Skip to main content

Vilão da 4ª temporada esconde um passado sombrio

A quarta temporada Stranger Things traz uma perspectiva mais adulta da história sobrenatural. A primeira parte dos episódios mostra Eleven e Will lidando com a vida na Califórnia.

Continua após a publicidade..

Já em Hawkins, um estranho assassinato começa a causar pânico na cidade e Max, Dustin e Lucas lideram a investigação pela criatura que estaria em nosso mundo.

Quem é Vecna?

O monstro é um dos mais assustadores já criados pelos irmãos Duffer. Com diversas referências ao gênero de terror, somos apresentados ao inimigo que possui habilidades psíquicas e consegue tirar a vida de suas vítimas, de forma impiedosa, mesmo estando no mundo invertido.

Continua após a publicidade..

Afinal, por que Vecna culparia Victor Creel pela morte de sua família nos anos 50 apenas para desaparecer até o assassinato de Chrissy em 1986? A resposta está com o Dr. Martin Brenner e seu projeto secreto do governo para criar espiões psíquicos e assassinos na Guerra Fria com a União Soviética.

Qual é a relação de Vecna com Eleven?

No sétimo episódio, descobrimos que Número Um deu origem aos poderes de Eleven. Ele também é filho de Victor Creel, Henry, que foi dado como morto junto com o resto de sua família, mas que na verdade é o culpado pelas mortes de sua mãe e irmã e da prisão de seu pai.

A primeira parte de episódios da quarta temporada nos revela também que Victor Creel mudou com sua família para Hawkins, não apenas por causa de uma herança, mas também para dar ao filho problemático uma mudança de cenário.

Um foi um grande amigo de Eleven na época do experimentos no Laboratório Hawkins, no entanto, ele tinha segundas intenções. Em uma fuga planejada, Eleven acaba libertando o vilão do chip que o impedia de utilizar os seus poderes. O resultado foi um verdadeiro massacre dentro do laboratório, o que resultou com Eleven abrindo pela primeira vez as portas para o Mundo Invertido e aprisionando o “falso amigo”, que desenvolveu a identidade de Vecna.

 

Um vilão do porte de Vecna é cheio de nuances e mistérios, confira agora curiosidades sobre o vilão.

Curiosidades sobre Vecna

1. Ele é um personagem de Dungeons & Dragons

Sabemos que Stranger Things faz homenagens e referências a diversas produções de sucesso. E esse caso não foi diferente. Vecna é o nome de um personagem do jogo de RPG popular, Dungeons & Dragons, porém há diferenças entre os dois personagens.

No jogo Vecna é um poderoso mago que após se tornar rei passa a praticar rituais macabros e desafiar a morte. Mesmo após sua derrota, ele consegue renascer como uma entidade maligna.

Na série ele é, a princípio, um garoto com grandiosos poderes e um caráter um tanto quanto duvidoso, que acaba perdendo o controle sobre seus atos.

2. A origem do mal

Tanto no seriado quanto no jogo, Vecna era um humano que ficou obcecado por poder perdendo a sua humanidade e empatia. Ele passou a buscar fontes maléficas para concretizar seu objetivo e, o final, tornou-se o grande vilão.

3. Segredos que alimentaram o seu poder

No jogo, quando Vecna descobre os segredos das pessoas, ele ganha ainda mais poder sobre a mente delas. Em Stranger Things, o vilão se alimenta dos traumas de suas vítimas. De qualquer forma, ele atua de uma maneira devastadora sobre os seus escolhidos.

4. Identidade de Vecna

Muito se especulou sobre a identidade humana desse terrível mal e a série revelou que era Henry Creel, o filho de Victor, que começou a desenvolver tais poderes ainda na infância.

Descobrimos também que o garoto é o responsável pelas alucinações da sua família. Ele os usava para testar e aperfeiçoar seus poderes, levando-os à loucura.

5. Freddy Krueger como inspiração?

A quarta temporada de é baseada no filme A Hora do Pesadelo e os vilões apresentam muitas semelhanças. Krueger e Vecna criam alucinações terríveis em suas vítimas, baseadas em traumas do passado.

Outro ponto equivalente entre eles é que ambos têm origem humana e se tornaram monstros pois suas índoles sempre foram sombrias.

6. Vecna e Eleven

A série revelou que Henry é a identidade humana de Vecna. Desde sempre o jovem apresentou poderes e, após a morte da sua irmã (a qual foi responsável), ele é levado para o Laboratório Nacional de Hawkins, sendo transformado no 001, o primeiro experimento.

