Outlander » Pop Séries

Outlander

Depois de servir como enfermeira do Exército Britânico na Segunda Guerra Mundial, Claire Randall está desfrutando de uma segunda lua de mel na Escócia com o marido Frank, um oficial do MI6 ansioso por uma nova carreira como historiador de Oxford. De repente, Claire é transportada para 1743 e para um mundo misterioso, onde sua liberdade e vida estão ameaçadas.

Estreia: 2014.
Criador: Ronald D. Moore.
Elenco: Caitriona Balfe, Sam Heughan e Duncan Lacroix.
Canal: Starz/Fox (BR).

ELENCO

A história de Claire Randall (Caitriona Balfe) desafia todos os conceitos de tempo e espaço. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira viu a oportunidade de se reconectar com o marido Frank (Tobias Menzies), que teve que lutar pela Inglaterra no grande conflito.

Na Escócia, o casal decide comemorar, em atraso, a sua lua de mel e também pesquisar mais sobre a origem do nome Randall. O cenário bucólico e mágico é o palco para a viagem no tempo de Claire, por meio das misteriosas pedras de Craigh na Dun. Longe de tudo que é conhecido e de sua família, a protagonista é transportada ao ano de 1743, em pleno estopim da guerra dos escoceses por sua independência do domínio inglês. É nesta época que ela conhece Jamie Fraser, seu grande amor.

Outlander é baseada nos livros da saga escrita pela americana Diana Gabaldon. Antes de ganhar o seu espaço na TV, as obras já haviam conquistado por inúmeras vezes a lista dos best sellers do New York Times (e recentemente, após 25 anos, retornou a primeira posição do ranking).

Até um longa-metragem foi cogitado para apresentar a história de Claire ao mundo. No entanto, o canal Straz optou por transformar a aventura em uma série, filmada em locações reais na Escócia, que pudesse revisitar com precisão o mito dos viajantes do tempo.

Claire Beauchamp Randall  (Caitriona Balfe): uma enfermeira que misteriosamente viaja no tempo durante a sua visita com o marido à Escócia.

James “Jamie” MacKenzie Fraser (Sam Heughan): um cidadão escocês corajoso e justo que se envolve na luta de separação do país da Inglaterra.

Frank Randall (Tobias Menzies): é o marido de Claire, que lutou na Segunda Guerra e tem que lidar com o desaparecimento misterioso da esposa. 

Jonathan “Black Jack” Randall (Tobias Menzies): capitão dos Casacos Vermelhos, guarda inglesa, que tenta acabar com o motim na Escócia.

Brianna “Bree” Randall (Sophie Skelton): filha de Claire e Jamie que também tem a habilidade de viajar no tempo.

Roger Wakefield (Richard Rankin): amigo de Claire que ajuda Brianna a encontrar Jamie no passado. 

Mas muito antes de Starz adaptar os livros, de Diana Gabaldon começou a escrever a história de Outlander em 1991. Isso mesmo: existem romances reais – oito deles, de fato – que contemplam a jornada de Claire e Jamie. Outro fato divertido? Diana escreveu dois episódios do programa, que foram exibidos na segunda e quinta temporada.

O primeiro romance, Outlander: A Viajante do Tempo, foi publicado em 1991. O oitavo e mais recente romance, Escrito com o Sangue do Meu próprio Coração, foi lançado em 2014, no mesmo ano a primeira temporada do programa de TV estreou.

Mas prepare-se: cada romance é bastante longo, variando de 650 a 1.157 páginas cada.

Confira:

A Viajante do Tempo (1991)
A Libélula no Âmbar (1992)
O Resgate no Mar (1993)
Os Tambores de Outono (1996)
A Cruz de Fogo (2001)
Um Sopro de Neve e Cinzas (2005)
Ecos do Futuro (2009)
Escrito com o Sangue do Meu próprio Coração (2014)

Com uma sexta temporada em andamento, Outlander provou ser um dos programas mais populares do canal Starz. Baseado em uma série de romances de mesmo nome, o programa conta a história fictícia de uma britânica dos anos 1940, chamada Claire Randall, que viaja no tempo para a Escócia do século 18.

Sua viagem no tempo é possível graças a um local de círculos chamado Craigh na Dun, localizado perto de Inverness, na Escócia. E aqui estão alguns fatos interessantes sobre esse lugar.

Embora as pedras de Craigh na Dun sejam fictícias, feitas de isopor, elas foram colocadas em um local real chamado Kinloch Rannoch, que foi usado como cenário para Outlander. Toda a inspiração veio de Craig Dunain Hill.

Com vista para a cidade de Inverness, a colina tem uma única pedra no topo, que remonta à Era Neolítica. Embora a pedra em si não seja visualmente impressionante, a vista da colina é um dos lugares visitados pelos turistas na região.