o poder da mulher da segura, irônica e independente da atualidade. Além disso, o seriado possibilita que jovens atrizes, como Taissa Farmiga e Emma Roberts, e consagradas como Sarah Paulson e Lily Rabe, mostrem todos os superpoderes de suas atuações. Com uma história ainda horripilante, mas com toques juvenis, Coven logo se transformou em uma atração inebriante e bem-humorada, em que os telespectadores adoram se transportar para a trama.

  Planner 2024: organize a sua maratona de séries e filmes

Com uma vertente mais leve e mais dramática, o canal Lifetime apostou em Witches of East End. Inspirado no livro de Melissa De La Cruz, a atração mostra a vida de feiticeiras imortais que são proibidas de usar magia por conta dos julgamentos de Salem. No início da série, Ingrid (Rachel Boston) e Freya (Jenna Dewan-Tatum), desconhecem o fato de pertencerem a uma geração de bruxas, mas acontecimentos misteriosos as ajudam a descobrir suas verdadeiras raízes. O seriado conquistou bons índices de audiência – com 1.7 milhão de telespectadores – e foi renovado para a segunda temporada. Outras séries de sucesso da fall season 2013 também são compostas por bruxas em seu elenco principal. É o caso de The Originals, com Davina (Danielle Campbell), e Sleepy Hollow, com Katrina Crane (Katia Winter).

Em 2014, o canal WGN exibiu sua primeira ficção e apostou no tema da bruxaria para consolidar seu sucesso. Salem mostra á a caça às bruxas no século 17. Além disso, a emissora CBS lançou remake de Charmed, série de sucesso na década de 1990, que acompanha o cotidiano de três irmãs bruxas que lidavam com grandes forças do mal.

Pelo que parece, a moda da bruxaria continuará nos próximos anos. Afinal de contas, comandar destinos ou ser responsável por uma boa vingança são situações que mexem com o imaginário do público. Quem não gostaria de mover objetos com a mente, ou jogar alguns feitiços em pessoas indesejadas? No fundo, não é uma má ideia possuir poderes como os de Fiona Goode, ou ser reconhecida como uma verdadeira e gloriosa Supreme.

Conheça mais algumas dicas de séries de bruxas a seguir:

  The Walking Dead: guia com todas séries da franquia!

A Descoberta das Bruxas (2018-2022)

Baseada nos livros de Deborah Harkness, a história acompanha Diana Bishop, uma historiadora e bruxa relutante, que acidentalmente descobre um manuscrito enfeitiçado na biblioteca Bodleiana de Oxford. Essa descoberta a leva de volta ao mundo da magia, e ela se vê envolvida em uma trama cheia de segredos sobre seres mágicos.

Diana recebe ajuda de Matthew Clairmont, um misterioso geneticista e vampiro. Juntos, eles embarcam em uma jornada para desvendar os mistérios por trás do manuscrito, ao mesmo tempo em que enfrentam ameaças e conspirações que desejam controlar seu poder.

Saiba mais sobre A Descoberta das Bruxas.

American Horror Story: Coven (2013-2014)

Esta temporada da antologia American Horror Story é ambientada em Nova Orleans e segue um clã de bruxas que retornam à cidade para proteger sua espécie da extinção. A série explora temas de poder, lealdade e rivalidade entre as bruxas. Coven é a terceira temporada da antologia de terror e possui um total de 13 episódios.

É uma das séries de bruxas imperdíveis!

Charmed (1998-2006)

Três irmãs descobrem que são bruxas com poderes especiais e têm a missão de combater o mal enquanto equilibram suas vidas pessoais. A série original teve oito temporadas, e a versão reboot, lançada em 2018, teve três temporadas.

Jovens Bruxas – Nova Irmandade (2020)

É uma sequência do filme Jovens Bruxas de 1996. A história acompanha um novo grupo de bruxas que descobrem seus poderes enquanto exploram a amizade e enfrentam as consequências de suas ações. Teve apenas uma temporada e foi cancelada.

Legacies (2018-2022)

Spin-off de The Vampire Diaries e The Originals, a série segue a próxima geração de seres sobrenaturais na Escola Salvatore para Jovens e Superdotados. Entre eles, há bruxos, vampiros e lobisomens que enfrentam desafios enquanto aprendem a controlar seus poderes.

  'Dexter: Original Sin' apresenta versão jovem do assassino

O Círculo Secreto (2011-2012)

A série acompanha Cassie Blake, uma adolescente que descobre ser uma bruxa e se muda para uma pequena cidade onde conhece um círculo de jovens bruxos. Juntos, eles exploram seus poderes e lidam com segredos sombrios e ameaças sobrenaturais. A série foi transmitida por apenas uma temporada.

O Mundo Sombrio de Sabrina (2018-2020)

Baseada nos quadrinhos de mesmo nome, a série segue a vida de Sabrina Spellman, uma bruxa adolescente que precisa lidar com suas habilidades sobrenaturais enquanto enfrenta desafios sombrios e ocultos. A série teve quatro temporadas e foi exibida pela Netflix.

Salem (2014-2017)

Situada na cidade de Salem, Massachusetts, durante os julgamentos de bruxas do século 17, a série mergulha no mundo sombrio e perigoso das bruxas, seus segredos, traições e lutas pelo poder. Salem teve três temporadas.

The Witcher (2019-)

Embora não seja exclusivamente sobre bruxas, a série inclui tais personagens além de elementos mágicos. Baseada na série de livros de fantasia de Andrzej Sapkowski, a história segue Geralt de Rivia, um caçador de monstros com habilidades sobre-humanas, em um mundo repleto de criaturas mágicas, bruxas e intrigas políticas. The Witcher já foi renovada para sua 3ª temporada.

Witches of East End (2013-2014)

Baseada no livro de mesmo nome, a série segue a vida de duas irmãs bruxas, seus poderes e sua relação complicada com a magia. Elas enfrentam ameaças sobrenaturais enquanto descobrem segredos sobre sua linhagem mágica. O seriado teve duas temporadas.

charmed

Nova versão de Charmed

Organize sua maratona com o nosso Planner!