Skip to main content

Criador diz que está aberto a continuar a história de Patrick Jane

The Mentalist foi uma série de investigação criminal com grande sucesso, exibida de 2008 a 2015 pelo canal americano CBS.

Patrick Jane (interpretado por Simon Baker), era um homem com habilidades psíquicas que resolvia casos para o Centro de investigações da Califórnia (CBI). E isso ajuda a encerrar muitos casos de sua chefe Teresa Lisbon (interpretada por Robin Tunney).

Nas primeiras três temporadas do programa, os episódios de The Mentalist se concentraram na resolução de casos individuais, mas os holofotes mudaram nos outros anos, com Jane e suas tentativas de encontrar o assassino de sua família, Red John.

O programa começou com ótimas avaliações e uma forte base de espectadores, mas isso diminuiu gradualmente a cada temporada. O show caiu da 6ª posição para a 25ª dos mais assistidos do canal durante a última temporada. Então, a CBS decidiu terminar a série antes que a audiência piorasse.

Quem era Red John na série ‘The Mentalist’? 

Alguns fãs concordaram com a decisão de não esticar e estragar desnecessariamente seu programa favorito, mas outros ainda lutam por uma continuação da história de Patrick Jane. Será que podemos esperar por uma 8ª temporada?

The Mentalist é considerada uma das séries mais influentes do nosso tempo. Em uma entrevista, Simon Baker disse que ficaria relutante em estrelar como o “mesmo velho Patrick Jane” e gostaria de fazer algo diferente se o show fosse revivido. Robin Tunney, que interpreta Teresa Lisbon, também concordou com algo semelhante. Ela disse que tem medo que façam um remake porque há uma chance de que ele possa falhar e isso pode prejudicar o recorde brilhante do programa.

Atualmente, a CBS considera uma versão da história, com outro elenco. Bruno Heller diz que adoraria trabalhar com Baker novamente, mas não sabe se há uma oportunidade para o retorno do show.

Vamos relembrar os fatos marcantes e algumas curiosidades das sete temporadas que foram ao ar. Todas elas estão disponíveis no catálogo da HBO Max (assine com desconto).

1ª temporada

Somos apresentados a Patrick Jane (Simon Baker) uma ex-celebridade com supostos poderes paranormais que se torna um consultor independente da CBI.

No passado, enquanto atuava como “consultor paranormal”, ele ridicularizou um serial killer chamado Red John em seu programa de TV e o assassino passou a ameaçar Patrick e sua família. Infelizmente, o médium não se importou com as ameaças e sua esposa e filha foram assassinadas pelo psicopata.

Leia mais:   Doctor Who: Ncuti Gatwa estreia em novo trailer

Após a tragédia, ele assume que não tem poderes, mas sim um profundo conhecimento sobre o comportamento humano e um senso de observação mais aguçado do que a maioria das pessoas. E são essas habilidades que o fazem solucionar casos extremamente difíceis e, assim, Patrick ganha o respeito no meio policial.

A temporada também apresenta Teresa Lisbon (Robin Tunney), uma agente que não concorda com os métodos de Patrick e não o quer em sua unidade. Mas ela acaba percebendo que o intruso é uma peça fundamental na sua equipe, mesmo quebrando diversos protocolos.

A cada caso solucionado, descobrimos mais sobre a linha de raciocínio utilizada pelo protagonista para chegar ao culpado, no melhor estilo Sherlock Holmes, que nos surpreende com sua sagacidade.

2ª temporada

A segunda temporada de The Mentalist mudou um pouco o estilo na hora de apresentar as soluções dos casos, o que dividiu os fãs da série.

Aqui conhecemos um novo antagonista para Patrick, o agente Bosco (Terry Kinney), que no passado assumiu o caso de Red John e não gostava nem um pouco do protagonista. Bosco passa a dificultar, e muito, o acesso do “mentalista” aos documentos dos crimes. Mas o policial é assassino por Virgil Minelli (Gregory Itzin), um ex agente especial da CBI.

