Personagem é interpretado por D.B. Woodside na série
O anjo Amenadiel (interpretado por D. B. Woodside) é o mais velho dos filhos de Deus e, portanto, o irmão Lucifer.
Ele foi criado por seu pai, o Todo-Poderoso, centenas de bilhões de anos atrás, e está entre os personagens mais fortes e poderosos – e foi responsável por dar a Caim a sua marca. O personagem veio ao nosso mundo inúmeras vezes para convencer Lucifer Morningstar a voltar ao Inferno, mas sem sucesso. Aliás, o protagonista chegou até a queimar as suas asas como sinal de protesto aos desejos do irmão.
Por volta de 1981, por razões desconhecidas, Deus pediu algo a Amenadiel que ele nunca havia pedido antes; descer à Terra e abençoar um casal que não conseguiu ter um filho. Esse casal era John e Penelope Decker, que dariam à luz Chloe Decker.
Durante a quarta temporada da série, Amenadiel acabou se adaptando à vida entre nós. Após ser salvo por Charlotte de uma tentativa de assassinato, o personagem passa a apreciar os humanos e seus atos. Ele também se envolve com Linda, com que tem um filho.
Amenadiel e Lucifer na série da Netflix
Assim como em Supernatural, o bromance é um dos preferidos do público.
Amenadiel tenta obedecer o seu pai de todos as formas, aparecendo na boate Lux para levar o irmão de volta ao Inferno. No entanto, ele falha em diversas ocasiões.
O anjo consegue convencer o demônio Mazikeen a ajudá-lo em sua missão, mas a parceria acaba dando até certo demais! E os dois desenvolvem um romance improvável, além de perder os seus poderes celestiais.
Com o desenrolar das temporadas, Amenadiel começa a entender a vida do irmão longe de seus afazeres. Ele ainda “carrega” o título do filho favorito de Deus, ao passo que descobre que o pai lhe confiou a chave da espada flamejante (episódio 2×17).
Na quarta temporada, o personagem cria uma ligação de amizade com Charlotte, quando ela ajuda-o a evitar o casamento de Chloe e Pierce (ou melhor, Caim). A ex-advogada acaba salvando a sua vida em uma tentativa de assassinato, o que o leva a restabelecer a sua fé na humanidade.
Quem é o anjo Amenadiel?
Amenadiel é honrado e justo. Extremamente leal ao seu pai, Deus, teve que rever toda sua jornada quando voltou a se relacionar com o irmão renegado. E mais ainda. Foi contra a sua missão, em tudo que acreditava, para defender Lucifer.
No início, ele tem um certo desdém pelo Inferno e pela Terra. Ele rejeita se tornar o monarca do Inferno e não tem intenções de viver ao lado dos humanos. Para ele, nós somos “pobres criaturas”, inconscientes de nossos atos. Mas quando ele é obrigado a conviver com a humanidade, ele acaba se apaixonando pela obra de seu pai, principalmente depois de se envolver com Linda.
Amenadiel já caiu em desgraça. Ele acredita que Deus o está testando, até que na 3ª temporada, o anjo concluiu que sua principal tarefa é ser guardião de seu irmão.
O relacionamento de Amenadiel com Lucifer melhora com o tempo (principalmente no último ano da série) e ele o nomeia padrinho de Charlie, o seu filho com Linda.
Chloe é um milagre!
Na segunda temporada, descobrimos porque a detetive é imune aos encantos de Lucifer. E parte do superpoder está relacionado com Amenadiel.
Quando o personagem se encontra com a mãe de Chloe, ele a reconhece de um trabalho que seu pai lhe deu há 35 anos. Penelope e John Decker estavam tendo problemas para engravidar. Deus enviou Amenadiel à Terra para abençoá-los. Por causa disso, Chloe nasceu, ela é um milagre criado especialmente para Lucifer.
A revelação afetou a relação dos protagonistas ao longo dos anos, ao ponto que até a segunda parte da 5ª temporada Lucifer ainda não conseguiu dizer “Eu te amo” para Chloe.