Simon Baker interpretou o famoso personagem na série da CBS
The Mentalist foi uma série de investigação criminal com grande sucesso, exibida de 2008 a 2015 pelo canal americano CBS.
Patrick Jane (interpretado pelo ator Simon Baker), era uma falsa celebridade psíquica que resolvia casos para o Agência de Investigações da Califórnia (CBI). E isso ajuda a encerrar muitos casos de sua chefe Teresa Lisbon (Robin Tunney). Ele era acompanhado por seus colegas, Wayne Rigsby, Grace Van Pelt e Kimball Cho.
Nas primeiras três temporadas da famosa série de TV criada por Bruno Heller, os episódios eram centrados na resolução de casos individuais, mas os holofotes mudaram nos outros anos, com Jane e suas tentativas de encontrar o assassino de sua família, Red John.
A personalidade de Patrick Jane
O charmoso personagem Patrick Jane tem um QI muito alto e habilidades excepcionais, mas ele não sabe ler mentes. Ele foi treinado em enganar pessoas, manipulá-las, desde criança, com um influente poder de persuasão. A falta de exposição à moralidade básica e à ética contribuíram para o personagem se tornar um charlatão e fingir ser um médium, brincando com o luto de seus clientes, até ameaçar um perigoso serial killer.
Jane tornou-se uma pequena celebridade como vidente. Em uma entrevista para TV, ele provocou Red John dizendo: “Ele é um homenzinho feio e atormentado, uma alma solitária, triste, muito triste”. A declaração levou o assassino a tirar a vida da esposa, Angela Ruskin Jane, e da filha pequena de Jane, Charlotte Anne Jane. Desde então, Jane tentou se vingar do inimigo e passou a trabalhar como consultor da polícia.
O personagem tem a capacidade patológica de enganar e até matar (sem hesitação) qualquer pessoa que ele considere moralmente corrupta. Ao longo da série, Jane mostrou cada vez mais que é capaz de sentir emoções positivas, como amor, respeito, culpa e responsabilidade pessoal, e pode agir de acordo com esses princípios.
Médium ou charlatão, Patrick Jane sabe ler mentes?
Em The Mentalist, Jane abertamente admite que ele era uma fraude, mas seu conhecimento e habilidades milagrosas fez com que muitos duvidassem disso. O personagem usava suas percepções da natureza humana para confundir, muitas vezes elaborando suas teorias no início do programa, mas sem revelar o culpado até o final da história.
Quando um supervisor do CBI descarta um dos palpites de Jane, ou o acha ridículo, a líder da equipe, Teresa Lisbon, diz: “É um palpite de Jane, senhor. É a razão pela qual o mantemos por perto”. Ao longo da série, Jane assumiu cada vez mais a liderança nas investigações. O resto da equipe podia desviar os olhos de suas travessuras, mas eles assumiam o risco para encerrar o caso.
Por que Red John matou a família de Patrick Jane em ‘The Mentalist’
O que é um mentalista?
Na vida real, mentalistas são artistas performáticos que parecem ser médiuns e demonstram talentos mentais ou intuitivos altamente desenvolvidos como: telepatia, telecinesia e leitura de mentes. Existem muitas histórias sobre eles, visto que a arte do mentalismo remonta de relatos dos oráculos na Grécia Antiga, que supostamente eram capazes de ver o futuro.
Há relatos de performances de mentalismo no final de 1500 pelo renomado mágico Girolamo Scotto, que surpreendeu as multidões com suas as técnicas de ilusão, na época consideradas poderes sobrenaturais. Mais recentemente, o mentalismo pode ser rastreado a partir do século 19, com espiritualistas e médiuns que afirmavam possuir poderes da mente e muitas vezes eram colocados à prova.
Os mentalistas de hoje usam uma combinação de desorientação, truques teatrais e observação perspicaz em seus atos para realizar shows surpreendentes. Alguns afirmam possuir habilidades sobrenaturais; outros dizem que são mestres da má orientação e manipuladores perceptivos.
Mas o charme de Patrick Jane é, com certeza, algo exclusivo do ator Simon Baker. Saiba mais sobre a carreira do ator a seguir.
Quem era Red John na série ‘The Mentalist’?