A temporada tenta assumir um tom mais cômico e perde um pouco da sua essência investigativa. Uma sucessão de crimes são mostrados, Patrick resolve, mas quase não vemos a linha de raciocínio do protagonista como antes.

Um ponto emocionante, e que criou um arco para os próximos episódios, foi o sequestro da agente Kristina Frye (Leslie Hope) pelo temido Red John.

A temporada termina com o temido assassino sem ser descoberto, sendo esse ainda o maior mistério da trama até o momento.

3ª temporada

Uma grande expectativa foi criada sobre o sequestro de Kristina, a quem Patrick tinha respeito e carinho. Esperava-se que a série fosse focar um pouco nos sentimentos do protagonista e desenvolver mais a investigação. Infelizmente, Kristina morre e no episódio seguinte pouco se fala sobre o caso. Essa foi uma das maiores reclamações dos fãs.

Alguns casos interessantes, como em Red Carpet Treatment e Red Hot, voltam a chamar a atenção do público.

Ainda nesta temporada, vemos Patrick muito confuso em relação a Red John, mesmo estando cada vez mais perto do serial killer. Um ponto marcante foi a morte de Todd Johnson, fazendo com que camadas mais densas do protagonista fossem mostradas.

Leia mais:   'Maxton Hall: O Mundo Entre Nós' é o novo romance do Prime Video

Outro ponto que emocionou muito foi Patrick presenciando a morte do Dr. Steiner, fazendo com que seus antigos traumas sejam revividos quando ele se depara face a face com o momento da morte.

4ª temporada

A sanidade mental de Patrick Jane será colocada em questão quando ele mata um homem que acreditava ser Red John. Patrick é mandado para prisão e tenta provar que o homem que ele tirou a vida é o procurado assassino.

Jane acaba inocentado pelo júri e descobre que o homem que ele matou não é Red John. Ele é reintegrado à corporação, porém com outra equipe. O personagem luta para reunir seus antigos parceiros novamente.

Um novo caso envolvendo o sequestro de um jovem, filho de um ex-cliente de Patrick da época em que ele atuava como conselheiro espiritual, movimenta a equipe de investigação.

Muitos outros casos são apresentados nesta temporada: o corpo de uma mulher é encontrado em uma lagoa, uma chefe de polícia é assassinada, a morte suspeita de um jogador profissional de futebol americano, entre outras. Porém, em uma dessas investigações, Patrick é atacado e acaba perdendo a memória, voltando a assumir sua antiga identidade de vigarista.

Ao completar oito anos do falecimento de sua esposa e filha, Patrick recebe uma mensagem de Red John que abala as suas estruturas, piorando ainda mais sua mente já transtornada. Na busca desesperada pelo assassino de sua família, o protagonista acaba atirando em um dos seus parceiros.

Ele, então, deixa a CBI e passa a viver em Las Vegas como um simples civil. Mas isso é só parte do seu plano para tentar atrair Red John.

5ª temporada

Considerada uma das melhores temporadas, The Mentalist volta a ter seu antigo ritmo e agrada os fãs.

Lorelei (Emmanuelle Chriqui) parece ter algum tipo de ligação com Red John e Patrick interroga a suspeita. Em paralelo, ele está em uma investigação sobre o assassinato de um lapidador de diamantes e acaba, sem querer, ingerindo uma droga que o faz ter fortes alucinações com sua filha morta – a cena é impressionante!

A série mostra um flashback do primeiro dia de Patrick na agência, quando ele vai em busca de evidencias sobre o assassino de sua família e acaba ajudando em um caso.

Nesse meio tempo, Lorelei consegue escapar, fazendo com que o personagem desconfie que algum guarda cooperou com a fuga.

Patrick seqüestra Lorelei a fim de conseguir algumas respostas sobre Red John. Ela consegue voltar e mata uma mulher que supostamente ajudou o assassino a tirar a vida da sua irmã. Reparem que agora Lorelei e Patrick estão em busca da mesma pessoa.