Ele teve um dispositivo implantado em seu pescoço afim de que seus poderes fossem controlados. Posteriormente, conseguiu se libertar.

Sem o controle, ele massacrou todo o laboratório e somente Eleven conseguiu escapar de sua fúria. Mas ela acabou abrindo um portal para o Mundo Invertido e enviado 001 para lá. Com o passar do tempo, o personagem acabou se transformando na figura do Vecna e reunindo um grande poder. Ele até conseguiu criar o Devorador de Mentes, uma das grandes ameaças do seriado.

stranger things

Eleven abriu a porta para o Mundo Invertido

7. Will e Vecna estão conectados!

Will é fortemente conectado com o Mundo Invertido, pois durante o tempo em que esteve aprisionado lá várias partículas se impregnaram no seu corpo. Elas agem como um imã, o atraindo de volta ao local.

Além disso, ele é capaz de sentir a presença de Vecna. E, com certeza, ele vai atuar como um radar poderoso para identificar o grande vilão maligno e se antecipar aos seus planos.

A ligação pode ser muito útil para Will e extremamente delicada para Vecna, já que seus passos podem ser rastreados.

8. Vítimas de Vecna

Henry sempre fora um assassino nato, com poderes extremos, ele desenvolveu o gosto por matar ainda muito jovem. Suas primeiras vítimas foram sua mãe e irmã, enquanto ele ainda era uma criança.

Depois, ele comete um verdadeiro genocídio no laboratório do doutor Martin Brenner. Ele assassina simplesmente todas as crianças que estavam no local, sendo parado somente por Eleven.

Posteriormente, foi a vez da gentil líder de torcida Chrissy. Essa morte foi a primeira mostrada na quarta temporada.

Fred é a próxima vítima do vilão. Um homem traumatizado por um acidente que matou toda a sua família. Com medo das consequências, ele esconde o segredo de todos – e, como sabemos, é de segredos que Vecna gosta!

O jovem Patrick, que não tem muito de sua história revelada, também se torna vítima do demoníaco Vecna. O garoto era muito atormentado por questões do passado e o vilão sabia bem disso.

001 também foi responsável por fazer o coração de Max parar, servindo como isca para pegar Eleven.

Fica claro, então, que a psique de Henry sempre foi essencialmente perturbada por seus poderes, e consequentemente assassina. As mortes, sempre com um toque de terror psicológico, levaram os telespectadores a tecerem excelentes comentários sobre a atuação de Jamie Campbell Bower.

Vecna é o vilão aterrorizante que os fãs adoram acompanhar. Com uma complexidade muito bem elaborada, ele é com certeza um destaque entre os personagens, não somente em Stranger Things, como também entre os maiores vilões da TV.

Quem é o ator que vive Vecna? 

O jovem inglês Jamie Campbell Bower também é músico e modelo e conquistou de vez o estrelato ao dar vida ao vilão.

Bower já participou de outras produções surpreendentes. Confira alguns de seus principais trabalhos:

Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007): no clássico Tim Burton ele interpreta Anthony.

Oorlogswinter (2008): o filme é uma parceria belga-neerlandesa e foi traduzido para o inglês como Winter in Wartime, em tradução livre “inverno em tempo de guerra”. Aqui Jamie dá vida a Jack.

RocknRolla – A Grande Roubada (2008): no filme sobre o crime organizado ele interpreta Rocker.

Crepúsculo: Lua Nova (2009): na saga vampiresca mais conhecida do mundo, Bower vive o vampiro Caius, um dos líderes do clã Volturi.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (2010): na saga do bruxo Jamie interpreta a versão jovem de Gellert Grindelwald.

O Último Guarda-Costas (2010): no filme baseado no livro homônimo ele interpreta o “rapaz branco”.

Animais fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018): Jamie vive Grindelwald jovem.

Camelot (2011): neste clássico adaptado para a TV, Bower interpreta o lendário rei Arthur nos 10 episódios da série.

Will (2017): aqui vemos Bower vivendo Christopher Marlowe em 10 episódios da série. Seu personagem é o famoso dramaturgo que viveu no período elisabetano e mudou o teatro da época.

Urban Myths (2019): no episódio Mick Jagger and Princess Margaret ele vive o próprio Mick. Sua atuação ganhou excelentes elogios.

Stranger Things (2022): dando um verdadeiro show de atuação na série como o vilão Vecna, Jamie cravou seu nome entre os grandes atores da sua geração, conseguindo mostrar as diferentes camadas de um ser tão nefasto.

Brilhante, aterrorizante, misterioso, traumatizado e tantos outros adjetivos podem descrever esse vilão que entrou para a história das produções de ficção.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.