Skip to main content

Clássico da escritora inglesa Jane Austen já ganhou versões no cinema e na TV

Jane Austen é até hoje considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesas do século 19 e ficou mundialmente conhecida por Orgulho e Preconceito.

Continua após a publicidade..

Ela nasceu na zona rural da Inglaterra e era a segunda menina entre sete irmãos. Com oito anos de idade, foi mandada para um colégio interno junto com a irmã Cassandra, que foi sua melhor amiga por toda a vida. Aos 17 anos escreveu sua primeira obra intitulada Lady Susan, uma novela que explorava as relações entre as classes sociais na época.

Em 1797, Jane Austen já havia escrito mais dois romances, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Os textos foram oferecidos por seu pai a um editor, mas foram rejeitados. Eles só foram publicados em 1811 e 1813 respectivamente, sob o pseudônimo de “Uma Senhora”.

Continua após a publicidade..

Em Orgulho e Preconceito, Austen conta a história do amor improvável entre Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy. Uma das versões mais aclamadas é a série, com Colin Firth e Jennifer Ehle, de 1995. Houve também a adaptação para o cinema de 2005, com Keira Knightley e Matthew Macfadyen.

Em 2013, a BBC criou uma minissérie com objetivo de recriar a vida de Elizabeth e Darcy após o casamento. Intitulado Death Comes to Pemberley, o projeto ganhou três episódios e também uma narrativa de suspense.

Outro destaque foi Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016). No filme, uma praga misteriosa torna o país em um campo de guerra. Elizabeth Bennet, mestre das artes marciais, junto com o misterioso Sr. Darcy, tentam salvar o país.

Qual era a real aparência de Mr. Darcy?

Colin Firth interpretou o galante Mr. Darcy na série britânica baseada no livro icônico de Jane Austen, de 1995. Ele é retratado como um homem alto, com uma expressão séria e distinta, além de muito charmoso.No entanto, estudos recentes apontam que o personagem não tinha uma aparência tão convidativa como se pensava.

Ele provavelmente teria, assim como outros homens do século 19, nariz alongado, altura mediana, cabelos brancos e pele pálida.

Uma decepção, não?

Orgulho e Preconceito (1940)

Uma das primeiras adaptações cinematográficas do romance, estrelada por Greer Garson e Laurence Olivier nos papéis principais de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, respectivamente. É uma versão mais antiga, mas ainda possui seu charme.

Pride and Prejudice (1980)

A minissérie em cinco episódios é uma adaptação mais antiga da obra de Jane Austen. Ela é menos conhecida, mas ainda tem seus fãs.

Orgulho e Preconceito (1995)

A série britânica de seis episódios é considerada uma das melhores adaptações da obra. Estrelada por Colin Firth como Mr. Darcy e Jennifer Ehle como Elizabeth Bennet, a produção captura bem o romance e o humor do livro.

Orgulho e Preconceito (2003)

Uma adaptação mais moderna, a série em quatro episódios foi produzida pela BBC. Ela apresenta Kam Heskin como Elizabeth Bennet e Orlando Seale como Mr. Darcy.

Orgulho e Preconceito (2005)

Dirigido por Joe Wright, o filme é estrelado por Keira Knightley como Elizabeth Bennet e Matthew Macfadyen como Mr. Darcy. Ele condensa a história em uma produção de duas horas, mas ainda captura a essência do romance de Austen.

Lost in Austen (2008)

A minissérie de quatro episódios combina elementos de fantasia e viagem no tempo. Uma fã de Jane Austen entra no mundo da obra e acaba mudando a história. É uma adaptação divertida e única.

Amanda precisa lidar com o desafio de se ajustar à vida no século 19 e tentar manter a trama do livro em ordem, evitando qualquer alteração que possa afetar o destino dos personagens. Ao mesmo tempo, ela se envolve em situações cômicas e românticas, desviando-se das convenções sociais da época e enfrentando os desafios de encontrar o seu próprio final feliz.

Death Comes to Pemberley (2013)

Baseada no livro homônimo de P.D. James, a minissérie continua a história do livro seis anos após os eventos principais. É uma adaptação interessante para aqueles que querem ver o que acontece com os personagens depois do final do romance original.

Orgulho e Preconceito (2014)

A série em três episódios foi produzida pela BBC. Ela apresenta Matthew Rhys como Mr. Darcy e Anna Maxwell Martin como Elizabeth Bennet.

Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016)

Uma adaptação mais divertida e peculiar, o filme combina elementos de horror e comédia com a história de Austen. Nele, a protagonista e Mr. Darcy combatem zumbis.

A história apresenta Elizabeth Bennet (interpretada por Lily James) e suas irmãs como habilidosas lutadoras de artes marciais treinadas para combater os mortos-vivos. A trama envolve os conflitos sociais e românticos típicos da trama original, enquanto as personagens também se envolvem em batalhas contra zumbis.

Orgulho e Preconceito: Tornando-se Elizabeth Bennet (2019)

Kate Miller é uma celebridade conhecida da internet nos Estados Unidos, fazendo vídeos para seus milhares de seguidores. Ela consegue o papel de sua vida ao ser escalada para interpretar Elizabeth Bennet em uma nova adaptação cinematográfica do famoso romance. Mas a garota luta com a sua atuação.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.