Leia mais:   The Acolyte: trailer da série do universo 'Star Wars'

Ao longo das investigações, Patrick reduz sua lista de suspeitos para apenas seis pessoas e Red John ataca novamente, fazendo com que o “mentalista” reviva seus traumas.

6ª temporada

A temporada é eletrizante e já começa com Patrick descobrindo que Red John sabe da sua lista de suspeitos, pondo em cheque as suas investigações. Ele começa a suspeitar como o assassino tem acesso a todas essas informações e sempre está um passo a sua frente.

Patrick está prestes a descobrir quem roubou sua lista quando é obrigado a trabalhar com um dos suspeitos em um caso de assassinato em Las Vegas.

Jane consegue uma pista muito importante então reúne os suspeitos: Galé Bertram, Bret Stiles, Reed Smith, Ray Haffner e Thomas McAllister. Com todos em um mesmo lugar, ele espera desvendar de uma vez por todas a identidade do assassino.

A casa de Patrick sofre um atentando e apenas dois suspeitos ficam vivos. Jane descobre que Red John pertence a uma sociedade secreta com diversas pessoas que trabalham na aplicação das leis.

E, finalmente, a identidade de Red John é revelada: ele é o xerife Thomas McAllister (Xander Berkeley)!

Mas as emoções não param por aí. Patrick, finalmente, declara-se para Lisbon e o esperado beijo acontece.

7ª temporada

A última temporada com 13 episódios apresentou o típico enredo final, onde os fatos vão se encaixando e os arcos dos personagens se fecham.

Lisbon e Patrick tentam esconder o seu relacionamento dos colegas e continuam desvendo crimes. Somo apresentados a Michelle Vega (Josie Loren) que integra o time dos investigadores.

Lisbon deve se infiltrar em um presídio para resolver um caso e quando as coisas começam a dar errado, e dão mesmo, Patrick corre para salvá-la no clichê herói e mocinha.

Acompanhamos a volta da personagem Erica Flynn (Morena Baccarin), da terceira temporada, o que deu um novo ânimo para série, pois ela desperta o ciúmes de Lisbon. Descobrimos que Lisbon tinha razão, pois Erica tinha um plano para roubar o dinheiro de seu namorado e ficar com Patrick.

Mais crimes surgem como nas outras temporadas, no entanto o destaque é para a relação entre Jane e Lisbon, que empolga.

No último episódio, Patrick Jane e Teresa Lisbon se casam estão à espera de um bebê. É o final do seriado.

the mentalist

Elenco da série The Mentalist

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

7 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Luka
Luka
1 ano atrás

Quando terá a 8 temporada?

Elaine Jane
Elaine Jane
1 ano atrás

Virgil não mata Bosco, é a secretária da equipe, depois ela é assinada por red jonh.

Series
Series
2 anos atrás

Foi boa a série mas a parte de Rede Jonh deixou a desejar sem criatividade e sem resolução de muitas coisas como o caso da Cristina vidente.

Debora Correia
Debora Correia
2 anos atrás

Voltar O mentalista 8º Temporada, com ROBIN TUNNEY E SIMON BACKER, MOSTRA COMO FICOU A VIDA DELES DE CASADOS, A CABANA REFORMADA E O FILHO DELES, POIS FALTOU MOSTRAR ISSO NA 7º TEMPORADA. 😍 😍 😍 😍 😍 AMO A SÉRIE.

Paulo Cesar Fernandes de Abreu
Paulo Cesar Fernandes de Abreu
2 anos atrás

QUANDO VA ESTAR DISPONÍVEL NAS TVS. GOSTO MUITO, SÉRIE SENSA CIONAL . POR FAVOR PODE DIZER QUANDO VAI ESTAR LIBERADO.👍 ❤️ ❤️ 👍

jhefss
jhefss
1 ano atrás

não vai ter 8° temporada

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 ano atrás

deveria sim !!!! the mentalist continuar….apesar de 7 anos de trab. e gravações do filme com um desfecho maravilhoso…..